Quando começar a planejar um casamento?

31 de agosto de 2019
Apesar de começarmos a planejar um casamento com bastante antecedência, não podemos ignorar que há alguns detalhes que precisamos preparar na última hora para ter tudo sob controle.

O que deve ficar claro na hora de planejar um casamento é que você precisa ter pessoas especializadas para a organização. Você também deve definir o orçamento disponível e dividir as tarefas. Da mesma forma, é melhor que, em todas as decisões mais relevantes, ambos participem.

Comece a planejar um casamento muito mais cedo: economize dinheiro

Se já decidiram se casar, o ideal é escolher a data com doze meses de antecedência. Pode parecer muito tempo, no entanto, com os preparativos, isso passa muito rápido.

Isso permite comparar os preços dos fornecedores de tudo e economizar muito dinheiro para disponibilizar para outras coisas. Visitar todos os sites e fazer contratos por meio de promoções é outro benefício.

Além disso, você ficará surpreso ao saber que existem salões de festa com todas as datas contratadas por muitos meses. Se você se apaixonou por um lugar, não haverá problemas para comemorar a festa mágica lá, mas terá que esperar.

Leia também: Como organizar a despedida de solteira sonhada?

Como começar a planejar um casamento? Distribuição periódica

Com uma boa organização, sempre é possível planejar um casamento espetacular, agora o ideal seria ter bastante tempo de antecedência. Caso contrário, a pressa pode levar a maus momentos e descuidos.

12 meses antes

Decida que tipo de casamento você deseja ter e comece a visitar igrejas e salões para escolher aqueles dos que mais gostar. É uma tarefa a ser realizada em conjunto, pois é o começo de tudo o que virá.

A data no registro civil deve ser solicitada e, a partir daí, fazer as reservas necessárias nos demais locais. Não é algo que se possa fazer em um dia; portanto, não desanime. Certamente terão que visitar muitos salões de festa até encontrarem aquele de que mais gostarem.

9 meses antes

É hora de se reunir e preparar a primeira lista de convidados para o casamento. Uma dica é que cada um prepare a sua própria lista e depois as cruzem para começar a definir. É melhor que um parente direto também faça sua contribuição nessa tarefa, para evitar o esquecimento que pode ser doloroso para alguém.

O vestido de noiva também está entre os primeiros pontos quando se começa a planejar um casamento. Assim, é apropriado começar a consultar modistas, olhar modelos e preços. Em alguns casos, a confecção pode levar muito tempo ou você precisa estar em uma lista de espera.

O vestido da noiva deve ser escolhido com tempo

 

6 meses antes

Redefinam a lista de convidados e quando estiverem com a lista definitiva, escolham o modelo dos convites. Dependendo do tipo de casamento que vão fazer ou da estação do ano, os convites podem ser temáticos.

Você pode pensar na lua de mel e pesquisar sobre os diferentes destinos para ter outra tarefa já definida. Podem ir às agências com pacotes especiais para noivos ou reservar cada item separadamente. A escolha de um destino que vocês dois gostem é importante para não discutir no futuro.

Se o salão de festa não oferecer serviço de fotografia e vídeo, vocês deverão procurar e contratar profissionais. É conveniente que se reúnam para ver o trabalho atual e verificar se é a qualidade e a arte que estão procurando.

Descubra: Como escolher um destino para a lua de mel

4 meses antes

Chegou a hora de organizar toda a documentação necessária para apresentar na cerimônia civil e na igreja. Alguns trâmites levam mais tempo do que se imaginou, portanto, você deve prepará-los com antecedência para evitar inconvenientes. Para cerimônias religiosas, geralmente é necessário um curso especial com um certificado que o aprove.

É hora de enviar os convites para que todos possam se preparar e confirmar sua presença. Se os convites forem entregues tarde demais, é provável que os amigos já tenham outros compromissos.

Nesse período, vocês também devem selecionar as pessoas que servirão de testemunhas para a sua união. É necessário também designar as damas de honra e madrinhas para que comecem com seus próprios preparativos.

3 meses antes

Já começam a sentir que o casamento está se aproximando e ainda há muito a ser definido. Não perca o controle. Contrate profissionais para que cuidem da maquiagem e do cabelo. Certamente será definida uma data de prova para mais tarde.

O terno do noivo também deve ser escolhido; existe a possibilidade de comprar um já feito ou mandar fazer um sob medida. Da mesma forma, haverá outra prova perto da data do casamento.

Se você ainda não escolheu as alianças, compre-as e peça que as gravem com a data do casamento. Com relação a essa questão, também é hora de definir quem será o responsável por levar as alianças ao altar.

Alianças de casamento

2 meses antes

Chegou a hora de que o casamento comece a parecer mais real. Todas as provas começam neste período: cardápio, vestidos, decorações e alianças.

É o momento de pôr em prática todas as ideias e de comprar os elementos decorativos que combinem com o estilo dos noivos e do salão de festa. Além disso, você deve pensar nas lembrancinhas que serão dadas aos convidados.

No ultimo mês

A trilha sonora deve ser definida com o DJ. A lista de convidados já deve estar definida e as mesas serão organizadas para serem enviadas ao organizador do salão de festa. Todos os serviços contratados devem ser confirmados e as últimas provas serão realizadas.

Para terminar de planejar um casamento

O casamento está organizado, portanto, você tem que tentar relaxar para não chegar nesse dia com estresse e cansaço. Se algo foi esquecido ou surgir algum problema de última hora, ainda restam alguns dias para encontrar a solução.

Quer saber mais sobre bodas? Então, fique conosco porque temos mais dicas para esse dia tão especial.