Hora do lanche: coma delicioso e saudável

A hora do lanche é um dos momentos mais importantes do dia. É possível lanchar de forma saudável e gostosa ao mesmo tempo? Há muitas ideias para isso.

Para manter uma alimentação saudável, os nutricionistas recomendam fazer cinco refeições por dia. Porém, é muito comum prestar atenção nas refeições principais e pular as intermediárias.

A hora do lanche é fundamental para equilibrar o apetite e manter a energia; e com um pouco de dedicação, é possível fazer lanches saudáveis e deliciosos.

A importância do lanche

Coma delicioso e saudável incluindo verduras na alimentação

Além de desjejum, almoço e jantar, os especialistas aconselham adicionar um consumo de alimentos no meio da manhã e outro no meio da tarde, inclusive como algo positivo para as dietas de emagrecimento.

O hábito de lanchar é muito saudável, já que ajuda o organismo a manter a energia necessária para as atividades do dia; além disso, ajuda a ativar o metabolismo e chegar até a hora do jantar com menos fome.

É muito comum que as pessoas que estão tratando de perder peso descartem esta refeição. Porém, passar longas horas sem comer é um erro, já que o mais provável é que se coma muito na hora do jantar, o que causará um ganho de peso. O ideal é repartir a carga de comida em várias porções pequenas ao longo do dia.

Dentre as novas teorias, está a de que “faz o estômago trabalhar”, ainda que seja comendo pouca comida no lanche, poderia inclusive emagrecer. A razão é que nosso organismo gastaria mais calorias em digerir essa porção de alimento do que o número de calorias consumidas.

Visite também o artigo: Sinais de mercúrio no corpo e o que fazer ao identificá-los

Erros comuns na hora do lanche

Costuma-se associar a hora do lanche com comidas doces como pastelaria industrial, chocolates, biscoitos, etc. Em meio a um dia agitado, é muito tentador recorrer a produtos de fácil cesso como alimentos industriais enlatados.

Porém, o consumo destes alimentos ricos em açúcares e gorduras supõe o consumo desnecessário de uma alta quantidade de calorias que, além de causarem um ganho de peso, coloquem em risco a saúde.

O que comer no meio da tarde?

Coma delicioso e saudável incluindo vegetais na alimentação

O lanche deve ser uma comida leve, fácil de preparar e que ofereça a energia que o cérebro e os músculos precisam para continuar a jornada; mas não é menos delicioso por isso, em função da criatividade de cada pessoa.

O lanche pode ser doce ou salgado. O importante é que seja composto por alimentos saudáveis e naturais, desde uma simples maçã que pode ser levada facilmente a qualquer parte, até um delicioso sanduíche de peru feito em casa.

Este consumo de alimentos antes do jantar deve se adaptar ao estilo de vida de cada um, assim como a seus objetivos nutricionais. É indispensável também desfrutá-lo para que seja um momento agradável e reconfortante no meio da tarde.

Comer coisas deliciosas e saudáveis na hora do lanche é muito fácil. Basta fazer uma boa lista de compras e ter sempre a disposição ingredientes frescos e variados para não cair em tentações.

Frutas frescas

As frutas são sempre grandes aliadas de uma alimentação saudável. Planejando a lista de compras, pode-se ter sempre a mão uma variedade de frutas frescas para combinar.

Por exemplo, em um delicioso espetinho. Pode-se usar qualquer fruta de estação e misturar sabores doces e ácidos, como por exemplo pera, quiuí, morangos e mirtilos.

Outra excelente opção são as vitaminas de fruta com iogurte ou leite desnatado. Pode-se adicionar um pouco de gelo e obter um milk-shake refrescante.

Quer saber mais? Conheça as frutas que ajudam a perder peso em pouco tempo

Frutos secos

Coma delicioso e saudável incluindo frutos secos na alimentação

Os frutos secos oferecem uma grande quantidade de vitaminas, minerais, oligoelementos e antioxidantes ao nosso organismo. São ricos em gorduras saudáveis, proteína vegetal e fibra. Por exemplo, é ideal consumir uma pequena porção de nozes, amêndoas ou avelãs na hora do lanche.

Outra ideia é a combinação de iogurte com amêndoas; esta mistura oferece uma boa quantidade de proteínas e gorduras monoinsaturadas, boas para o nosso organismo. Um iogurte desnatado com uma colher de amêndoas é um lanche perfeito, que oferece só 200 calorias.

Sanduíches saudáveis

Os sanduíches costumam se associar com comida rápida ou comida pouco saudável. Porém, é possível transformá-los em deliciosas, nutritivas e muito saudáveis opções para o lanche. A condição para isso é prepará-los em casa e escolher os ingredientes adequados.

Por exemplo, duas pequenas fatias de pão integral, queijo fresco, presunto de peru e rúcula, constituem um lanche leve ideal para o meio da tarde.

Ovo na hora do lanche

O ovo é um alimento que não costuma se incluir nos lanches e, porém, é uma excelente opção. É uma boa fonte de proteínas, um ingrediente muito nutritivo, que oferece a energia necessária e tem poucas calorias.

Recomendados para você