A comida sadia é uma necessidade que pode se tornar uma preocupação. Entretanto, há diferentes alternativas para comer alimentos deliciosos sem ser prejudiciais. A seguir, veremos como fazer geleia com estévia de maneira fácil e muito saudável.
A estévia e suas propriedades
A geleia é uma das delícias doces que gera mais receio, porque o excesso de açúcar acaba sendo muito prejudicial à saúde. No entanto, se minimizarmos esse risco com produtos naturais, como a estévia, por exemplo, desfrutaremos de um lanche ou bebida gostosa e saudável.
A estévia é um adoçante natural de origem vegetal. É mais doce que o açúcar, mas não aumenta a insulina no sangue, o que diminui os riscos de diabetes. Além disso, a baixa quantidade de calorias que ela contém minimiza as chances de alterações de peso como a obesidade.
Sendo um produto natural, sem aditivos, é necessário levar em conta algumas considerações. Por exemplo, a estévia apenas adoça, mas não gelatiniza, portanto, a solução pode ser incorporar gelatina ou pectina sem açúcar.
Uma pequena quantidade de suco de limão ajudará a conservar essa geleia. Entretanto, uma vez preparada, deve ser consumida em no máximo sete dias.
Outra recomendação é não esmagar demais os frutos, pois a consistência desejada será perdida. Portanto, o ideal é triturar com um garfo ou passar as frutas pelo liquidificador, mas não muito.
Em primeiro lugar, lave e pique bem as frutas em pedaços pequenos. Esmague ou bata até obter a consistência desejada.
Adicione a estévia e o suco de limão na xícara de água e misture até dissolver.
Em uma panela, em fogo alto, adicione as frutas e a água com estévia e o suco de limão. Quando ferver, baixe o fogo, adicione a gelatina e mexa por meia hora ou até que a textura desejada seja alcançada.
Despeje a mistura em frascos, espere esfriar e leve à geladeira.
1 colher de sopa de açúcar de coco (15 g) (opcional)
Canela
Uma pitada de sal
Preparação
Primeiramente, em uma xícara de água, coloque uma colher de sopa de folhas de estévia e cozinhe durante quinze minutos para preparar a infusão.
Depois de lavadas, triture as amoras no liquidificador com as sementes de chia, o limão, a canela e o sal. Se você quiser usar açúcar de coco, é hora de adicioná-lo.
Logo depois, adicione a infusão de estévia e prove a doçura. Se for necessário, acrescente um pouco mais de estévia.
Deixe descansar por uma hora.
Após o tempo indicado, leve a mistura a fogo baixo e mexa até ficar bem cozida.
Coloque a preparação em frascos de vidro. Tampe-os e coloque-os com a boca para baixo até a mistura esfriar. Se na parte central da tampa aparecer um surco que não desaparecer quando o frasco for virado, significa que a geleia ficou fechada a vácuo.
Então, gostou das nossas receitas? sendo assim, continue antenado na nossa página porque temos mais sugestões para a sua saúde e bem-estar.
Gostaria de aprender a preparar várias receitas ricas em vitamina C? A dose diária recomendada desta vitamina é obtida facilmente por meio da dieta. Além disso, a vitamina C é necessária porque cumpre diversas funções essenciais no organismo. Este nutriente participa…
O molho de nozes é muito fácil de fazer e é outro recurso quando se trata de variar nossas receitas de molhos. As nozes são os frutos da nogueira. Existem variedades portuguesa, espanhola, francesa e americana. As mais cultivadas atualmente…
Você ficará surpreso quando lhe dissermos que é possível fazer um bom sanduíche de vegetais sem pão. Cheias de criatividade, sabor e nutrição, essas receitas são ideais para quem procura uma dieta baixa em carboidratos. Assim, você pode se reconciliar…
Para fazer uma tortilha de brócolis você não precisa reinventar a receita original, basta adaptá-la um pouco para torná-la mais saudável. E não, não é porque contém esse maravilhoso vegetal, mas porque a carga de nutrientes e elementos que contém…
A seguir, mostraremos 3 cremes de verduras para reforçar suas defesas. A variedade na ingestão de frutas e legumes é fundamental. O uso de vegetais de várias cores garante o fornecimento correto de vitaminas e minerais. Também é interessante escolher…
O pão de trigo é um alimento básico em muitos lares. No entanto, muitas pessoas começaram a evitá-lo, pois contém muitas farinhas refinadas, amido e sódio, o que não o tornam exatamente uma opção muito saudável. Mas você tem interesse…