Mejor con Salud
 

8 benefícios do suco de maçã

Além de ser uma bebida fácil de preparar, o suco de maçã tem vários benefícios para a saúde, tanto a nível interno quanto externo.
8 benefícios do suco de maçã

Última atualização: 18 Outubro, 2020

O suco de maçã é uma bebida natural que tem um certo sabor adocicado e é refrescante. Contribui para a hidratação e a sensação de saciedade, mas quais benefícios pode proporcionar especificamente?

Suco de maçã, um refrigerante natural e saudável

Uma das frutas mais consumidas em todo o mundo é a maçã. O sabor doce que a maioria de suas variedades possui, exceto a verde, fez com que muitas pessoas a considerem sua favorita.

Devido ao seu teor de fibra alimentar, a maçã é uma das melhores frutas para saciar o apetite.

Como alimento, a maçã é muito versátil. Portanto, é facilmente incorporada a várias receitas de sucos, saladas, sobremesas, canapés e muito mais. 

O destaque da maçã é que, dada sua composição (bioativos, fitoquímicos, fibra alimentar, etc.), é capaz de oferecer múltiplos benefícios à saúde. Obviamente, desde que seja consumida de uma certa maneira e regularmente, dentro de uma dieta equilibrada, porque por si só não é capaz de atender a todas as necessidades do organismo.

Comer uma maçã uma vez por ano não vai trazer benefícios. Por outro lado, se a incluirmos com alguma regularidade nas refeições ou lanches diários, podemos nos beneficiar da sua contribuição.

Descubra: É melhor comer frutas com casca ou sem casca?

8 benefícios do suco de maçã

Aqui estão alguns dos benefícios que o consumo de suco de maçã pode oferecer, como complemento a uma dieta equilibrada. Anote!

1. Mantém a pele saudável e bonita

  • Como a maçã contém ácido ascórbico (vitamina C), que é um nutriente essencial para a produção de colágeno, considera-se que o consumo da fruta natural ou do suco de maçã, como tal, ajuda a manter a saúde da pele. 
  • Em menor grau, também contém uma certa quantidade de vitamina E. Um antioxidante que permite o funcionamento adequado das células.

2. Cuida do seu coração

  • Por um lado, o suco de maçã tonifica o músculo cardíaco. A histidina (outro de seus componentes) age como um vasodilatador e contribui para a reparação dos tecidos, especialmente no sistema cardiovascular.
  • Por outro lado, o suco de maçã previne o acúmulo de colesterol no fígado e evita que passe para a corrente sanguínea. Logo, protege todo o sistema cardiovascular.

3. Apoia a saúde do aparelho muscular

Apenas uma maçã ajuda o corpo a obter a dose diária de potássio que requer para estar saudável. O potássio é um dos elementos primordiais para o bom funcionamento dos músculos.

Em vista disso, a sabedoria popular indica que o suco de maçã promove a formação de massa muscular, pois sua ingestão ajuda a transformar os carboidratos que contém em energia.

4. Alivia as dores musculares

De acordo com a sabedoria popular, a ingestão regular de suco de maçã (devido ao seu conteúdo de potássio e antioxidantes) pode ajudar a aliviar as dores musculares após o treino ou um longo dia de trabalho.

Da mesma forma, diz-se que o potássio contido no suco gera um efeito positivo sobre os ossos, pois ajuda a aumentar sua densidade.

De acordo com os especialistas da Medline Plus, o potássio “ajuda a função nervosa e a contração muscular, além de contribuir para manter a frequência cardíaca constante. Também permite que os nutrientes fluam para as células e ajuda a expulsar os resíduos delas”.

5. Refresca

Ao contrário das bebidas industriais – que são ricas em açúcar e sal, duas substâncias que contribuem para a retenção de líquidos e o inchaço – que parecem refrescar instantaneamente, mas depois deixam você com mais sede, o suco de maçã é uma alternativa saudável para evite esses aborrecimentos e saciar sua sede.

6. Ajuda a combater o cansaço e a fadiga

Devido ao seu teor de açúcar, o suco de maçã é uma bebida que pode ajudar a combater o cansaço e a fadiga, depois de ter realizado algum tipo de esforço físico (um treino, por exemplo).

7. Ajuda a aliviar a dor de estômago

Por ser uma bebida natural, de acordo com a sabedoria popular, o suco de maçã pode ajudar a obter alívio em caso de desconforto digestivo leve.

8. Combate a diarreia

Segundo algumas crenças, o suco de maçã é uma bebida que pode ser consumida com moderação em caso de diarreia. Não só “acalma” o sistema digestivo e proporciona alívio, como também ajuda na hidratação e saciedade.

Receita de suco de maçã

A seguir, uma receita muito simples para preparar uma bebida saudável que você pode consumir mesmo com o estômago vazio. Vai garantir os nutrientes necessários para começar o dia com energia.

Ingredientes

  • 4 xícaras de água (1 litro).
  • 5 colheres de suco de limão (50 ml).
  • 4 maçãs, preferivelmente vermelhas ou verdes.
  • 2 colheres de sopa mel orgânico (20 g).
  • Opcional: 1 colher de chá de canela em pó (5 g) (opcional).

Modo de preparo

  • Em primeiro lugar, lave bem as maçãs, corte-as em quatro pedaços e retire o centro.
  • Se desejar, você pode remover a casca, embora não seja um passo necessário.
  • Depois, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata durante alguns minutos até obter uma bebida homogênea.
  • Por fim, sirva em um copo e saboreie esse delicioso suco.

Você ficou com vontade de aproveitar essa deliciosa bebida natural? Então não deixe para depois e experimente junto com um estilo de vida saudável para comprovar todos os seus benefícios!

7 vitaminas com maçã verde para começar bem o dia

7 vitaminas com maçã verde para começar bem o dia

A maçã verde é uma das frutas mais saborosas e oferece uma grande quantidade de fibras que ajudam a melhorar o trânsito intestinal.



  • Palomo GI, Yuri JAS, Moore-Carrasco R, Quilodrán PÁ, Neira EA. El consumo de manzanas contribuye a prevenir el desarrollo de enfermedades cardiovasculares y cáncer: Antecedentes epidemiológicos y mecanismos de acción. Rev Chil Nutr 2010;37(3):377-385
  • Healthline.com Potassium [Online] Available at: www.healthline.com/health/potassium
  • Casero T, Recasens I, Carrasco V y Xucla F. Dinámica de acumulación de nutrientes en manzana. Area de Postcollita. CeRTA. Universitat de Lleida (1998)
  • ESCOBAR ARELLANO  EE. Elaboración de una bebida adelgazante con sabor a manzana a base de apio (apium graveolens) y vinagre de manzana en diferentes concentraciones y endulzando con stevia (stevia rebaudiana bertoni) y miel de abeja. Universidad Téncica de Cotopaxi. Latanuga, Ecuador (2010).