5 surpreendentes propriedades do mamão

· 6 de abril de 2018
Tanto o mamão como suas sementes são ricos em nutrientes muito benéficos para a saúde digestiva. Além disso, nos ajuda a combater os radicais libres, culpados do envelhecimento celular

São muitas as propriedades do mamão, uma fruta tropical rica em vitaminas e minerais ideal para perder peso.

Ela tem muitos outros benefícios para a saúde, como, por exemplo, prevenir as doenças oculares, melhorar a digestão de uma refeição com carne ou combater os parasitas intestinais.

Descubra neste artigo 5 surpreendentes propriedades do mamão para melhorar a saúde. Quando conhecê-las, vai querer comer esta fruta todos os dias.

O mamão

O mamão é a fruta do mamoeiro, uma árvore originária da América Central que se destaca por sua grande altura, já que pode chegar até os 10 metros.

Além disso, não tem ramos, e o que se espalha na copa são suas folhas. A fruta é amarela ou esverdeada por fora e alaranjada por dentro. No interior, destacam-se suas sementes, de coloração negra brilhante.

  • Esta fruta tem um baixo teor de calorias e é rica em diferentes tipos de antioxidantes.
  • Contém vitaminas A, B3 e C, e minerais como o potássio, o cálcio, o fósforo e o magnésio.
  • Entre seus componentes destaca-se a papaína, uma enzima que lhe confere a maioria das propriedades medicinais.

Propriedades do mamão para a saúde

Problemas digestivos

1. Ajuda a digerir melhor a proteína animal

O mamão é conhecido por suas propriedades digestivas. É efetivo para melhorar muitos transtornos como, por exemplo, as digestões pesadas, as úlceras, a prisão de ventre ou os gases.

A chave destas propriedades está na papaína, uma enzima que só está presente nesta fruta.

Logo, devemos destacar que o mamão é muito benéfico quando comemos proteína animal: carne, peixe ou ovo.

Não é muito digestivo comer a fruta na refeição; é bom consumi-la depois de ingerir este tipo de alimento. É a sobremesa perfeita para estes casos.

2. Atrasa o envelhecimento

Esta fruta exótica se classifica dentro da categoria de poderosos alimentos antioxidantes, graças ao seu teor em vitaminas A e E, selênio e carotenos. Estes componentes previnem o envelhecimento celular que os radicais livres nos causam, tanto por dentro quanto por fora.

  • Se queremos prevenir as rugas e ter um rosto jovem, hidratado e brilhante, podemos aplicar o mamão de maneira tópica, como máscara facial.
  • Bastará usá-lo quando estiver bem maduro e deixá-lo pelo menos vinte minutos sobre o rosto.

3. Combate os parasitas intestinais

No mamão podemos encontrar um componentes que se chama carpaína.

Sua principal virtude é a de prevenir e eliminar os parasitas ou vermes intestinais que alteram a flora bacteriana, o intestino e a saúde no geral.

  • As sementes de mamão podem ser batidas junto com a fruta no liquidificador e serem consumidas como qualquer suco. Também podem ser secas, trituradas e misturadas com mel de abelha.
  • No entanto, se consumirmos muitas sementes poderemos nos incomodar com seu sabor amargo e picante. Recomendamos começar com pequenas quantidades para testar nossa tolerância e evitar um possível mal-estar digestivo.

4. Previne as doenças oculares

Comer mamão de maneira regular tem um surpreendente efeito positivo sobre nossa saúde ocular.

Isso se deve ao seu variado conteúdo de antioxidantes, como a luteína e a zeaxantina, ou os betacarotenos e a betacriptoxantina, os quais são precursores da vitamina A.

Graças a estes nutrientes, o mamão previne doenças oculares como a catarata, o glaucoma e a degeneração macular.

Além disso, consumir mamão de maneira habitual também nos ajuda a proteger a visão dos danos causados pelos raios ultravioletas do sol.

5. A folha aumenta as plaquetas

Folha de mamão

As folhas de mamão também têm propriedades para a saúde. Foi demonstrado que o consumo do extrato desta folha pode aumentar os níveis de plaquetas no sangue.

Isso pode ser muito benéfico para quem costuma ter os níveis baixos ou quem está com dengue, como indica esta pesquisa.

As plaquetas ou trombócitos não são apenas um valor a mais em nosso hemograma. Sua função é fundamental para uma boa coagulação (por exemplo, para deter um sangramento ou hemorragia).

  • Além disso, também estão relacionadas com o tratamento da aterosclerose e a prevenção de infartos coronários.

Assim, os valores normais deveriam ser, no mínimo, de 150 000 por milímetro cúbico. Se queremos aumentá-los, podemos tomar suco da folha de mamão ou mesmo conseguir o suplemento em cápsulas.