5 dicas para melhorar a saúde digestiva

Consumir uma quantidade adequada de água diariamente é essencial para a saúde digestiva. Existem outras ações cotidianas que podem melhorar o funcionamento desse sistema. Quais são?
5 dicas para melhorar a saúde digestiva

Última atualização: 11 Agosto, 2021

A digestão é essencial para manter o corpo saudável. Este é o processo que transforma os alimentos consumidos em energia, que mais tarde nos ajuda a realizar as nossas tarefas diárias. Isso significa que, quando a saúde digestiva está com problemas, o corpo não obtém a energia de que necessita. A seguir, vamos explicar como melhorar a saúde digestiva com alguns bons hábitos.

A má digestão também é causa de doenças como gastrite ou refluxo gástrico, entre outras. O sistema digestivo e seu comportamento estão diretamente relacionados a vários fatores ambientais, aos alimentos e ao estresse. Lembre-se dessas chaves e melhore sua saúde digestiva de forma natural e rápida.

Como melhorar a saúde digestiva

1. Consuma fibras

Fibras para melhorar a saúde digestiva

A fibra é um componente vegetal que favorece a digestão dos alimentos. Quando consumida na quantidade certa, ajuda o corpo a processar melhor os alimentos e, assim, previne a constipação.

A fibra é encontrada em vegetais, grãos integrais e frutas. Um estudo publicado no Jornal Cubano de Medicina Geral Integral conclui que uma dieta que contém fibras é benéfica para evitar doenças como diabetes e obesidade.

Da mesma forma, a fibra também é utilizada para promover o controle de peso, conforme detalhado em estudo publicado pela Nutrition. Isso ocorre porque ela cria uma sensação de saciedade e evita que você coma em excesso.

2. Mastigue bem a comida

Mulher comendo com calma

Tendemos a pensar que o processo digestivo começa no momento em que o alimento chega ao estômago. Isso é incorreto, porque assim que você coloca a comida na boca, o cérebro começa a secretar saliva.

Como e por quanto tempo você mastiga os alimentos é extremamente importante para melhorar a saúde digestiva. Com esse processo, começa a digestão e a absorção dos nutrientes.

Quando você mastiga rápido demais, não dá tempo ao cérebro para enviar o sinal de saciedade, conforme explicado em uma publicação do Boletim Médico do Hospital Infantil de México,

Isso se traduz em uma ingestão maior de alimentos do que o necessário. O ideal é apreciar os sabores e mastigar com calma.

3. Beba bastante água

Beber muita água para melhorar a saúde digestiva

Beber a quantidade correta de água melhora a saúde digestiva porque, entre muitas outras funções citadas por este estudo publicado pela Nutrition Reviews, facilita a eliminação de resíduos e estimula a limpeza do intestino, pâncreas, rins e outros órgãos. Ao mesmo tempo, ajuda a ter uma pele mais saudável e lisa.

4. Gerencie o estresse

Estresse no trabalho

De acordo com pesquisas publicadas pela Individual Differences Research, o estresse costuma se refletir na saúde digestiva. Hoje em dia, é comum que esse problema apareça devido a maus hábitos.

Além disso, quando sentimos ansiedade, costumamos comer alimentos não saudáveis, como doces, refrigerantes ou frituras.

Para combater o estresse, aqui estão alguns passos que você pode tomar:

  • Aumente a quantidade e a frequência dos exercícios. Quanto exercício você costuma fazer? Se você é um daqueles que nunca faz nada ou caminha apenas uma ou duas vezes por semana, aumente a frequência para meia hora por dia. Como indica um estudo publicado pela Universidade Autônoma de Barcelona, isso o ajudará a reduzir os níveis de ansiedade e estresse.
  • Coma poucos alimentos fritos. Diante dessa vontade, escolha um bom punhado de oleaginosas ou uma porção de frutas. Se você optar pela segunda alternativa, é recomendável consumir a fruta inteira. No suco, grande parte da fibra natural é perdida.

5. Defina os horários das refeições e siga-os

Muitas pessoas fazem dieta para perder peso e pulam refeições ou jejuam por longas horas, e isso está errado. Ao fazer isso, você priva o seu corpo dos nutrientes de que precisa para viver e atrapalha o funcionamento do sistema digestivo.

Portanto, não é incomum ouvir falar de pessoas que passam várias horas sem comer e, quando o fazem, ficam com dor de estômago. Também há quem comece a ter problemas de azia ao meio dia. Isso pode ocorrer porque o corpo sabe que deve comer de tempos em tempos e se prepara para isso.

Se você não der a comida que ele está esperando, o ácido gástrico causará um grande desconforto. Para evitar isso, tente comer pequenas porções de alimentos saudáveis a cada quatro a cinco horas. Desta forma, você melhorará a saúde digestiva e manterá seu metabolismo funcionando bem.

Claro, uma exceção seria seguir um protocolo elaborado e supervisionado por um nutricionista. Nesse caso, o profissional saberá de quais suplementos você precisa para que não haja deficiências.

Melhorar a saúde digestiva não é o mesmo que perder peso

Emagrecer

Há quem pense que uma boa saúde digestiva não é uma questão prioritária e que evitará quaisquer problemas perdendo alguns quilos a mais. A realidade é muito diferente.

É verdade que manter um peso adequado é muito bom para a saúde do sistema digestivo. No entanto, isso não significa que os problemas desaparecerão magicamente.

A melhor recomendação é que você coloque esses hábitos em prática e preste atenção a qualquer alteração. Se você sentir um desconforto significativo, tente consultar o seu médico. Ele será capaz de lhe dizer se há um problema específico e definirá o tratamento que você deve seguir.

Pode interessar a você...
5 remédios à base de ervas para melhorar a digestão naturalmente
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 remédios à base de ervas para melhorar a digestão naturalmente

Os remédios de ervas para melhorar a digestão são leves e naturais. Se você sofre de distúrbios gastrointestinais, pode recorrer a eles.