Por que eu não consigo perder peso?

23 Outubro, 2020
Você já se perguntou por que não consegue perder peso apesar de comer de forma saudável e se exercitar? Embora você possa não estar ciente, a perda de peso é a soma de vários fatores. Saiba mais a seguir.

Após vários meses de dieta, muitas pessoas começam a se perguntar: “por que eu não consigo perder peso?”. Apesar de consumir alimentos saudáveis ​​e até fazer exercícios físicos, algumas pessoas não conseguem perder os quilos extras.

O problema é que a perda de peso é um processo complexo realizado com base na soma de vários fatores. Por esse motivo, além da dieta e do exercício, é necessário corrigir alguns erros que podem se transformar em obstáculos para emagrecer.

Por que eu não consigo perder peso? Descubra as possíveis razões

1. Comer muito pouco

Você come apenas vegetais com um bife grelhado? Você parou de comer frutas? Mesmo que pareça contraditório, reduzir a ingestão calórica e seguir uma dieta muito rigorosa pode retardar o seu metabolismo e fazê-lo entrar em “modo de economia”. Em outras palavras, gastaremos menos calorias do que deveríamos, tornando a perda de peso cada vez mais difícil.

Além disso, você ficará com fome e mais propenso à compulsão. Isso não é saudável e você não conseguirá manter a situação com o tempo. Portanto, para conhecer suas necessidades de energia, é apropriado procurar um nutricionista, que tem autoridade para aconselhá-lo.

Mulher fazendo dieta restritiva
Comer muito pouco não é a melhor alternativa para perder peso. Embora a princípio pareça funcionar, mais tarde causará um aumento da ansiedade e da compulsão alimentar.

2. Excessos nos finais de semana

Você é muito cuidadoso com a sua dieta durante a semana, mas no fim de semana você faz um banquete? É inútil fazer uma dieta muito rigorosa de segunda a sexta-feira se você recupera tudo no final da semana.

É melhor manter uma dieta constante ao longo da semana, embora de vez em quando você se entregue às guloseimas. Também é importante pensar em manter uma alimentação saudável e consciente, em vez de pensar “eu estou de dieta”.

Leia também: Como deve ser a dieta de quem tem pedras na vesícula

3. Eu não consigo perder peso porque como rápido demais

Uma das razões pelas quais você não consegue perder peso é porque você come muito rápido, pois seu cérebro não sente a saciedade e, portanto, você ingere mais do que deveria.

Comer assistindo televisão ou no celular também pode influenciar, porque muitas vezes não percebemos o quando estamos comendo.

Recomendamos que você coma por pelo menos 20 minutos e mantenha os dispositivos eletrônicos fora do seu alcance. Você tem que estar ciente do que está comendo. Comer com a família ou os amigos pode ajudá-lo nesse processo.

Leia também: 7 dicas para emagrecer após a gravidez

4. Eliminar os carboidratos

É um erro eliminar completamente pão, macarrão, arroz, batata e legumes de sua dieta. Eliminar os carboidratos pode nos causar mais ansiedade e o corpo nos pedirá mais açúcar. Não comer macarrão em uma das refeições, mas depois lanchar biscoitos, chocolate ou qualquer doce não faz muito sentido.

Portanto, é importante não excluir nenhum macronutriente, mas sim reduzir a sua ingestão total.

Para isso, é muito útil usar o método Harvard, seguindo a tabela de Harvard. O prato consiste em metade de vegetais e frutas, um quarto de proteína (carne, peixe, ovos, laticínios, leguminosas) e a outra parte de carboidratos (pão, macarrão, arroz, batata), sempre priorizando grãos integrais.

Fontes de carboidrato
Eliminar todas as fontes de carboidratos da dieta acaba sendo um erro quando o objetivo é perder peso.

5. Erros no exercício físico

É tão errado não fazer atividade física quanto fazer muito ou pouco. Não superestime seu gasto calórico: caminhar 20 minutos por dia não é suficiente para perder peso; você precisará caminhar por pelo menos uma hora. Ou, se você quiser perder peso mais rapidamente, faça exercícios físicos com um maior gasto calórico.

Além disso, o pensamento de “eu como tudo o que quero e depois me mato de fazer exercício físico” não é o mais útil, porque seu peso ficará estagnado.

“Eu tenho um déficit calórico e faço exercício físico corretamente, mas ainda assim eu não perco peso. O que acontece?” Nesse caso, pode ser que você esteja ganhando músculo e água, pois o aumento da massa muscular retém mais água. Mas lembre-se: o importante é diminuir o percentual de gordura corporal.

A solução é adaptar o exercício físico a cada pessoa sem exagerar e permitir que o corpo descanse.

Recomendamos que você leia: A natação e suas contribuições para a perda de peso

6. Não dormir o suficiente e ficar estressado

Há alguns anos, sabemos que a quantidade e a qualidade do sono estão diretamente relacionadas à propensão a ganhar peso. Um estudo publicado na Scientific Reports sugere que a privação de sono provoca uma mudança na atividade cerebral que nos leva a comer mais gorduras.

Dormir mal também aumenta o estresse e, com ele, os níveis de cortisol. O cientista Spendlove adverte:

“O cortisol é secretado pelas glândulas suprarrenais em resposta ao estresse. Ter altos níveis desse hormônio pode levar a altos níveis de açúcar no sangue, favorecendo o ganho de peso”.

Você ainda está se perguntando “por que eu não consigo perder peso”? Revise a sua alimentação e os seus treinos e verifique se você não está cometendo nenhum dos erros que mencionamos. Em caso positivo, tente corrigi-lo o mais rápido possível para que ele não interfira no seu plano de emagrecimento. Por último, consulte sempre um médico ou nutricionista antes de fazer qualquer mudança na sua dieta.

  • Fang, Z., Spaeth, A. M., Ma, N., Zhu, S., Hu, S., Goel, N., … & Rao, H. (2015). Altered salience network connectivity predicts macronutrient intake after sleep deprivation. Scientific reports5, 8215.
  • Johnstone, A. (2015). Fasting for weight loss: an effective strategy or latest dieting trend?. International Journal of Obesity39(5), 727.
  • Schoeller, D. A., & Buchholz, A. C. (2005). Energetics of obesity and weight control: does diet composition matter?. Journal of the American Dietetic Association105(5), 24-28.
  • Swift DL, Johannsen NM, Lavie CJ, Earnest CP, Church TS. The role of exercise and physical activity in weight loss and maintenance. Prog Cardiovasc Dis. 2014;56(4):441–447.