Framboesas: descubra como consumi-las em sua dieta

29 de julho de 2018
Você pode não saber como consumir as framboesas no seu dia a dia, mas não se preocupe! Neste artigo compartilhamos algumas formas de usá-las em suas receitas.

As framboesas são frutas silvestres deliciosas que funcionam como o principal ingrediente em doces e preparações de confeitaria. Elas são conhecidas como “o caramelo da natureza”. Seu sabor requintado entre doce e azedo é irresistível para qualquer paladar.

Felizmente, as framboesas são muito saudáveis e oferecem diversos benefícios. Elas contêm muitos nutrientes para nos manter em boas condições de saúde. É uma sobremesa saudável e perfeita.

Nós só temos que descobrir como usá-las em nossa dieta diária, em que momento do dia é melhor ingeri-las e com quais outros ingredientes podemos combiná-las. Não se preocupe, porque se você quer perder peso, também poderá incluir as framboesas em sua dieta.

O que torna as framboesas saudáveis?

As framboesas pertencem à família das rosáceas, plantas que se subdividem em plantas herbáceas, arbustos e árvores. Elas crescem em áreas temperadas, especialmente no centro e norte do continente europeu.

O que torna as framboesas saudáveis?

São conhecidas como morangos da floresta. Elas nascem da framboeseira, que é um tipo de planta selvagem. É considerada um dos principais frutos da Europa.

Leia também: Mousse leve de morango e amêndoas, sem laticínios e sem açúcar

O que as torna tão saudáveis? Além de serem deliciosas, essas frutinhas são uma fonte importante de todos os tipos de vitaminas e minerais. De fato, em 100 gramas de framboesas encontramos:

  • 41 mg de cálcio
  • 220 mgs de potássio
  • 4 g de fibra
  • 45 mcg de folatos
  • 39 calorias

Como já notamos, em 100 gramas de framboesas há muitas coisas que podemos aproveitar. Agora, vamos falar sobre o melhor momento do dia para consumi-las.

A que horas você pode comer framboesas?

Todas as frutas são uma fonte de energia. Por isso, a melhor hora para comê-las é de manhã, durante o café da manhã. Apesar de sua ingestão calórica ser reduzida, elas vão encher seu corpo de energia.

É melhor consumi-las inteiras, porque nos sucos e nas vitaminas uma boa parte da sua contribuição de fibras se perde.

Café da manhã com aveia e framboesas

Existem outras maneiras de aproveitá-las para o benefício da saúde. Há receitas saudáveis ​​com framboesas que expandem a maneira de consumi-las, sem sacrificar sua contribuição nutricional.

No entanto, antes de entrar nesse ponto, aprendamos a escolher os melhores frutos.

Aprenda a escolher as melhores framboesas

Você sabia que não existe apenas um tipo de framboesa? São vários! Especificamente, conhecemos 8 tipos de variedades diferentes desses morangos da floresta. Estes são alguns dos nomes mais comuns:

  • Morapeluda
  • Rubo ideo espinhoso
  • Sanguesa
  • Uvas do urso
  • Yrdús
  • Zarza idea

Embora não estejamos em uma aula de etimologia, é bom conhecer os nomes alternativos para que você possa adquirir framboesas em qualquer lugar.

Estas frutas crescem em certas estações, principalmente entre os meses de julho e outubro. Certifique-se de o fruto seja grosso, com uma polpa consistente e uma cor intensamente brilhante.

Se você as apertar, deve sentir que há pressão. Elas não devem ter mofo e devem estar secas e frescas. O caule deve estar verde.

Benefícios de comer framboesas

Comê-las traz muitos benefícios para o corpo humano. Sabemos que a fibra ajuda a desintoxicar o corpo e que a vitamina C é fundamental para elevar a imunidade. Mas tem muito mais:

  • Elas contêm ácido fólico, um tipo de vitamina B necessário para a multiplicação celular. Seu uso é recomendado em mulheres gestantes.
  • O potássio da framboesas é recomendado para tratar a hipertensão arterial, insuficiência renal, e doenças coronárias.
  • A vitamina C é um poderoso antioxidante. Reduz o risco de doenças degenerativas, doenças cardiovasculares e, inclusive, tem sido indicada como um agente antineoplásico.
Benefícios de comer framboesas

Receitas deliciosas com framboesas

Agora sim. Chegamos ao ponto em que descobriremos formas incríveis de usar framboesas na alimentação diária, e sem culpa. Você também pode adicioná-las a uma dieta de perda de peso, porque a maioria de suas receitas é saudável.

Um vinagrete para saladas

Ingredientes

  • 150 g de framboesas
  • 375 ml de vinagre branco

Preparação

Pegue uma jarra de vidro, encha-a de framboesas e banhe-as em vinagre. Deixe descansar por 1 dia. Use o preparo em marinadas, saladas, ou carnes assadas ao forno.

Não perca: Prepare esta receita de suco de maçã e aproveite seus benefícios para a saúde

Entrada com iogurte

Ingredientes

  • 150 g de framboesas
  • 250 g de iogurte grego ou queijo cremoso

Preparação

Pegue a xícara de frutas e misture com o iogurte grego ou com o queijo cremoso, como preferir. Esta receita funciona como uma entrada perfeita e saudável, mas também pode ser consumida como um lanche no meio da manhã.

Iogurte com framboesas

Sobremesa

As sobremesas podem ser ideais para comê-las devido ao seu delicioso sabor.

Ingredientes

  • 250 g de iogurte grego
  • 1 colher de sopa (15 g) de óleo de linhaça
  • 125 g de framboesas
  • 3 colheres de chá (21 g) de nozes

Preparação

Pegue o iogurte grego e misture com o óleo de linhaça. Pique as framboesas e polvilhe com 1 colher de chá de açúcar. Coloque tudo em um copo e finalize colocando as nozes trituradas. Nós garantimos que o sabor desta receita é delicioso.

Recomendados para você