Rabanada vegana integral e sem açúcar

25 de junho de 2020
A rabanada vegana, sem ovos e sem açúcar, é mais saudável e igualmente deliciosa. Experimente!

A rabanada é um dos doces típicos da gastronomia de muitos países. Normalmente, elas são consumidas na Natal, mas precisamos ser honestos: elas são tão deliciosas que nos fazem querer comê-las o ano todo! Hoje, compartilharemos uma receita passo a passo de rabanada vegana integral e sem açúcar!

Rabanada vegana integral

Rabanada vegana integral
A rabanada vegana é mais saudável e igualmente deliciosa.

Esta rabanada é vegana porque não contêm ovos ou qualquer alimento de origem animal. No entanto, é claro que todos podem comê-las, e queremos incentivá-lo a experimentar. Sem adição de açúcar ou de ovos, elas são uma opção muito mais saudável do que a rabanada tradicional.

Estas rabanadas são tão gostosas e leves quanto as originais. No entanto, seu teor de gordura é muito menor e elas podem ser perfeitas não apenas para pessoas que seguem a dieta vegana, mas para aquelas que sofrem de intolerância alimentar ou simplesmente querem cuidar da sua saúde.

Valor nutricional

Leite de amêndoas
O leite de amêndoas traz uma doçura especial a esta rabanada vegana.

O principal ingrediente desta receita é o pão integral, ou seja, feito com farinha de trigo integral. Esta é uma fonte de fibras e carboidratos complexos, além de fornecer vitaminas do complexo B e minerais como fósforo e ferro, e ter um teor de gordura muito baixo.

O leite de vaca tradicional foi substituído nesta receita pelo leite de amêndoas, e o açúcar pela estévia. Obviamente, se preferir, você não precisa adoçar a rabanada (afinal, o leite de amêndoas já dará um sabor adocicado). No final, você também pode banhá-las com um pouco de mel.

Nutricionalmente, o leite de amêndoas fornece entre 25 e 50 calorias por 100 gramas e é rico em gorduras monoinsaturadas (gorduras “boas”), além das vitaminas B6 e E, entre outras.

Descubra também: Leite de amêndoas: receita caseira e fácil

Como fazer rabanada vegana

Rabanada vegana com canela
Substitua o pão branco pelo pão integral e aumente o valor nutricional da sua rabanada.

Você se anima a trocar a sua rabanada tradicional por essa vegana? Você não vai se arrepender: elas são extremamente saudáveis ​​e realmente deliciosas. Arrisque-se a prepará-las e para apreciar com toda a sua família.

Ingredientes

  • 6 fatias de pão integral
  • 300 ml de leite de amêndoas
  • 1 colher de chá de semente de linhaça
  • 1/2 colher de chá de canela em pó
  • Baunilha
  • 1 pitada de cúrcuma
  • 100 ml de água
  • 100 ml de suco de laranja
  • 1/2 limão
  • 1 pau de canela
  • Estévia (opcional, quantidade necessária)
  • Mel (opcional)

Quer mais receitas? Descubra: Como fazer geleia com estévia: fácil e saudável

Modo de preparo

  1. Corte fatias grossas de pão, de um e meio a dois centímetros de espessura. Reserve.
  2. Em uma tigela, misture o leite de amêndoas com a canela, a baunilha, as sementes de linhaça e a cúrcuma. Bata com um batedor de claras para obter uma mistura homogênea. Deixe repousar por aproximadamente 10 minutos.
  3. Mergulhe as fatias de pão na mistura preparada por cerca de 15 minutos. O pão deve ser ficar ensopado, mas sem quebrar. Vire cada fatia a cada poucos minutos para pegar líquido de ambos os lados. Se você perceber que o pão começou a se desfazer, retire-o da imersão.
  4. Enquanto o pão está embebido no leite de amêndoas, aqueça o suco de laranja com o suco de meio limão, casca de limão, canela e baunilha em uma panela pequena. Se você quiser adoçar sua rabanada vegana, agora é a hora. Adicione a estévia a gosto ou uma colher de sopa de mel e misture.
  5. Cozinhe a calda sem ferver. A ideia é apenas reduzir.
  6. Em seguida, aqueça a frigideira com um fio de azeite de oliva extravirgem e coloque as rabanadas em fogo médio, virando-as com cuidado.
  7. Por fim, sirva com um pouco de calda por cima.

O que você acha desta receita fácil de rabanada vegana integral e sem açúcar? Elas são muito saudáveis ​​e toda a família vai adorar! O melhor? Por ser uma receita livre de açúcares e gorduras saturadas, você pode saboreá-las com mais frequência do que as tradicionais.

  • Fundación Española de Nutrición. Pan Integral. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/panintegral.pdf
  • Fundación Española de Nutrición. Miel. http://www.fen.org.es/index.php/alimentacion/alimento/miel
  • Fundación Española de Nutrición. Almendra. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/almendra.pdf