Sementes de mamão contra os parasitas intestinais

Os parasitas intestinais podem aparecer quando ingerimos algum alimento ou água contaminados, ou mesmo devido a uma alimentação deficiente. Estes se instalam nas paredes do cólon e podem ser a origem de muitos problemas.
Sementes de mamão contra os parasitas intestinais

Última atualização: 17 março, 2022

Os parasitas intestinais são um problema de saúde mais comum do que imaginamos. No entanto, são difíceis de detectar porque seus sintomas podem ser confundidos com outros desequilíbrios: desarranjos digestivos, nervosismo, transtornos do apetite, etc.

Neste artigo explicaremos o que são e como saber se temos parasitas, além de apresentaremos um excelente remédio natural à base de sementes de mamão para combatê-los.

O que são os parasitas intestinais?

Os parasitas intestinais são vermes de diferentes tipos que se instalam nas paredes do intestino grosso e causam muitos problemas de saúde. São transmitidos através ou dos alimentos ou água contaminada com material fecal que contenha os ovos dos parasitas.

É fundamental ter um equilíbrio da flora intestinal para ter uma boa defesa contra os parasitas. Quem sofre com desarranjos intestinais com frequência, como por exemplo prisão de ventre ou diarreias, é mais vulnerável a sofrer com este problema.

Muitas pessoas apresentam parasitas intestinais sem saber disso, por isso é bom conhecer seus sintomas mais frequentes.

parasitas-intestinais

Como detectá-los?

Se você sofre com pelo menos três dos seguintes sintomas, deve consultar um médico para descartar ou confirmar a parasitose:

  • Transtornos intestinais sem causa aparente.
  • Nervosismo ou ansiedade.
  • Coceira anal.
  • Perda ou aumento do apetite.
  • Déficits nutricionais apesar de seguir uma alimentação equilibrada.
  • Anemia.
  • Inchaço abdominal e gases ou perda de peso.
  • Cansaço sem motivo.

As sementes de mamão

As sementes de mamão, com formato redondo, aspecto brilhante e sabor levemente picante, são um excelente remédio para eliminar os parasitas intestinais. A quantidade recomenda é de 40 sementes por dia.

Para realizar o tratamento podemos consumir as sementes de duas maneiras diferentes:

  1. Todas as manhãs, em jejum, prepare uma vitamina com mamão fresco e as 40 sementes. Bata durante 2 minutos para conseguir uma textura fina. Tome e em seguida espere pelo menos meia hora para tomar o café da manhã.
  2. Primeiramente deixe as sementes secarem. Em seguida triture-as com um moedor e misture-as com mel de abelha puro. Por fim, tome uma colher de sopa deste preparado três vezes por dia, meia hora antes de cada refeição, junto com um copo de água e o suco de meio limão.

Tome este remédio durante pelo menos um mês. Se não notar mudanças, você pode alongar o processo até melhorar.

Recomendamos sempre consultar um médico na hora de realizar um tratamento natural por conta própria.

sementes-de-mamao

O que não devemos comer?

Por que existem pessoas que possuem parasitas frequentemente enquanto outras nunca os apresentam? Porque isso também depende da alimentação.

Os parasitas intestinais nutrem-se de determinados tipos de alimentos que, infelizmente, são comuns nas dietas de muitas pessoas hoje em dia. Recomendamos eliminá-los de sua alimentação enquanto realizar o tratamento, para que este seja mais eficaz.

Os alimentos prejudiciais são os seguintes:

  • O açúcar e os alimentos que o contêm.
  • As farinhas refinadas.
  • Leite e derivados.
  • Carne vermelha e embutidos.
  • Bebidas alcoólicas.
fast-food

Quais alimentos ajudam?

Além das sementes de mamão, existem outros alimentos que podemos incluir em nossa dieta para potenciar os efeitos benéficos deste tratamento contra os parasitas:

  • Alho cru: um dos remédios mais conhecidos para combater parasitas graças aos seus potentes efeitos limpadores. Podemos realizar a famosa cura tibetana do alho.
  • Sementes de abóbora: uma solução para prevenir e combater os parasitas. Podemos consumir 30 sementes cruas por dia, diretamente ou moídas e misturadas com os alimentos.
  • Azeite de oliva: deve ser de qualidade extra virgem. Também pode ser consumido em jejum.
  • Limão: outro grande limpador e depurativo natural. Se for um limão orgânico, também é muito benéfico consumir sua casca. Podemos ralá-la e misturar nas saladas, vitaminas, sucos, etc.
  • Sementes de toranja: as sementes, em geral, são alimentos muito nutritivos. As sementes de toranja são um alimento muito depurativo.
  • Cebola: comer a cebola crua cuida dos rins e previne a parasitose.

Caso você sofra de prisão de ventre crônica, recomendamos consumir algum remédio natural para prevenir o problema, já que este deixa o intestino mais vulnerável aos parasitas.

Você pode consumir sementes de linhaça e ameixas secas , além de beber muita água fora das refeições, para regular a função intestinal.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Zhou K1, Wang H, Mei W, Li X, Luo Y, Dai H., “Antioxidant activity of papaya seed extracts”, Molecules. 2011 Jul 25;16(8):6179-92.
  • Onkar Singh y M. Ali, “Phytochemical and Antifungal Profiles of the Seeds of Carica Papaya L.”, Indian J Pharm Sci. 2011 Jul-Aug; 73(4): 447–451.
  • Okeniyi, J. A. O., Ogunlesi, T. A., Oyelami, O. A., & Adeyemi, L. A. (2007). Effectiveness of dried Carica papaya seeds against human intestinal parasitosis: A pilot study. Journal of Medicinal Food10(1), 194–196. https://doi.org/10.1089/jmf.2005.065
  • Sapaat, A., Satrija, F., Mahsol, H. H., & Ahmad, A. H. (2012). Anthelmintic activity of papaya seeds on Hymenolepis diminuta infections in rats. Tropical Biomedicine29(4), 508–512.
  • Kassie, F., Pool-Zobel, B., Parzefall, W., & Knasmuller, S. (1999). Genotoxic effects of benzyl isothiocyanate, a natural chemopreventive agent. Mutagenesis14(6), 595–604. https://doi.org/10.1093/mutage/14.6.595

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.