Quando começar a fazer amor depois de uma cesariana?
Escrito e verificado por a filósofa Isbelia Esther Farías López
Após uma cesariana, a mulher deve levar em conta alguns cuidados, inclusive no que diz respeito à sua vida sexual. Tenha em mente que uma cesariana é uma operação cirúrgica que envolve fazer uma incisão na parede abdominal da mãe. Portanto, requer descanso e cuidados.
Ao contrário do parto vaginal ou natural , a cesariana requer recuperação pós-operatória e uma internação mais longa (geralmente cerca de quatro dias). No entanto, surge uma pergunta… quando começar a fazer amor após uma cesariana?
Cesariana, dados gerais
De acordo com dados publicados na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, a cesariana é uma cirurgia que geralmente é realizada quando:
- O trabalho de parto não está progredindo como deveria.
- É uma gravidez múltipla.
- Há riscos para a saúde da mãe ou do bebê.
- O bebê está localizado em uma posição não recomendada para um parto vaginal.
- O bebê tem um tamanho que requer desse procedimento.
Um fato interessante é que ainda há controvérsias sobre o número de cesarianas que uma mulher pode suportar. Embora alguns médicos recomendem não exceder três cesarianas, não há dados científicos para apoiar essa informação. De fato, um estudo de 2017 não encontrou diferenças de mortalidade associadas à repetição dessa cirurgia.
O que fazer imediatamente após a intervenção?
Após uma cesariana, há uma série de recomendações gerais que a maioria das mulheres deve seguir. Em geral, recomenda-se:
- Caminhar regularmente, mas de forma lenta e controlada a partir do momento em que o médico o sugerir para melhorar e até acelerar a recuperação.
- Evitar a automedicação: se você sentir dor, o médico receitará analgésicos que você pode tomar, mesmo durante a amamentação.
- Controle a quantidade de lóquios: você notará que a perda de sangue tem as mesmas características do parto natural, embora às vezes a perda seja menor. Pouco a pouco, eles desaparecerão, então não se preocupe!
- Descansar: você precisará de algumas semanas para que os órgãos voltem ao seu tamanho e localização originais.
- Cuidar dos pontos cirúrgicos que são retirados após 10 – 15 dias após a cesariana.
- Evitar movimentos bruscos e levantamento de peso.
- Esperar para fazer sexo pós-cesariana até se sentir melhor e com vontade.
Importante!
De acordo com um documento escrito pelo Centro Médico da Universidade de Washington, você nunca deve negligenciar sua dieta após a cirurgia. A alimentação deve ser equilibrada e é recomendável que a acompanhe com outros bons hábitos, como uma boa hidratação.
Lembre-se de que, bebendo bastante líquidos ao longo do dia, o corpo obterá parte do que precisa para realizar suas funções e, claro, se recuperar.
As complicações
Uma vez totalmente recuperada de uma cesariana, a mulher pode sentir desejo sexual novamente. No entanto, ainda há um obstáculo a ser superado: a secura vaginal.
Se a mãe não amamentar, a membrana vaginal recupera sua condição quando os ciclos menstruais normais são retomados (após 6 semanas). No entanto, se você optar por amamentar, a alteração hormonal pode causar baixos níveis de estrogênio que podem levar a uma membrana frágil. Isso, por sua vez, pode levar à dificuldade na relação sexual.
O uso de cremes lubrificantes pode ajudar a melhorar consideravelmente esse ressecamento.
A quarentena
É melhor evitar relações sexuais após uma cesariana, ou seja, durante a fase pós-parto. Mas, se decidir fazê-lo, é fundamental que consulte o seu médico sobre os possíveis riscos.
- Espere 6 semanas (40 dias) antes de retomar a relação sexual. Este período é ideal para você se sentir bem com seu corpo e ter uma ótima recuperação.
- Por outro lado, se seus seios estiverem cheios, a pressão pode causar dor, então os especialistas recomendam alimentar seu bebê antes da atividade sexual.
- É importante que você também saiba que, durante a lactação, existem contraceptivos orais eficazes e inofensivos para o bebê. Outra boa opção contraceptiva é o DIU.
- Uma vez que o processo de recuperação de uma cesariana tenha passado, você pode reiniciar sua atividade sexual.
O ato sexual após uma cesariana
Após uma cesariana, é recomendável esperar seis semanas (40 dias) antes de retomar a atividade sexual.
Após uma cesariana, o corpo passou por diversas mudanças que podem causar preocupação à mulher no momento da relação sexual. É necessário que o casal se acostume aos poucos. Para fazer isso, você pode recorrer a certos truques, como diminuir a luz, prolongar beijos e preliminares, etc.
Acima de tudo, tente recorrer a posições sexuais que sejam confortáveis para você e que permitam controlar o ritmo da penetração, além de detectar rapidamente qualquer possível desconforto.
No entanto, antes de retomar sua vida sexual, consulte seu médico, a fim de evitar desconforto e desfrutar de uma forma segura e saudável. E não se esqueça de tomar precauções para evitar uma nova gravidez.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Asociación Española de Matronas, Los consejos de tu matrona (s.f)
- Gloria Navalón Catalá, Amparo Ballester Llopis, Ada Belda Pérez, “La cesárea, nunca un impedimento”, Revista Matronas, DICIEMBRE 2016 N° 3 Volumen 4
- Woolhouse H, McDonald E, Brown SJ. Changes to sexual and intimate relationships in the postnatal period: women’s experiences with health professionals. Australian Journal of Primary Health, 2014; 20:298–304.
- Consejería de salud. Embarazo, Parto y puerperio. Recomendaciones para futuros padres, 2004. Junta de Andalucía – Consejería de Salud. Gráficas Monterreina – Sevilla
- MedlinePlus. Cesárea. https://medlineplus.gov/spanish/cesareansection.html
- Pak J Med Sci. 2017 Sep-Oct; 33(5): 1074–1079. Is it safe to have multiple repeat cesarean sections? A high volume tertiary care center experience. doi: 10.12669/pjms.335.12899
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.