Máscara de arroz e amido de milho caseiro: um segredo para cuidar da sua pele

A máscara de amido de milho e arroz é adequada para todos os tipos de pele. Além disso tem vários benefícios. A seguir contaremos como prepará-lo.
Máscara de arroz e amido de milho caseiro: um segredo para cuidar da sua pele

Última atualização: 05 Dezembro, 2021

A máscara caseira de amido de milho e arroz é um produto natural que ajuda a manter a pele saudável, macia e uniforme. A sua preparação é simples e a sua aplicação não tem dificuldade. Além disso, acredita-se que seu uso regular reduza a presença de manchas, acne, células mortas e outras marcas.

O arroz, em particular, é usado há séculos na cosmética japonesa como um aliado para embelezar a pele. Conforme afirmado em artigo publicado na Springerplus, é uma fonte de vitaminas, minerais e fenóis benéficos tanto para a saúde quanto para a estética. Você ousa experimentar?

Preparação da máscara caseira de amido de milho e arroz

Por enquanto, não há evidências científicas que comprovem a eficácia dessa máscara de amido de milho e arroz. Mesmo assim, são dois produtos naturais suaves para a pele, que não costumam causar reações indesejadas.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de farinha de arroz (20 g).
  • 1 colher de chá de amido de milho (5 g)
  • Água (conforme necessário)

Passo a passo

  • Para começar, adicione o amido de milho em uma tigela.
  • Em seguida, aqueça a água até ferver e despeje aos poucos sobre o amido de milho. Faça isso com cuidado e mexa até dissolver completamente.
  • Em seguida, acrescente a farinha de arroz, também aos poucos. Não pare de mexer. Quando se formar uma pasta homogênea, deixe-a descansar até que a mistura esteja completamente fria.
  • Depois de esfriar, a máscara de amido de milho e arroz caseiros está pronta.
Preparação da máscara caseira de amido de milho e arroz
A máscara de farinha de arroz caseira contém vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam no cuidado facial.

Aplicação

  • Em primeiro lugar, lave muito bem o rosto. É importante que você remova qualquer vestígio de sujeira antes de fazer este tratamento de beleza.
  • Seque bem o rosto e aplique uma camada espessa de máscara, com exceção dos lábios, área dos olhos e sobrancelhas.
  • Deixe por um período de 20 a 30 minutos. Em seguida, enxágue bem e retire com água fria. Seque bem.
  • O ideal é que você aplique seu hidratante de rotina.
  • Você pode repetir a aplicação 2 ou 3 vezes por semana.

Você também pode estar interessado em: Envelhecimento precoce: 3 sucos antioxidantes

Benefícios da máscara

Tanto o arroz quanto o amido de milho são produtos amplamente utilizados em cosméticos. A farinha de arroz é altamente valorizada na estética asiática há séculos. Segundo essa cultura, esse ingrediente hidrata, esfolia, clarifica, ilumina e reduz as rugas. Além disso, é adequado para peles sensíveis.

Um estudo publicado na Cosmetics afirma que os benefícios do arroz para a pele são conhecidos há séculos. Especificamente, sua concentração de antioxidantes teve efeitos positivos na prevenção dos sinais prematuros de envelhecimento.

Já o amido de milho destaca-se pelo conteúdo de vitaminas B, como B1, B2 e B3. Também é rico em vitaminas A, C e E. Dados anedóticos sugerem que ajuda a reduzir o excesso de óleo e irritações. Combinado com arroz, tem efeito adstringente.

Usos e recomendações

A máscara caseira de amido de milho e arroz é altamente recomendada para peles maduras que já apresentam sinais de envelhecimento, como rugas ou manchas. Normalmente, esses sinais aparecem primeiro nas áreas mais expostas ao sol, como rosto e mãos.

A pele jovem com acne também se beneficia muito com esta preparação devido às suas propriedades adstringentes. Na verdade, é adequado para todos os tipos de pele e consegue remover o excesso de oleosidade sem ressecar a pele.

Devido aos seus componentes, este preparado também é utilizado como coadjuvante para firmar a pele. Há até quem o utilize para tratar pequenas irritações e queimaduras causadas pelo sol.

Usos e recomendações
Esta máscara caseira é adequada para todos os tipos de pele. Seu uso regular ajuda a proteger contra o envelhecimento precoce.

Recomendações finais

Algumas pessoas recomendam fazer uma esfoliação antes de aplicar esta máscara. Este último pode ser feito com ingredientes como iogurte ou aveia, que também são adequados para todos os tipos de pele.

De qualquer forma, deve-se ter em mente que esta preparação não tem efeitos milagrosos ou curativos. Embora possa fazer parte da rotina normal de beleza, não resolve problemas dermatológicos. Portanto, se você tiver alguma doença de pele, não se esqueça de consultar um dermatologista.

Pode interessar a você...
Máscaras antioxidantes com chá verde para revitalizar a pele e os cabelos
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Máscaras antioxidantes com chá verde para revitalizar a pele e os cabelos

As máscaras antioxidantes com chá verde são ideais para melhorar a aparência da pele e dos cabelos. Você se anima a experimentá-las?



  • Mahender A, Anandan A, Pradhan SK, Pandit E. Rice grain nutritional traits and their enhancement using relevant genes and QTLs through advanced approaches. Springerplus. 2016;5(1):2086. Published 2016 Dec 9. doi:10.1186/s40064-016-3744-6
  • Binic, I., Lazarevic, V., Ljubenovic, M., Mojsa, J., & Sokolovic, D. (2013). Skin ageing: natural weapons and strategies. Evidence-based complementary and alternative medicine: eCAM, 2013, 827248. https://doi.org/10.1155/2013/827248.
  • Marto J, Neves Â, Gonçalves LM, Pinto P, Almeida C, Simões S. Rice Water: A Traditional Ingredient with Anti-Aging Efficacy. Cosmetics. 2018; 5(2):26. https://doi.org/10.3390/cosmetics5020026.
  • Llerena, L. (2010). Verdades de las mascarillas naturales de las frutas y realidad de las mascarillas sintéticas comerciales. Ciencia y Salud Virtual, 2(1), 146-151.