Benefícios da estévia na perda de peso
Sabemos que existem algumas controvérsias sobre se é uma boa ideia ou não usar a estévia para a perda de peso, ou não. Aqui vamos falar sobre seus benefícios, e por que consideramos uma boa ideia adicioná-la à sua dieta. Lembre-se de que é importante manter as porções e não consumir muito, porque é quando esta deixa de ser saudável.
Pronto? Continue lendo este artigo e não perca a oportunidade de conhecer os benefícios da estévia. No final, será sua decisão se você a consome ou não, mas faça isso de maneira bem informada, e com fundamentos.
O que é a estévia?
A estévia é um adoçante natural, assim como o açúcar de cana. A planta da estévia é nativa do Brasil e do Paraguai, e por muitos anos foi quase desconhecida pelo mundo inteiro. Ela tem sido usado para adoçar o mate tradicional, como um remédio natural, e como adoçante na culinária tradicional.
Como remédio natural, nas regiões citadas acima, acredita-se nos benefícios da estévia quando se trata de:
- Perder peso
- Acalmar queimaduras
- Combater a cólica
- Reduzir os problemas de estômago
Além disso, seu efeito adoçante é 200 vezes mais poderoso do que o do açúcar tradicional.
Justamente este último motivo, é o que causou a explosão de sua fama e uso, embora nos últimos anos também tenha surgido o medo de seus efeitos negativos.
Qual é o melhor tipo de estévia para a perda de peso e para a saúde?
Embora a forma mais comercial que você vai encontrar estévia é o pó, semelhante ao açúcar, esta não é a única. Suas opções são:
A folha verde
Esta é a opção menos processada e a escolha mais saudável. Ao contrário das opções processadas, essa apresentação só tem um efeito adoçante 30 vezes maior do que o açúcar de cana tradicional. No entanto, sendo a opção mais natural, é aquela que a coloca em menor risco, e traz maiores benefícios à saúde.
Se você tiver a possibilidade de obtê-la, aproveite-a.
Extrato de estévia
Esta é a versão mais comum quando pensamos em estévia para a perda de peso. Seu efeito é equivalente a 200 vezes o efeito do açúcar.
O ponto negativo, é que retém um pouco do gosto amargo da folha natural, por isso nem todo mundo gosta dessa opção. No entanto, se der uma chance, ao extrato de estévia, você se acostumará em pouco tempo com o seu sabor.
Se você não consegue obter a folha natural, esta é a segunda melhor opção.
Estévia alterada
Esta é a opção mais comercial e menos saudável dos três. É geralmente a mais consumida pelo seu preço, mas nós realmente não a recomendamos, porque já inclui outros ingredientes.
Visite este artigo: Canela: remédio caseiro para controlar a diabetes de maneira natural
Estévia na perda de peso
O maior benefício da estévia na perda de peso é que, por exigir menos adoçante, você adiciona menos calorias em seu corpo. Isso significa que você pode incluir os alimentos que gosta, sem riscos, sempre que adicionar um toque de estévia em vez de outros adoçantes.
Basta lembrar que fazer mudanças para opções mais saudáveis, não significa que você pode comer sobremesas ilimitadamente. Isso significa que as mesmas porções lhe trarão menos calorias e carboidratos.
O fato de que a estévia contribui com menos carboidratos, também lhe dá a oportunidade de preparar as sobremesas que seus filhos gostam com mais segurança. Nesse caso, também é importante lembrar-se de ensiná-los sobre as porções corretas, e sobre como fazer as escolhas corretas em sua alimentação.
Controla a diabetes
A participação da estévia na perda de peso também ajuda a combater, ou a controlar a diabetes. Este adoçante tem a característica de regular os níveis de açúcar no sangue. Se você tiver problemas com diabetes ou pré-diabetes, a estévia irá ajudá-lo a evitar complicações.
A principal diferença entre a estévia e o açúcar normal, é que o primeiro possui elementos que não são absorvidos pela corrente sanguínea, portanto não há picos de glicose.
Para que esse efeito seja mantido é importante que você escolha estévia natural, ou que seja pouco processada.
E você? Usa estévia ou ainda consome o açúcar natural? Qual destes você prefere?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Tandel KR., Sugar substitutes: health controversy over perceived benefits. Journal of Pharmacology & Pharmacotherapeutics, 2011.
- Nettleton JE, Klancic T, Schick A, Choo AC, Shearer J, Borgland SL, Chleilat F, Mayengbam S, Reimer RA. Low-Dose Stevia (Rebaudioside A) Consumption Perturbs Gut Microbiota and the Mesolimbic Dopamine Reward System. Nutrients. 2019 May 31;11(6):1248. doi: 10.3390/nu11061248. PMID: 31159256; PMCID: PMC6627124.
- Boles A, Kandimalla R, Reddy PH. Dynamics of diabetes and obesity: Epidemiological perspective. Biochim Biophys Acta Mol Basis Dis. 2017 May;1863(5):1026-1036. doi: 10.1016/j.bbadis.2017.01.016. Epub 2017 Jan 24. PMID: 28130199; PMCID: PMC5429876.