3 receitas de chutney para acompanhar seus pratos

Vamos ensinar a preparar "chutney" de forma simples para que você possa acompanhar diferentes pratos e obter um resultado organoléptico fantástico.
3 receitas de chutney para acompanhar seus pratos

Última atualização: 25 janeiro, 2022

Vamos oferecer-lhe uma série de receitas de chutney com as quais poderá melhorar o resultado de muitos pratos a nível organoléptico. Esses molhos contêm açúcar, mas melhoram o sabor da carne e do peixe, por isso sua inclusão na dieta pode valer a pena.

Você não deve esquecer que geralmente é recomendável cozinhar da forma mais limpa possível. O melhor é preparar os alimentos na grelha, no forno, cozidos ou no vapor, e evitar o consumo habitual de molhos. Assim, o equilíbrio energético é mantido com mais facilidade e os ganhos de peso indesejados são evitados.

Receitas de chutney

3 receitas de chutney para acompanhar seus preparativos
O chutney é um molho perfeito para acompanhar carne ou peixe.

A seguir, você descobrirá algumas das melhores receitas de chutney que você pode preparar facilmente em casa para acompanhar diversos pratos. Curioso? Continue lendo.

Chutney de pêra

A pêra é um alimento que possui várias propriedades positivas para a saúde. Destaca-se principalmente por seu conteúdo em pectinas, um tipo de fibra solúvel que tem demonstrado impacto positivo na microbiota intestinal. Assim, os processos digestivos tornam-se mais eficientes.

Para preparar esta receita, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 150 gramas de cebola.
  • 400 gramas de pêra.
  • 60 gramas de açúcar.
  • 60 centímetros cúbicos de vinagre de maçã.
  • 1 colher de sopa de uvas passas.
  • 1 colher de sobremesa de garam masala.
  • Uma colher de sobremesa de azeite virgem extra.
  • 25 centímetros cúbicos de vinho tinto.

Passo a passo

  1. Descasque a pêra e corte-a, juntamente com a cebola, em pequenos cubos.
  2. Aqueça o óleo em uma panela e coloque a cebola até dourar.
  3. Quando a cebola estiver bem dourada, abaixe o fogo e acrescente uma colher de sopa de água quente.
  4. Assim que tiver evaporado, adicione outra colher de sopa de água quente. Repita o processo até a cebola caramelizar.
  5. Aumente o fogo ao máximo e adicione o vinho.
  6. Quando o álcool evaporar, abaixe o fogo novamente e coloque a pêra na panela.
  7. Adicione o açúcar, vinagre e garam masala.
  8. Cozinhe o chutney, ele deve cozinhar por cerca de 30 a 40 minutos. Mexa a cada 10 minutos para evitar queimar. Depois de algum tempo, ele estará pronto.
  9. Sirva quente, embora possa ser mantido em um frasco de vidro embalado a vácuo por 3 meses.

Chutney de cebola roxa

Este outro chutney consegue fornecer uma grande quantidade de flavonóides da cebola roxa. Dentre todas elas, as antocianinas se destacam. Apresentam potencial antioxidante que contribui para a redução da incidência de diversas patologias crônicas e complexas, conforme evidenciado por pesquisas publicadas na revista Nutrients.

Para fazer esse chutney, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 150 centímetros cúbicos de vinagre de vinho.
  • 100 gramas de açúcar.
  • Azeite virgem extra.
  • Sal.
  • Pimenta do reino moída na hora
  • 1 colher de chá de gengibre.
  • 4 cebolas roxas.

Passo a passo

  1. Corte a cebola roxa e refogue em uma panela com azeite de oliva extra virgem por cerca de 20 minutos em fogo médio. O objetivo é que elas se caramelizem.
  2. Concluída essa etapa, acrescente o açúcar, o gengibre e o vinagre de vinho e misture bem para que todos os sabores fiquem integrados.
  3. Cozinhe por cerca de 20 minutos a mais para obter uma consistência espessa do preparo. Caso reste algum líquido, não se preocupe, pois quando esfria, a textura muda. Lembre-se de que, depois de temperado a gosto, pode ser servido ou conservado em um frasco de vidro embalado a vácuo.
Benefícios de incluir algas marinhas em saladas
O chutney pode ser preparado com os mais variados ingredientes, como frutas, verduras ou algas.

Chutney de damasco

O damasco se destaca acima de tudo pelo teor de vitamina C. Esse nutriente é essencial para aumentar a função imunológica, de acordo com estudo publicado na revista Molecules. Não apenas reduz a incidência de doenças infecciosas, mas também facilita seu manejo, reduzindo a gravidade e a duração dos sintomas.

Os ingredientes necessários serão os seguintes:

  • 1 quilo de damascos.
  • 100 gramas de cebola.
  • 1 dente de alho.
  • 50 gramas de uvas passas.
  • 10 gramas de gengibre ralado.
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco.
  • 150 gramas de açúcar.
  • 1 pitada de sal.

Passo a passo

  1. Corte os damascos em pequenos pedaços após descascá-los.
  2. Repita o processo com a cebola e o dente de alho.
  3. Em seguida, coloque esses três ingredientes junto com o gengibre, vinagre, passas, açúcar e sal em uma panela. Acenda o fogo e cubra. Deixe cozinhar por 25 minutos.
  4. Passado o tempo, a tampa é retirada e o cozimento continua por mais 25 minutos para que parte do caldo se evapore. Nesse momento, é importante mexer de vez em quando para evitar que os ingredientes grudem no fundo da panela.
  5. Quando o chutney atinge uma textura grossa, está pronto para ser consumido. Também existe a opção de distribuí-lo em potes de vidro e aquecê-lo em banho-maria para fazer vácuo em seu interior e aumentar sua vida útil. Desta forma, eles podem ser preservados na despensa.

Prepare chutney para acompanhar seus pratos

Como você viu, não é difícil fazer chutney. Este tipo de molho é muito saboroso e é utilizado para acompanhar uma grande variedade de pratos, tanto de carne, vegetais e peixe. Embora não deva aparecer diariamente na dieta, pode ser incluído ocasionalmente para melhorar as características organolépticas de alguma preparação.

Não se esqueça que, para manter uma boa saúde ao longo do tempo, é essencial combinar uma boa alimentação com outros hábitos de vida saudáveis. Entre elas, está a prática regular de exercícios físicos. É fundamental priorizar o trabalho de força para que a musculatura permaneça funcional e, assim, evitar estados inflamatórios no meio interno.

This might interest you...
7 grandes benefícios do tofu, queijo de soja
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
7 grandes benefícios do tofu, queijo de soja

Neste artigo, compartilhamos todas as propriedades do tofu, bem como as formas mais adequadas de consumi-lo em nossa dieta diária.



  • Beukema, M., Faas, M. M., & de Vos, P. (2020). The effects of different dietary fiber pectin structures on the gastrointestinal immune barrier: impact via gut microbiota and direct effects on immune cells. Experimental & molecular medicine52(9), 1364–1376. https://doi.org/10.1038/s12276-020-0449-2
  • Blesso C. N. (2019). Dietary Anthocyanins and Human Health. Nutrients11(9), 2107. https://doi.org/10.3390/nu11092107
  • Bae, M., & Kim, H. (2020). Mini-Review on the Roles of Vitamin C, Vitamin D, and Selenium in the Immune System against COVID-19. Molecules (Basel, Switzerland)25(22), 5346. https://doi.org/10.3390/molecules25225346