Receita de creme de chocolate com avelã

Vamos mostrar a você como preparar um creme de chocolate e avelã rápido e fácil que certamente será um sucesso.
Receita de creme de chocolate com avelã

Última atualização: 05 janeiro, 2022

O creme de chocolate é uma das sobremesas mais consumidas em todo o mundo. Existem várias formas de prepará-lo, embora os caseiros sejam sempre os que mais obtêm os melhores resultados organolépticos. Em qualquer caso, é aconselhável escolher receitas que contenham o mínimo de açúcar adicionado para reduzir o impacto metabólico deste doce.

Lembre-se que não há problema em incluir sobremesas com açúcar na dieta de vez em quando, desde que a dieta seja variada e balanceada em geral. É aconselhável priorizar a presença de frutas e laticínios fermentados após as refeições principais, mas pode-se alternar com algum doce em tempo hábil sem que seja prejudicial.

Ingredientes para o creme de chocolate com avelã

Se você quiser preparar um delicioso creme de chocolate e avelã, precisará dos seguintes ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de amido de milho.
  • 750 mililitros de leite ( pode ser vegetal).
  • 70 gramas de chocolate amargo.
  • 5 colheres de sopa de cacau em pó.
  • 80 gramas de avelãs trituradas.
  • 200 gramas de creme chantilly.
  • 1 maçã.
  • 6 colheres de sopa de açúcar.
  • Folhas de menta.
Receita de creme com caqui e chocolate
O creme de chocolate e avelã pode ser incluído na dieta esporadicamente.

Passo a passo

  1. Dissolva o amido de milho em 50 mililitros de leite para que o creme engrosse depois.
  2. Em seguida, aqueça os 700 mililitros restantes de leite em uma panela e derreta o chocolate amargo picado no líquido.
  3. Assim que estiver derretido e integrado, adicione as 5 colheres de açúcar e o cacau em pó. Cozinhe em fogo médio até ferver.
  4. Neste ponto, adicione o amido de milho dissolvido no leite sem parar de mexer por um momento.
  5. Cozinhe tudo por um minuto e retire a panela do fogo. A mistura deve gradualmente ganhar consistência e corpo.
  6. Ao mesmo tempo, torrar as avelãs trituradas em uma frigideira sem óleo ou qualquer tipo de gordura. Depois coloque-as na panela com o creme.
  7. Resta montar as natas com o resto do açúcar e misturar também com o conteúdo da panela.
  8. Para finalizar divida as porções da sobremesa em copos individuais e leve à geladeira. Elas devem ser bem resfriadas antes do consumo.
  9. Para servir, pode acompanhar com folhas de hortelã e rodelas de maçã.

Benefícios do cacau

Descubra os benefícios de um dos principais ingredientes desta receita de creme, o cacau. É um alimento de origem vegetal consumido em todo o mundo e que pode ter efeitos positivos na saúde.

Reduz a pressão arterial

De acordo com uma pesquisa publicada no Banco de Dados Cochrane de Revisões Sistemáticas, o consumo regular de cacau pode levar a uma redução da pressão arterial. A modificação desse parâmetro fisiológico está associada à proteção contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares complexas.

É importante observar que existem outros mecanismos para exercer um controle eficaz da pressão arterial. Entre eles, se incluem a prática regular de atividade física e o fato de evitar situações estressantes. O estado emocional pode ter uma influência decisiva no estado de saúde do corpo, aumentando a predisposição a muitas doenças.

Receita para se exibir: copo congelado de creme de chocolate e banana
O creme caseiro tem um sabor imbatível e o preparo é muito simples.

Previne o envelhecimento

O cacau se destaca pela concentração de fitoquímicos em seu interior. Esses compostos exercem um efeito antioxidante; ou seja, eles neutralizam a formação de radicais livres e seu subsequente acúmulo nos tecidos do corpo. De acordo com um estudo publicado na revista Clinical Interventions in Aging, esse mecanismo ajuda a retardar o aparecimento dos sinais de envelhecimento.

Da mesma forma, manter a oxidação controlada será fundamental para evitar o desenvolvimento de muitas patologias, como certos tipos de câncer. Quando espécies reativas de oxigênio se acumulam nos tecidos, aumenta a probabilidade de ocorrer ineficiências nos processos de replicação celular e o aparecimento de células tumorais.

Melhora a saúde mental

Um dos alimentos que influenciam o humor é o cacau. Sua ingestão está relacionada à síntese de neurotransmissores relacionados à felicidade, o que reduziria o risco de sofrer de depressão. Isso é evidenciado por uma investigação publicada na revista Depress and Anxiety.

No entanto, você deve ter cuidado. Embora seja verdade que o cacau gera um efeito positivo no nível de saúde do metal, os chocolates industriais podem causar o resultado oposto. Apresentam concentração excessiva de açúcares simples, elementos com capacidade inflamatória que podem alterar o funcionamento do sistema nervoso central a médio prazo.

Você também pode estar interessado em: 11 benefícios incríveis do cacau

Faça creme de chocolate e avelã em casa de forma simples

Como você viu, é muito fácil preparar em casa um creme de chocolate e de avelã. A receita é realizada rapidamente e o resultado é espetacular a nível organoléptico. Será excelente para surpreender os hóspedes ou para desfrutar de um dia ocasional. Lembre-se de que você pode trocar as avelãs por outro tipo de oleaginosa, se preferir, como as amêndoas.

Por fim, lembre-se sempre que para melhorar a saúde é fundamental manter sob controle a presença de açúcares simples na alimentação. Nada acontece se eles aparecem de vez em quando no padrão, mas como regra geral, devemos priorizar o consumo de alimentos in natura com alta densidade nutricional. Além disso, você terá que se exercitar regularmente.

This might interest you...
Brownie de batata doce vegano e sem glúten
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Brownie de batata doce vegano e sem glúten

O brownie de batata doce vegano é fácil de preparar, possui excelentes características nutricionais e é delicioso. Experimente!



  • Ried, K., Sullivan, T. R., Fakler, P., Frank, O. R., & Stocks, N. P. (2012). Effect of cocoa on blood pressure. The Cochrane database of systematic reviews, (8), CD008893. https://doi.org/10.1002/14651858.CD008893.pub2
  • Liguori, I., Russo, G., Curcio, F., Bulli, G., Aran, L., Della-Morte, D., Gargiulo, G., Testa, G., Cacciatore, F., Bonaduce, D., & Abete, P. (2018). Oxidative stress, aging, and diseases. Clinical interventions in aging13, 757–772. https://doi.org/10.2147/CIA.S158513
  • Jackson, S. E., Smith, L., Firth, J., Grabovac, I., Soysal, P., Koyanagi, A., Hu, L., Stubbs, B., Demurtas, J., Veronese, N., Zhu, X., & Yang, L. (2019). Is there a relationship between chocolate consumption and symptoms of depression? A cross-sectional survey of 13,626 US adults. Depression and anxiety36(10), 987–995. https://doi.org/10.1002/da.22950