Receita de donuts de vinho com azeite de oliva

Vamos mostrar uma receita simples para fazer donuts de vinho em casa com azeite de oliva extra virgem e outros ingredientes frescos de boa qualidade.
Receita de donuts de vinho com azeite de oliva

Última atualização: 05 abril, 2022

Os donuts de vinho são excelentes para lanches ocasionais, aproveitando assim um doce feito com ingredientes frescos e de alta qualidade. A receita que vamos mostrar para prepará-los é muito simples, para que você possa fazê-los em casa rapidamente. Você obterá um resultado muito saboroso, perfeito para surpreender seus convidados.

Antes de começar, é importante notar que não há problema em consumir sobremesas ou alimentos doces com moderação, sempre no contexto de uma dieta variada e equilibrada. É claro que a melhor opção para finalizar uma refeição são as frutas, mas outras alternativas mais doces também podem ser incluídas com menos frequência.

Ingredientes para os donuts de vinho

Para preparar os donuts de vinho com azeite de oliva serão necessários os seguintes ingredientes:

  • 300 gramas de farinha de trigo.
  • 125 gramas de vinho doce.
  • 125 gramas de azeite de oliva.
  • 80 gramas de açúcar branco.
  • Uma e meia colheres de sopa de grão de anis.
  • 1 colher de chá de gergelim torrado.
  • 1 pedaço de casca de laranja.
  • 65 gramas de açúcar de confeiteiro para a massa.

Passo a passo

  1. Para começar, toste a farinha. Para fazer isso, coloque-a em uma assadeira forrada com papel manteiga e cozinhe a 170 graus Celsius por cerca de 20 minutos.
  2. Quando a metade do tempo tiver sido consumida, mexa tudo para que a tostagem ocorra uniformemente.
  3. Quando estiver loiro, está pronto, mas é importante evitar queimar.
  4. Após este passo, peneire a farinha e reserve.
  5. Por outro lado, coloque o azeite em uma panela e frite a casca de laranja por cerca de 5 minutos.
  6. Esmague o anis e o gergelim em um almofariz até formar um pó leve.
  7. Agora é a hora de fazer a massa. Primeiro, misture a farinha torrada, o açúcar, o anis e o gergelim em uma tigela. Assim que os ingredientes estiverem bem integrados, adicione o óleo frio sem casca de laranja junto com o vinho doce. Mexa tudo até obter um resultado uniforme, mas sem amassar muito.
  8. Com a massa resultante, forme uma bola e envolva-a em filme plástico. Deixe descansar na geladeira por cerca de 30 minutos.
  9. Após esse tempo, estique a massa com um rolo e corte os donuts.
  10. Coloque os donuts em uma assadeira.
  11. Asse-os a 170 graus Celsius por 20 minutos.
  12. Passe-os no açúcar de confeiteiro e pronto.

Contraindicações dos donuts de vinho

Variedade de rosquinhas.
Os donuts de vinho com azeite de oliva podem ser consumidos ocasionalmente, desde que não haja problemas de saúde para os quais o consumo de açúcar seja desencorajado.

Embora os doces possam ser incluídos com moderação no contexto de uma alimentação saudável, existem várias situações em que seria melhor evitar  essas preparações.

Por exemplo, no caso de pessoas com diabetes. Elas são muito sensíveis aos açúcares simples. Seu consumo pode descontrolar a doença e dificultar o manejo, de acordo com um estudo publicado na Nutrients.

Limitar a ingestão de carboidratos pode ser uma solução para controlar os níveis de glicose no sangue. Há evidências de que intervenções dietéticas restritivas de carboidratos ajudam, embora nem sempre gerem boa adesão a médio prazo. Seja como for, o importante é garantir a individualização para que o tratamento seja eficiente.

Por fim, recomenda-se cautela especial ao consumir alimentos com muito açúcar se houver algum problema relacionado ao estado da composição corporal, como excesso de peso.

A melhor coisa a fazer seria seguir cuidadosamente sua dieta e exercícios para reverter o problema, de acordo com pesquisa publicada no Current Gastroenterology Reports. Assim, mais tarde, algumas receitas doces, como essa, poderiam ser incluídas na dieta com moderação.

Prepare donuts de vinho com azeite de oliva em casa

Como você viu, preparar deliciosos donuts de vinho com azeite de oliva em casa é muito fácil. Poucos ingredientes são necessários para obter um excelente resultado. Além disso, por ser uma receita caseira, carece de elementos que possam ser prejudiciais à saúde, como aditivos ou gorduras do tipo trans.

Por fim, lembre-se de que será importante promover uma série de bons hábitos de vida para garantir que o corpo permaneça saudável ao longo dos anos. Os doces podem ser consumidos de vez em quando, mas a dieta deve ser composta principalmente de alimentos frescos.

Frutas, legumes, leguminosas e outros alimentos naturais têm alta densidade nutricional e não contêm elementos que possam ser negativos para o corpo humano.

This might interest you...
Brownie de batata doce vegano e sem glúten
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Brownie de batata doce vegano e sem glúten

O brownie de batata doce vegano é fácil de preparar, possui excelentes características nutricionais e é delicioso. Experimente!