Benefícios e propriedades do tomilho

21 Dezembro, 2019
O tomilho é uma planta conhecida desde os tempos antigos por seus usos culinários, cosméticos e medicinais. Hoje, sabe-se que seu uso alivia a tosse e a inflamação do trato respiratório, além de distúrbios digestivos e gastrointestinais.

O tomilho é uma das plantas medicinais mais populares. Por centenas de anos, as pessoas usufruíram doas propriedades do tomilho, pois traz benefícios interessantes para a saúde humana. De fato, seus nutrientes contribuem para a prevenção e tratamento de algumas doenças.

Além disso, devido ao seu sabor, é usado na culinária mediterrânea. Você conhece os benefícios e propriedades do tomilho?

Embora a planta seja amplamente usada na culinária tradicional, poucos sabem que pode ser uma ótima aliada para o corpo. Seus componentes incluem óleos essenciais, fenóis e flavonoides, conhecidos por suas propriedades antioxidantes. Além disso, também é uma fonte de vitaminas e minerais. Vejamos agora suas principais aplicações.

Propriedades do tomilho a nível nutricional

Ramo de tomilho

O tomilho é uma erva da mesma família da hortelã. Estima-se que existam mais de 400 subespécies. Graças ao seu sabor característico, é uma das plantas mais utilizadas na gastronomia. Além disso, devido às suas propriedades, também é popular na medicina tradicional. Seus componentes incluem:

Flavonoides e ácidos fenólicos

Primeiramente, você deve saber que o tomilho é rico em flavonoides e ácidos fenólicos. Esses antioxidantes reduzem os danos causados ​​pelos radicais livres no organismo. Da mesma forma, seu poder antioxidante minimiza o risco de doenças cardiovasculares.

Ferro

O tomilho é uma excelente fonte de ferro para a saúde. Lembre-se de que o ferro ajuda a transportar oxigênio até as células e contribui para a formação de glóbulos vermelhos. Por isso, permite a fabricação de novas células, hormônios e neurotransmissores.

Vitamina K

Também é interessante saber que o tomilho contém altos níveis de vitamina K, tão essencial para a produção de proteínas que ajudam na coagulação do sangue.

Magnésio

Muitos dos benefícios do tomilho são devidos ao seu teor de magnésio. Este mineral ajuda a regular a frequência cardíaca, garantir o bom funcionamento dos músculos e a transmissão dos impulsos nervosos.

Vitamina C

Finalmente, esta planta é uma boa fonte de vitamina C. Por isso, desempenha um papel importante na manutenção da estrutura dos tecidos, ossos, cartilagens, dentes e gengivas.

5 benefícios do tomilho para a saúde

Devido ao seu interessante teor de nutrientes essenciais, não é de se estranhar que possamos destacar vários benefícios do tomilho para a saúde. De fato, muitos de seus extratos são usados ​​na elaboração de suplementos e remédios alternativos.

1. O tomilho fortalece o sistema imunológico

Favorecer a digestão

Devido ao seu teor de antioxidantes, incluindo a vitamina C, o tomilho é um ótimo aliado para melhorar as funções do sistema imunológico. Além disso, possui efeitos antimicrobianos e antissépticos que ajudam a lidar com vários tipos de vírus e bactérias.

Algumas pesquisas sugeriram que esta planta é eficaz contra infecções do trato respiratório e tosse.  É particularmente usado em chás de ervas para ajudar a combater resfriados e em gargarejos para aliviar infecções orais e dores de garganta.

Também vai te interessar: 5 soluções com eucalipto para aliviar problemas respiratórios

2. O tomilho é antioxidante

Muitos dos benefícios do tomilho são devidos ao seu poder antioxidante. Estimula todo o corpo, do sistema digestivo aos músculos, através do sistema imunológico.

Da mesma forma, combate os danos causados ​​pelos radicais livres, moléculas reativas envolvidas no desenvolvimento de certos tipos de câncer e doenças relacionadas ao envelhecimento.

3. O tomilho é bom para a digestão

Favorecer a digestão

O tomilho é uma planta que estimula o apetite e ajuda a aliviar o desconforto relacionado a distúrbios gastrointestinais. Os fenóis contidos na planta lhe conferem uma ação antiespasmódica e podem efetivamente tratar a digestão lenta, o inchaço e o arroto, além de aliviar as cólicas intestinais.

Também pode te interessar: 5 ervas que ajudam a melhorar os problemas digestivos

Suas propriedades antifúngicas e antimicrobianas também ajudam a manter os elementos nocivos da flora intestinal sob controle. Para infecções do trato urinário, o chá de tomilho ajuda a combater cistite, uretrite ou prostatite.

4. O tomilho é uma fonte de minerais essenciais

Os benefícios do tomilho são imensos para a saúde. O tomilho é de fato uma boa fonte de ferro, essencial para o transporte de oxigênio e a formação de glóbulos vermelhos no sangue, como já explicamos.

Além disso, também fornece vitamina K, necessária para a produção de proteínas que desempenham um papel na coagulação do sangue.

O tomilho é uma fonte de manganês, que atua como cofator de várias enzimas que facilitam uma dúzia de processos metabólicos diferentes, e cálcio, que contribui para a formação adequada de, por exemplo, ossos, dentes faz a manutenção da saúde.

5. Propriedades do tomilho para a beleza

Tomilho para rejuvenecer a pele

Por fim, também é preciso saber que, graças às suas propriedades antissépticas e antibacterianas, ele é usado para abordar infecções de pele, infecções fúngicas, feridas, herpes e uma ampla variedade de doenças da pele. Também alivia a vermelhidão da pele, queimaduras solares e pequenas feridas.

A infusão de tomilho é utilizada nos cuidados bucais e dentários, pois cura e mantém a boa saúde dos dentes e gengivas e, além disso, combate o mau hálito e a cárie dentária.

Você conhecia esses benefícios do tomilho? Por seu sabor e virtudes, vale a pena incorporá-lo à dieta regular. No entanto, se você estiver tomando algum medicamento ou tiver uma condição especial, consulte seu médico sobre seu consumo. Em casos específicos, pode interagir mal com os medicamentos ou pode ser contraproducente.

  • Gruenwald, J., Graubaum, H.-J., & Busch, R. (2005). Efficacy and tolerability of a fixed combination of thyme and primrose root in patients with acute bronchitis. A double-blind, randomized, placebo-controlled clinical trial. Arzneimittel-Forschung. https://doi.org/10.1055/s-0031-1296916
  • Stahl-Biskup, E., & Venskutonis, R. P. (2012). Thyme. In Handbook of Herbs and Spices: Second Edition. https://doi.org/10.1533/9780857095671.499
  • Šegvić Klarić, M., Kosalec, I., Mastelić, J., Piecková, E., & Pepeljnak, S. (2007). Antifungal activity of thyme (Thymus vulgaris L.) essential oil and thymol against moulds from damp dwellings. Letters in Applied Microbiology. https://doi.org/10.1111/j.1472-765X.2006.02032.x
  • Gallego, M. G., Gordon, M. H., Segovia, F. J., Skowyra, M., & Almajano, M. P. (2013). Antioxidant properties of three aromatic herbs (rosemary, thyme and lavender) in oil-in-water emulsions. JAOCS, Journal of the American Oil Chemists’ Society. https://doi.org/10.1007/s11746-013-2303-3
  • Imelouane, B., Amhamdi, H., Wathelet, J. P., Ankit, M., Khedid, K., & El Bachiri, A. (2009). Chemical composition and antimicrobial activity of essential oil of thyme (Thymus vulgaris) from eastern Morocco. International Journal of Agriculture and Biology. https://doi.org/hdl.handle.net/2268/16021