Como regenerar o cabelo, pele e unhas “por dentro”

· 21 de novembro de 2015
Já ouviu falar que dietas muito restritas podem levar à queda dos cabelos? Pois é, uma alimentação pobre em proteínas e ferro pode não só levar à queda dos fios, como também pode deixá-los quebradiços e sem brilho.

A carência nutricional de colágeno, comum em algumas dietas que restringem o consumo de carne, pode também levar a uma pele mais flácida, sem elasticidade e com tendência a “repuxar”. Assim sendo, fica claro que para regenerar cabelo, pele e unhas, é necessário uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis.

Não adianta gastar uma fortuna em produtos e tratamentos de beleza se seu organismo não estiver saudável.

Neste artigo, explicaremos como conseguir que suas unhas, pele e cabelos fiquem sempre bonitos e bem cuidados, graças à saúde de todo o corpo.

A pele, reflexo do estado de saúde

Regenerar-a-pele

O cabelo, a pele e as unhas são muito importantes para a beleza e também apresentam os primeiros sintomas quando algo não vai bem no corpo. A pele do rosto é a primeira a apresentar os seguintes sinais:

  • Olheiras devido ao cansaço.
  • Palidez devido à anemia.
  • Rosto inchaço devido à retenção de líquidos.
  • Pele seca por causa da desidratação.
  • Rosto envelhecido prematuramente por causa de déficit de vitaminas C e D, além de aminoácidos.

Gostaria de regenerar o cabelo, a pele e as unhas? Então, anote o que é necessário fazer.

Plantas nutritivas para melhorar o estado da pele

  • Pela manhã, tome um copo de água morna com limão, para depurar o organismo e obter uma dose adequada de vitamina C.
  • Antes do almoço, experimente tomar uma colher de sopa de vinagre de maçã diluída em meio copo de água. O ácido acético regulará os níveis de glicose e diminuir o apetite em 80%, depurando o organismo.
  • Consuma salada de tomate e cenoura várias vezes por semana. Essa é uma combinação revitalizante, rica em antioxidantes, vitaminas A, C e licopeno.
    Além disso, é capaz de proteger da radiação ultravioleta, dando à pele um tom bronzeado homogêneo.
  • Consuma cerca de dois litros de água por dia: beba em pequenos goles ao longo da jornada. Assim, a água pode ser melhor absorvida e o estômago não fica dilatado.
  • No meio da tarde, que tal uma xícara de chá branco? Típico do oriente, o chá branco é uma bebida com alto teor de antioxidantes. Não hesite em consumi-lo com frequência.

Quer saber mais? 4 vitaminas importantes para a saúde da pele

Os cabelos e os problemas hormonais

Regenera-o-cabelo

O cabelo contém bastante queratina. A queratina é uma proteína que envolve os fios, dando elasticidade, protegendo de microrganismos e do excesso de umidade; além de dar brilho, como se fosse uma película.

Existem bons produtos no mercado que contêm queratina e dão mais vigor e brilho aos cabelos, mas é essencial ter uma dieta rica em proteína para sintetizar queratina; a fim de ter cabelos e unhas fortes.

Já a queda dos cabelos pode ter várias causas, inclusive hormonais. Durante a gravidez, por exemplo, devido à elevada produção de estrogênios, os cabelos ficam mais bonitos.

Entretanto, logo após o parto, é provável que apareçam desequilíbrios hormonais e a mulher apresente queda de cabelo.

Uma dieta inadequada e o estresse também determinam a saúde e beleza dos fios. Dessa forma, anote o que é necessário fazer para regenerar o cabelo:

  • Consumir muitos alimentos ricos em proteína, como feijão, lentilha, carnes magras e fígado.
  • Três vezes por semana, consumir um suco de beterraba com espinafre.
  • Quatro vezes por semana, consumir peixes de carne branca, como merluza, bacalhau ou dourado. São ricos em magnésio, um mineral imprescindível para cuidar da força dos cabelos.
  • Iogurte grego: no café da manhã, consuma um iogurte grego acompanhado por nozes e amêndoas. Essa combinação é rica em cálcio, vitamina B e magnésio, muito adequado para regenerar os cabelos.
  • O azeite de oliva, o manjericão e a sálvia são também bons alimentos para incluir na dieta, pois fazem bem aos cabelos.

Leia mais: Dicas para hidratar os cabelos

Como ter unhas resistentes

Regenerar-as-unhas

Muitas vezes, descuidamos das unhas, por causa da correria do dia a dia. Às vezes, quando vemos que as unhas estão um pouco frágeis, limitamos a passar uma base ou esmalte.

No entanto, o mais adequado seria se nutrir por dentro para que essa saúde seja refletida também por fora.

Por isso, explicaremos como cuidar bem das unhas.

Como regenerar as unhas?

  • Elimine o açúcar da dieta e aumente o consumo de frutas ácidas, como limões, laranjas ou toranjas.
  • Consuma vegetais cozinhados em fogo baixo, já que, desse modo, é possível conservar melhor suas propriedades.
  • Eleve a dose de proteínas na dieta. Pode-se consegui-lo através de carnes brancas ou de peixes, ou com vegetais como a couve, os feijões e a soja.
  • É importante reforçar a ação da queratina, fundamental também para a saúde das unhas. A queratina garante força e firmeza.

Por fim, tome nota de alguns alimentos ricos em proteínas e nutrientes saudáveis para as unhas:

  • da SILVA, T. F., & Penna, A. L. B. (2012). Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais. Revista do Instituto Adolfo Lutz71(3), 530-539.