Receitas de brownie sem glúten

· 5 de fevereiro de 2019
Não precisamos de muitos ingredientes para preparar um delicioso brownie sem glúten para que as pessoas intolerantes também possam desfrutar deste delicioso doce.

Preparar um brownie sem glúten é cada vez mais fácil, rápido e, principalmente, delicioso; por isso, decidimos compartilhar com você um par de receitas de lamber os dedos. Ambas preparações te tomarão apenas 25-30 minutos, assim que você definitivamente terá uma opção para quando desejar desfrutar de uma boa sobremesa em pouco tempo.

Cabe destacar que o ingrediente estrela será o chocolate amargo sem açúcar. No entanto, não se preocupe porque seus brownies não ficarão com sabor ruim nem sem açúcar. Pelo contrário, aproveitaremos outros ingredientes para adicionar o toque doce, mas sem se exceder. Temos que lembrar que o chocolate com leite não é a única opção para preparar um bom brownie.

Com relação ao uso de nozes e outros frutos secos, estes sempre são recomendados no preparo de todo tipo de brownies. A quantidade ideal será sempre de um quarto com relação ao total de farinha utilizada. Desta forma conseguiremos que os frutos sobressaiam um pouco da massa e não só tragam sabor, como também “decorem’ a sobremesa.

Brownie sem glúten, a receita clássica

Ingredientes

  • Óleo vegetal
  • 1 xícara de açúcar (200 g)
  • 1/4 de favas de baunilha
  • 1/2 colher de sal (2,5 g)
  • 3 ovos médios
  • 2 barras de manteiga (150 g)
  • 1/3 xícara de nozes picadas (50 g)
  • 3 colheres de cacau em pó (45 g)
  • 1 colher de bicarbonato de sódio (9 g)
  • 1 tablete de chocolate amargo para sobremesa, sem açúcar (150 g)
  • 1 xícara de farinha de arroz sem glúten para confeitaria (200 g)
Brownies sem glúten

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, pré-aqueça o forno a 170 ºC.
  2. Coloque as barras de manteiga para derreter em banho Maria.
  3. Pique o chocolate o máximo que puder e o incorpore na panela com manteiga. Assim que tiver derretido todos os pedaços de chocolate amargo, adicione o cacau em pó.
  4. Mexa para que os três ingredientes se misturem bem e adicione o açúcar, pouco a pouco.
  5. Além disso, quebre os ovos em uma tigela e comece a batê-los com um garfo. A seguir, incorpore os ovos na mistura que preparava anteriormente e as favas de baunilha.
  6. Depois de mexer durante alguns segundos com movimentos envolventes, adicione a farinha, o sal e o bicarbonato.
  7. Unte uma bandeja de assar com um pouco de óleo vegetal, verta a massa para brownies, adicione as nozes e leve ao forno por 20 minutos.
  8. Assim que estiver pronto nosso brownie sem glúten clássico, deixe-o esfriar a temperatura ambiente durante 5 minutos e depois, poderemos cortá-lo em pedaços pequenos.

Não deixe de ler: Prove esta receita de brownies de abacate!

Brownie sem glúten, a alternativa com banana

Ingredientes

  • 2 bananas
  • 1 ovo médio
  • 1 tablete de chocolate amargo sem açúcar (150 g)
  • 1 pacote de fermento de padaria (7 g)
  • 2 colheres de farinha de mandioca (30 g)
  • 1 ou 2 colheres de mel (25 ou 50 g)
  • Opcional: canela em pó
Bananas para brownie sem glúten

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
  2. Descasque e pique as bananas. Em seguida, comece a processar a polpa com ajuda de uma batedeira de mão.
  3. Aparte, pique o chocolate amargo o máximo que puder e processe junto com a polpa de banana e o mel.
  4. Quebre os ovos e os adicione à mistura. Bata e incorpore, pouco a pouco, a farinha. O resultado deve ser uma massa espessa com pequenos pedaços escuros.
  5. Coloque a mistura em uma panela em fogo médio e depois adicione o fermentoMisture com movimentos lentos e envolventes. Se desejar, pode adicionar uma colher de canela em pó. Depois de alguns minutos de cozimento notará como se fundem os pedaços pequenos de cor escura e a massa começa a parecer cada vez mais homogênea.
  6. Assim que a massa adquirir a espessura e a textura desejada, verta-a nos moldes para brownies e leve-os ao forno durante 15 minutos a 200 ºC. Cabe destacar que podemos adicionar algumas rodelas de banana, de modo decorativo, ao verter a massa nos moldes.

Recomendamos que leia também: Sobremesas sem açúcar para você experimentar

Felizmente, todos os dias surgem mais e mais receitas sem glúten, com isso as pessoas intolerantes podem ampliar seus cardápios sem ter que realizar muito esforço. Além disso, estas preparações não perdem absolutamente nada em sabor e, até mesmo, trazem um maior valor nutricional que muitos pratos que estávamos acostumados.

Em conclusão, já não tem desculpas para deixar de provar todas as maravilhas que a gastronomia oferece, especialmente com relação a confeitaria.