Diferenças entre saúde e bem-estar

Embora usados como sinônimos, saúde e bem-estar são conceitos diferentes. Explicamos as diferenças e como eles estão relacionados.
Diferenças entre saúde e bem-estar

Última atualização: 19 janeiro, 2022

Atualmente, os termos bem-estar e saúde são usados alternadamente. A confusão é tanta que mesmo em contextos formais são usados como sinônimos, o que leva a um estado de confusão absoluta. Eles são conceitos diferentes, algo que você descobrirá nas linhas a seguir  onde falamos sobre as diferenças entre saúde e bem-estar.

De uma forma geral, saúde é entendida pelo estado que se refere ao aspecto físico e mental (em termos de estabilidade, força, resistência e outros) e ao bem-estar com um conceito que se estende a todas as áreas da vida. Nas linhas a seguir, expomos a você a diferença entre saúde e bem-estar, com o aviso prévio de que sua confusão está sobre a mesa.

Quais são as diferenças entre saúde e bem-estar?

As diferenças entre saúde e bem-estar são básicas
Embora a definição de saúde da OMS seja muito aberta, esse termo geralmente é referido no contexto médico de ausência de doença.

Para compreender as diferenças entre saúde e bem-estar, é conveniente conhecer a definição de ambos os conceitos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como ‘o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade’. Essa definição é holística, totalizante e, em muitos aspectos, idealista.

Segundo os pesquisadores, e apesar da definição da OMS ter mais de 80 anos, a maioria dos especialistas e médicos valoriza a saúde como ausência de doença. Um paciente é saudável na medida em que exames de rotina não encontram sinais de doenças, distúrbios ou desequilíbrios que possam comprometer a pessoa física ou emocionalmente.

Na verdade, quando falamos sobre saúde, devemos entender os aspectos físicos e psicológicos. E o bem-estar então? O National Welfare Institute (NWI) o descreve como um ‘processo ativo por meio do qual as pessoas percebem e tomam decisões para alcançar uma existência mais bem-sucedida’. Segundo esta organização, se devem considerar seis eixos fundamentais:

  • Emocional.
  • Ocupacional.
  • Físico.
  • Social.
  • Intelectual.
  • Espiritual.

Na medida em que uma pessoa atinja ativamente o sucesso em cada um desses seis eixos, ela poderá dizer que sua vida tem mais ou menos bem-estar. Uma vez que o sucesso é uma categoria subjetiva (frequentemente relacionada às expectativas pessoais), o bem-estar é altamente subjetivo. Saúde ainda é saúde, mas critérios científicos permitem que uma linha mais clara seja traçada entre saudável e não saudável.

Podemos sintetizar que saúde se refere a um estado de equilíbrio em termos de enfermidades, doenças e condições (físicas e psicológicas) e bem-estar como um espectro mais geral de satisfação, tranquilidade e prosperidade em vários aspectos da vida. As diferenças entre saúde e bem-estar podem ser entendidas a partir dessas coordenadas.

A relação entre saúde e bem-estar

As diferenças entre saúde e bem-estar são diversas
Saúde e bem-estar são conceitos intimamente ligados, apesar das diferenças óbvias em suas definições.

Embora saúde e bem-estar aludam a ideias diferentes, isso não significa que não estejam intimamente relacionadas. Na verdade, o bem-estar de uma pessoa afeta sua saúde, e a saúde desta afeta seu bem-estar.

Já concordamos na seção anterior que o bem-estar gira em torno da tomada de decisão voluntária. Na verdade, as decisões que você toma em diferentes aspectos de sua vida têm um impacto direto em sua saúde. Alguns promoverão a saúde, enquanto outras podem prejudicá-la.

Por exemplo, o número de horas que você dorme, a dieta que você escolhe consumir, a quantidade de exercícios que você faz, o lugar onde você trabalha ou a interação que você tem com outras pessoas não passam despercebidos em sua saúde geral. Vejamos alguns exemplos que ilustram esse ponto:

  • Bem-estar ambiental e saúde: o lugar onde você mora ou onde interage determina se você desenvolverá ou não algumas doenças. Por exemplo, você pode pegar uma infecção ao beber água contaminada, desenvolver doenças por exposição a certos materiais e desenvolver asma ou alergias devido à impureza do ar.
  • Bem-estar social e saúde: As relações que você tem com amigos, família e colegas são um bom determinante de sua saúde psicológica. Em geral, aqueles que não incentivam essa interação tendem a desenvolver fobia social, depressão, ansiedade, sentimentos de solidão, etc.
  • Bem-estar financeiro e saúde: quanto maior a estabilidade financeira, melhor será a resposta que você pode dar a uma situação que afeta a sua saúde. O estresse financeiro é muito prevalente nos dias de hoje e pode ter graves repercussões no dia a dia de uma pessoa.
  • Bem-estar emocional e saúde: as decisões ativas que você toma para alcançar o equilíbrio e a estabilidade de suas emoções podem evitar episódios de estresse, ansiedade, tensão e, claro, também depressão. Sua atitude (positiva ou negativa) e a capacidade de controlar ou expressar suas emoções também têm um impacto direto em sua saúde psicológica.

O texto acima é apenas um exemplo de como, apesar das diferenças entre saúde e bem-estar, essas ideias estão conectadas umas às outras. As decisões ativas que você toma na ordem dos seis eixos apresentados na seção inicial condicionam ou, pelo menos, afetam seu estado de saúde.

As atividades ou escolhas simples que você inclui no seu dia a dia fazem uma diferença radical na avaliação objetiva e subjetiva da sua saúde. Meditar, ler, praticar ioga, praticar mindfulness, administrar bem as finanças, reservar momentos para compartilhar com outras pessoas, sorrir, praticar esportes e trabalhar em ambiente tranquilo de trabalho, entre outras coisas, faz bem à saúde em geral.

Com este último, as diferenças entre saúde e bem-estar tornaram-se claras. Resumimos que saúde é um conceito que está incluído no bem-estar e, em certa medida, pode ser mediada positivamente por ele.

Você não pode ter 100% de controle de sua saúde, mas pode tomar decisões e implementar um estilo de vida benéfico para diminuir suas chances de desenvolver uma doença grave.

This might interest you...
10 hábitos que transformarão a sua vida para sempre
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
10 hábitos que transformarão a sua vida para sempre

Os hábitos que transformarão a sua vida para sempre são os aspectos verdadeiramente relevantes e que afetam visivelmente a sua existência. Descubra...



  • St Claire L, Watkins CJ, Billinghurst B. Differences in meanings of health: and exploratory study of general practitioners and their patients. Fam Pract. 1996 Dec;13(6):511-6.