Receita de couve-flor picante com molho de buffalo

Aprenda a preparar couve-flor apimentada com molho buffalo para que você possa incluir este crucífero em sua dieta regularmente. Aproveite seus efeitos!
Receita de couve-flor picante com molho de buffalo

Última atualização: 14 dezembro, 2021

Vamos te ensinar a preparar couve-flor apimentada com molho buffalo. Desta forma, você pode garantir a presença na alimentação de uma das hortaliças com maiores benefícios para a saúde. A couve-flor vem da família das crucíferas, à qual pertencem também outros alimentos como o brócolis ou o repolho. Todos eles são altamente recomendados na dieta regular.

Lembre-se de que o consumo regular de vegetais está relacionado a um melhor estado de saúde. Esses alimentos fornecem micronutrientes e flavonóides com capacidade antioxidante, elementos essenciais para garantir que o organismo funcione de maneira ideal ao longo do tempo.

Ingredientes para couve-flor picante com molho buffalo

Se quiser preparar uma couve-flor apimentada requintada com molho buffalo, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1 cabeça de couve-flor.
  • 1 xícara de leite vegetal.
  • 3/4 xícara de farinha de arroz.
  • 1 colher de chá de cebola em pó.
  • 1 colher de chá de alho em pó.
  • Meia colher de chá de sal.
  • 1/4 de colher de chá de páprica doce.
  • 1/8 colher de chá de pimenta-do-reino.

Para o molho buffalo você deve ter:

  • Meia xícara de água.
  • 1/4 xícara de vinagre de maçã.
  • 1/4 xícara de extrato de tomate.
  • 2 colheres de sopa de tamari ou molho de soja.
  • 2 colheres de sopa de tahine.
  • Duas colheres de chá de páprica doce.
  • 2 colheres de chá de alho em pó.
  • 1/2 colher de chá de pimenta-caiena em pó.

Lembre-se de que sempre será aconselhável optar por uma couve-flor de cultivo orgânico. Nesse caso, o sabor do vegetal ficará melhor. Além disso, suas características nutricionais serão superiores, com maior concentração de fitoquímicos e menor presença de agrotóxicos e produtos químicos.

Cuscuz de couve-flor: receita passo a passo simples
Couve-flor com molho buffalo  é uma excelente receita para incorporar esta crucífera em sua dieta.

Passo a passo

  1. Pré-aqueça o forno a 230 graus Celsius.
  2. Lave a couve-flor e descarte as folhas verdes e o caule central.
  3. Em seguida, corte-o em pedaços grandes.
  4. Em seguida, coloque todos os ingredientes da massa em uma tigela e misture até que estejam completamente integrados.
  5. Coloque os pedaços de couve-flor na tigela de massa e agite para retirar o excesso.
  6. Coloque os floretes de couve-flor em uma assadeira forrada de papel e asse por 10 minutos de cada lado.
  7. Ao mesmo tempo, faça o molho. Para isso, bata os ingredientes em um copo e passe-os na batedeira para obter a textura final. Para finalizar, só falta colocar essa mistura em uma tigela.
  8. Assim que a couve-flor estiver pronta, mergulhe as florzinhas no molho e leve ao forno por 10 minutos de cada lado. No final, elas terão uma cor dourada.
  9. Passado esse ponto, é hora de servir e saborear.

Benefícios da couve-flor

Descubra quais são os principais benefícios para a saúde da couve-flor. Lembre-se que deve ser introduzida no contexto de uma alimentação variada e equilibrada, pois um déficit de nutrientes seria prejudicial para garantir o bom funcionamento do organismo.

Você também pode estar interessado: Brownie de batata doce vegano e sem glúten

Reduz o risco de câncer

A couve-flor contém vários fitoquímicos que comprovadamente ajudam a prevenir vários tipos de câncer. Isso ocorre porque eles exercem um efeito anti-inflamatório e antioxidante.

Em qualquer caso, para que a prevenção da doença seja eficaz, será necessário promover uma otimização da dieta, evitando ou limitando a presença daqueles compostos que podem aumentar o risco, como açúcares simples ou gorduras trans e certos aditivos como nitritos.

Melhora o trânsito intestinal

É importante destacar o conteúdo de fibra da couve-flor. Este elemento é especialmente positivo para a saúde digestiva. Segundo estudo publicado na revista Nature Reviews, é uma substância capaz de ajudar a prevenir e controlar a constipação. Pois se adere ao bolo fecal aumentando seu volume, o que permite um trânsito mais eficiente e fluido.

Da mesma forma, a fibra é fundamental para garantir que a microbiota intestinal esteja em bom estado em termos de densidade bacteriana. Ajuda a produzir fermentação no trato digestivo, o que permite que os microrganismos se nutram, cresçam e desenvolvam suas funções de forma correta.

Benefícios da couve-flor.
O conteúdo de fibra da couve-flor aumenta a saciedade e ajuda a aliviar o trânsito lento.

Aumenta a sensação de saciedade

Conforme afirmado em pesquisa publicada no European Journal of Clinical Nutrition , a fibra é uma substância capaz de aumentar a sensação de saciedade. Isso ocorre porque retarda o esvaziamento gástrico, o que faz com que o envio de sinais seja paralisado à medida que mais comida é necessária.

Gerenciar o binômio apetite-saciedade torna-se crucial para que as dietas hipocalóricas tenham sucesso a médio prazo. Caso contrário, a adesão será baixa.

Faça couve-flor picante com molho buffalo

Como você viu, é realmente fácil fazer couve-flor picante com molho buffalo. Esta receita irá agradar a quase todos os membros da família e será perfeita para surpreender os convidados.

É uma excelente forma de incluir na dieta um dos vegetais com mais benefícios para a saúde a médio prazo. Mesmo assim, existem muitas outras maneiras de preparar a couve-flor.

Por fim, lembre-se que para alcançar uma boa saúde será necessário combinar uma boa alimentação com outros hábitos. É fundamental promover a prática regular de exercícios com peso. Por meio da atividade física, a oxidação e a inflamação são mantidas sob controle, reduzindo assim o risco de desenvolver muitas doenças complexas.

Pode interessar a você...
Como preparar um cuscuz vegetariano?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como preparar um cuscuz vegetariano?

O cuscuz vegetariano é simples de preparar e fornece uma quantidade significativa de compostos antioxidantes que são benéficos para a saúde.



  • Abbaoui, B., Lucas, C. R., Riedl, K. M., Clinton, S. K., & Mortazavi, A. (2018). Cruciferous Vegetables, Isothiocyanates, and Bladder Cancer Prevention. Molecular nutrition & food research62(18), e1800079. https://doi.org/10.1002/mnfr.201800079
  • Vriesman, M. H., Koppen, I., Camilleri, M., Di Lorenzo, C., & Benninga, M. A. (2020). Management of functional constipation in children and adults. Nature reviews. Gastroenterology & hepatology17(1), 21–39. https://doi.org/10.1038/s41575-019-0222-y
  • Warrilow, A., Mellor, D., McKune, A., & Pumpa, K. (2019). Dietary fat, fibre, satiation, and satiety-a systematic review of acute studies. European journal of clinical nutrition73(3), 333–344. https://doi.org/10.1038/s41430-018-0295-7