Que alimentos evitar comer à noite?

12 de dezembro de 2019
É essencial saber que alimentos evitar comer à noite se quisermos descansar adequadamente. Caso contrário, sobrecarregaremos o estômago e levaremos mais tempo para fazer a digestão.

Muitas vezes chega a hora de dormir e temos vontade de comer. Um dos erros mais prejudiciais para a saúde é ingerir uma grande quantidade de comida antes de ir para a cama, e não discernir que alimentos evitar comer à noite, pois alguns deles nos prejudicam, principalmente porque exigem uma digestão prolongada.

Esta situação pode nos causar desconforto e insônia. Portanto, comer um jantar leve, rico em carboidratos e proteínas complexos, nos dará saciedade para descansar adequadamente durante o período noturno.

Comer à noite: certo ou errado?

Muitas vezes devido ao nosso padrão de vida e trabalho o único momento de reunião familiar que temos é durante o jantar. Durante o dia é provável que você coma um lanche, e esteja ansioso para chegar em casa para comer a sua “refeição forte” do dia, que geralmente é à noite.

No entanto, isso pode causar efeitos colaterais desagradáveis que podem nos impedir de descansar corretamente. Entre outras coisas, uma digestão pesada e lenta irá complicar o momento de ir para a cama. A indigestão pode durar até o dia seguinte e, quando você acordar, não terá energia suficiente para começar a desenvolver sua atividade diária. 

Que alimentos evitar comer à noite

Um jantar leve sem sobrecarregas é a melhor alternativa para descansar adequadamente.

Embora seja difícil controlar completamente o que comemos quando estamos fora de casa, podemos aproveitar os jantares para cuidar de nossa dieta e ajudar nossa saúde. Para isso, é aconselhável na hora do jantar evitar os seguintes alimentos:

Comida rápida ou fast food

Não é boa a qualquer hora do dia, mas durante a noite o chamado “fast food” fornecerá apenas açúcar refinado e carboidratos de absorção rápida, que sobrecarregarão o estômago e não permitirão uma boa digestão.

Além disso, não se esqueça que produtos desse tipo, mesmo que saciem você, não oferecem os nutrientes necessários para manter seu corpo em equilíbrio. Por isso, tente evitar alimentos como pizzas, batatas fritas ou hambúrgueres, lanches, etc.

Leia também este artigo: Manga contra a prisão de ventre: benefícios e formas de prepará-la

Açúcares simples

Como mencionado anteriormente, os açúcares simples e refinados fornecem absorção rápida e densa para sua digestão. Estes produzem um alto pico de açúcar no sangue, o que favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares e problemas digestivos. Por outro lado, os açúcares complexos contidos em cereais e produtos vegetais manterão sua saciedade na linha, durante o longo período de descanso.

Carnes vermelhas

As carnes vermelhas são alimentos difíceis de digerir porque possuem uma grande quantidade de gordura saturada, alto teor de sódio e proteínas, tudo isso nos garante uma digestão desconfortável e prolongada. É melhor optar por carnes macias e com baixo teor de gordura, que ajudam a manter a saciedade e são benéficas para a saúde.

Comida picante

A comida picante causará acidez e refluxo, por isso devemos evitar comê-la à noite.

Se você tem um sistema digestivo sensível, a comida picante pode causar inflamação e irritação durante a digestão, causando gases desagradáveis e refluxo. Especialmente se logo após o jantar formos dormir na posição horizontal. Portanto, os alimentos picantes e seus derivados são produtos que você deve evitar comer à noite.

Leia também: 7 jantares para perder peso em uma semana sem passar fome

Cereais doces

Os cereais doces trazem o mesmo problema para a digestão que qualquer outro doce, ainda mais se for um doce artificial ou refinado, pois acidificam o estômago, causando a degradação dos nutrientes e provocando a típica acidez do estômago.

Por outro lado, o açúcar refinado dos cereais doces, não apenas não fornece nutrientes, mas também, para sua digestão nosso corpo precisa gastar cálcio e vitaminas do grupo B.

Cafeína

A cafeína é encontrada em produtos como café ou chás. Como é sabido, a função da cafeína é nos manter acordados e alertas, por esse motivo não podemos descansar adequadamente à noite.  Portanto produtos com esta substância não são recomendados durante o período noturno.

Outra recomendação é que você evite comer pratos abundantes ou repetir, é melhor comer por necessidade e não por causa da ansiedade, deixando os maiores consumos para as refeições do café da manhã ou almoço. Lembre-se da frase: “Tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo”.

Fass, R., Quan, SF, O’Connor, GT, Ervin, A., & Iber, C. (2005). Los predictores de acidez estomacal durante el sueño en un gran estudio de cohorte prospectivo. Cofre127(5), 1658-1666. https://doi.org/10.1378/chest.127.5.1658

Cummings, J. H., Macfarlane, G. T., & Englyst, H. N. (2001). Prebiotic digestion and fermentation. In American Journal of Clinical Nutrition(Vol. 73). https://doi.org/11157351

Kryvoruchko, V., Machmüller, A., Bodiroza, V., Amon, B., & Amon, T. (2009). Anaerobic digestion of by-products of sugar beet and starch potato processing. Biomass and Bioenergy33(4), 620–627. https://doi.org/10.1016/j.biombioe.2008.10.003