As 4 melhores plantas para combater a retenção de líquidos
A retenção de líquidos é uma condição muito comum, principalmente entre as mulheres. No entanto, o fato dela ser algo comum não quer dizer que seja normal. Veja as 4 melhores plantas para combater a retenção de líquidos.
Em algumas ocasiões, ela pode ser sintoma de problemas cardíacos e renais, e por isso é fundamental sempre conhecer a sua origem.
Ainda que o nosso organismo tente reajustar o nível de líquidos através de hormônios, nem sempre isso é possível, e por isso surgem o inchaço e a sensação de peso.
É comum que a retenção de líquidos seja consequência do sedentarismo, do estresse, de uma má alimentação… É importante contar sempre com o conselho do seu médico se você sofrer com este problema.
Enquanto isso, recomendamos que você tome de forma regular as seguintes infusões, que são muito saudáveis e que certamente irão ajudá-lo a combater a retenção de forma natural.
1. Infusão de boldo, muito adequada para o seu fígado
As infusões de folhas de boldo costumam ser muito benéficas, sempre que não sejam consumidas de forma exagerada e que sejam conhecidas as suas contraindicações.
- É uma planta depurativa e diurética, muito adequada para eliminar toxinas do organismo, tratar infecções urinárias e regular a incidência de gases ou problemas digestivos.
- O boldo é um bom protetor das funções do fígado, ele o fortalece e, além disso, o depura de metais pesados e substâncias tóxicas acumuladas.
- Seria recomendado tomar esta infusão entre 3 e 4 vezes por semana, cerca de 15 minutos depois da sua principal refeição do dia.
- Não é recomendado ingerir esta infusão se você estiver grávida, se tomar medicamentos anticoagulantes, ou se sofrer de obstrução das vias biliares. Esta planta favorece a produção de bile, e por isso poderia agravar o problema.
- Nunca tome mais de três xícaras de boldo por dia, já que as suas folhas contêm um tipo de alcaloide muito poderoso.
Lembre-se: respeitando a dose adequada, ele é muito saudável.
Ingredientes
- 1/2 colher de folhas de boldo (3 g )
- 1 copo de água (200 ml)
- Um pouco de casca de laranja (5 g)
- 1 colher de mel (25 g)
Como preparar
- Coloque o copo de água para ferver e, quando chegar à ebulição, acrescente as folhas de boldo e a casca de laranja.
- Permita que fique no fogo durante 15 minutos e, em seguida, que repouse durante 10 minutos.
- Adoce com mel e beba pouco a pouco. Você vai adorar o sabor!
2. Cavalinha para combater a retenção de líquidos
Você encontrará a cavalinha tanto em farmácias quanto em lojas naturais, assim como na seção de chás do seu supermercado. Ela é muito terapêutica e excelente para combater a retenção de líquidos.
Você irá se interessar em saber que as melhores propriedades da cavalinha estão no talo, que tem um sabor ligeiramente amargo semelhante ao da camomila, e que da cavalinha são elaboradas desde infusões até xaropes, essências, cremes…
Seus benefícios em nosso dia a dia são muitos:
- É diurética
- É cicatrizante
- É digestiva
- Atua como um bom regenerador celular e antioxidante
- Favorece a perda de peso
- Fortalece nosso cabelo e nossas unhas
Ingredientes
- 1 colher de cavalinha (5 g)
- 1 copo de água (200 ml)
- 1 colher de suco de limão (10 ml)
- 1 colher de mel (25 g)
Conheça: Cavalinha: o que é e para que serve?
Como preparar
- Iremos começar da mesma maneira de sempre, aquecendo o copo de água. Uma vez que tenha chegado à ebulição, acrescente a cavalinha.
- Depois de 15 minutos, desligue o fogo e deixe que repouse.
- A seguir, acrescente a colher de suco de limão e adoce com mel. Você pode tomá-la todos os dias pelas manhãs.
3. Chá branco para combater a retenção de líquidos
O chá branco pode ser encontrado em lojas de ervas ou locais especializados. É importante verificar bem as suas folhas: elas devem ter um tom prateado, o qual significará que são brotos mais flexíveis e com muito mais antioxidantes.
De fato, é importante saber que esta bebida ancestral é a mais poderosa em relação à presença de antioxidantes, muito mais do que o chá verde.
Ela é ideal para depurar o organismo, para eliminar toxinas, favorecer a circulação, regular o colesterol e ter uma pele muito mais elástica e atraente.
Vale a pena tomar de forma regular uma ou duas xícaras de chá branco por dia. O seu corpo vai notar a diferença.
Ingredientes
- 1 colher de chá branco (5 g) (os brotos mais prateados)
- 1 copo de água (200 ml)
Como preparar
- Na hora de preparar qualquer chá, é muito adequado usar um recipiente de alumínio em lugar de um de cerâmica ou barro, pois assim os óleos essenciais das plantas são muito mais potencializados.
- Basta colocar a água para ferver e depois acrescentar o chá branco. Deixe que chegue à ebulição e, em seguida, que descanse durante 10 minutos.
- É uma ótima bebida para o café da manhã ou para tomar no meio da tarde.
4. Dente-de-leão para combater a retenção de líquidos
Assim como indicamos no início, é importante saber o que causa a nossa retenção de líquidos. Muitos nutricionistas nos indicam que, em geral, ingerimos muito sal em nossas refeições, e o sal pode ter uma relação direta com este problema.
O dente-de-leão irá ajudar a eliminar não apenas o excesso de sal, mas também qualquer acúmulo de toxinas que impeça a drenagem adequada da qual são encarregados os nossos hormônios.
Ele potencializa a saúde do fígado, nos ajuda a absorver melhor os nutrientes da comida e, além disso, é muito adequado como um complemento em nossas dietas para perder peso.
Tome nota de como você pode preparar esta infusão:
Ingredientes
- 1 colher de dente-de-leão (5 g)
- 1 copo de água (200 ml)
- 1 colher de mel (25 g)
Como preparar
- É muito interessante tomar esta infusão depois das principais refeições. Ela irá ajudar a melhorar o processo de digestão e evitar a retenção de líquidos.
- Para fazer isso, você só terá que colocar o copo de água para ferver e fazer uma infusão com o dente de leão. Se quiser adoçar com um pouco de mel, o sabor será muito mais agradável.
Você verá como ele cai muito bem e ajuda a combater a retenção de líquidos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Carneiro, D. M., Freire, R. C., Honório, T. C. D. D., Zoghaib, I., Cardoso, F. F. D. S. E. S., Tresvenzol, L. M. F., … Cunha, L. C. Da. (2014). Randomized, double-blind clinical trial to assess the acute diuretic effect of equisetum arvense (field horsetail) in healthy volunteers. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. https://doi.org/10.1155/2014/760683
- Schütz, K., Carle, R., & Schieber, A. (2006). Taraxacum-A review on its phytochemical and pharmacological profile. Journal of Ethnopharmacology. https://doi.org/10.1016/j.jep.2006.07.021
- Clare, B. A., Conroy, R. S., & Spelman, K. (2009). The Diuretic Effect in Human Subjects of an Extract of Taraxacum officinale Folium over a Single Day. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. https://doi.org/10.1089/acm.2008.0152