10 frutas para combater os sinais do envelhecimento

O envelhecimento é um processo inevitável que traz consigo diversos sinais, como linhas finas e pele seca. No entanto, existem diferentes frutas que podem ajudar a neutralizá-lo. Saiba quais são a seguir.
10 frutas para combater os sinais do envelhecimento

Última atualização: 01 Agosto, 2021

Você quer saber como combater os sinais do envelhecimento? Eles começam a ser notados a partir dos 25 anos aproximadamente. É nesse momento que aparecem algumas linhas de expressão e a pele começa a perder colágeno, proteína responsável por dar firmeza e elasticidade.

Nós sabemos que parar a passagem do tempo é impossível, mas existem alguns truques que podem ajudar a sua pele a parecer jovem e saudável. A seguir, apresentamos uma lista de 10 frutas que podem ajudar a combater os sinais do envelhecimento e devolver a firmeza à pele.

Frutas para combater os sinais do envelhecimento

Como já mencionamos, com o passar dos anos a pele vai perdendo elasticidade e apresentando alguns sinais inevitáveis, como manchas e rugas. A seguir, informaremos quais frutas consumir para reduzir o aparecimento desses sinais. Lembre-se de que, para melhores resultados, seu consumo deve ser acompanhado de bons hábitos como a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

1. Frutas silvestres

Prato com frutas silvestres

As frutas silvestres podem ajudar a preservar a saúde da pele graças à sua concentração de antioxidantes e de vitamina C. Os antioxidantes, de acordo com uma revisão publicada no Journal of Dermatological Science, ajudam a controlar os sintomas relacionados ao envelhecimento da pele.

Consumir estas frutas não só ajuda a combater os sinais do envelhecimento, mas por terem um baixo teor de gordura, são boas opções para uma alimentação saudável e não engordam. Entre elas estão os morangos, framboesas, mirtilos e amoras.

2. Romã

Uma revisão da Foods observa que os fenólicos presentes na romã agem como antioxidantes naturais que, assim como nas frutas vermelhas, a tornam uma boa escolha para neutralizar os sinais do envelhecimento. Além disso, foi demonstrado que os produtos que contêm essa fruta inibem os danos à pele causados pelos raios UVB.

3. Abacate

O abacate é uma boa fonte de vitaminas C e E complexas, essenciais para que a pele recupere a suavidade e a flexibilidade. Além disso, de acordo com informações do Archives of Dermatological Research, esse alimento contém certos compostos que podem proteger a pele contra inflamações e danos causados pela exposição aos raios solares.

4. Kiwi

A inclusão do kiwi na dieta pode ser benéfica no combate aos sinais do envelhecimento, já que essa fruta tem efeito antioxidante graças ao seu teor de vitamina C. Essa vitamina, conforme apontado por um estudo no Indian Dermatology Online Journal, ajuda a reduzir a inflamação do tecidos e favorece a sua cicatrização, além de evitar o fotoenvelhecimento e a hiperpigmentação da pele.

5. Melancia

Como sabemos, a melancia oferece uma grande quantidade de água para o corpo, o que se traduz em hidratação, umidade e nutrição para a pele. Portanto, consumir melancia pode ajudar a prevenir o ressecamento da pele e os sinais associados ao envelhecimento .

6. Banana para combater os sinais do envelhecimento

A banana contém vitamina C e B6, que ajudam a manter a juventude e a elasticidade da pele. Por sua vez, os antioxidantes e o magnésio desta fruta protegem o organismo contra os danos dos radicais livres, que conduzem ao envelhecimento precoce da pele.

7. Maçã

Entre as propriedades que a maçã possui está o seu efeito antioxidante que, como mencionamos anteriormente, é importante para neutralizar o efeito danoso dos radicais livres, responsáveis por acelerar o envelhecimento.

O vinagre de maçã é considerado uma boa opção para evitar as rugas, pois pode ajudar a equilibrar o pH da pele. Isso é essencial se você deseja combater os sinais do envelhecimento. Para obter seus benefícios, você pode comer uma maçã por dia ou tomar uma colher de chá de vinagre de maçã misturado em um copo de água.

8. Manga

Esta deliciosa fruta pode ajudar a retardar os sinais do envelhecimento graças ao seu teor de vitaminas e minerais, essenciais para a saúde da pele. Conforme indica uma Revisão de Farmacognosia, a manga, além de apresentar efeitos antifúngicos e antimicrobianos, possui propriedades antioxidantes, antivirais, antiinflamatórias, entre outras.

9. Mamão

Mulher segurando mamão aberto

Seja ingerido ou aplicado topicamente, o mamão papaia pode contribuir para uma boa saúde da pele graças ao seu teor de vitaminas A, E e C. A vitamina E é essencial pela sua ação antioxidante e protetora dos radicais livres que provocam o envelhecimento. Por sua vez, a vitamina C previne danos ao DNA celular e melhora a síntese de colágeno, melhorando sua absorção pela pele.

10. Uva para combater os sinais do envelhecimento

Um dos componentes dessa fruta é o resveratrol. Este, de acordo com uma revisão publicada na Science Direct, é um antioxidante encontrado nas uvas vermelhas que tem efeitos terapêuticos contra várias doenças, incluindo problemas de pele.

Como você pode ver, ter uma pele saudável não é complicado se você seguir uma dieta balanceada. Isso irá ajudá-lo a combater os sinais do envelhecimento e a ter uma boa aparência sem muito esforço. Além disso, você obterá muitos benefícios para sua saúde geral.

Pode interessar a você...
Alimentos ultraprocessados ​​aumentam o envelhecimento celular
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Alimentos ultraprocessados ​​aumentam o envelhecimento celular

Comer alimentos ultraprocessados regularmente aumenta os processos inflamatórios e o envelhecimento celular. É importante evitá-los.