Propriedades do coentro que talvez você não conheça
O coentro, cujo nome científico é Coriandrum sativum, tem sua origem ainda desconhecida. Entretanto, algumas pesquisas indicam que esta tradicional planta pode ser proveniente do norte da África.
Esta planta é cultivada anualmente em grandes quantidades, por isso está disponível em todas as estações do ano. Possui talos pontiagudos, caracterizados também por seus tamanhos que variam de 40 a 60 cm, e suas folhas possuem estruturas compostas.
O coentro é utilizado como uma especiaria que dá sabor na gastronomia de todo o mundo. Entretanto, em algumas regiões como o sudeste asiático e na América Latina, esta especiaria está muito presente na culinária.
Quase todas as suas partes são comestíveis, contudo são as folhas as mais utilizadas, pois possuem um sabor forte que ajuda a marinar os alimentos.
Ele pode ser consumido de várias formas, e mesmo sendo mais habitual a ingestão de suas folhas, a preparação de infusões também pode ser uma forma de consumi-lo.
Contribuições nutricionais do coentro
Esta planta possui propriedades curativas utilizadas pela medicina alternativa, pois é rica em óleos que estimulam a saúde do sistema digestivo, ajudando no seu funcionamento normal.
É muito efetiva no combate da falta de apetite causada por doenças do sistema digestivo ou no caso de um desequilíbrio do pH normal das paredes estomacais.
O coentro possui uma composição nutricional bastante interessante, já que também é uma rica fonte de vitaminas que beneficiam o corpo, como as vitaminas A, B, C e K.
Além disso, esta planta possui um grande depósito de minerais, como o potássio e o ferro.
Composição nutricional por cada 100 gramas de coentro
- Vitamina A: 0.123 mg.
- Vitamina B1: 0.239 mg.
- Vitamina B2: 0.290 mg.
- Vitamina B3: 2.130 mg.
- Vitamina C: 21 mg.
- Cálcio: 709 mg.
- Ferro: 16.32 mg.
- Magnésio: 330 mg.
- Fósforo: 409 mg.
- Potássio: 1.267 mg.
- Sódio: 35 mg.
- Zinco: 4.70 mg.
Propriedades do coentro
Uma grande propriedade a destacar do coentro é que esta planta é bastante efetiva no tratamento de pessoas que sofreram intoxicação por metais, que comumente são depositados na água pelas indústrias. Estes casos são frequentes em países com alto índice de industrialização.
Os elementos químicos presentes na planta possuem a capacidade de se fixarem nas partículas metálicas, beneficiando e acelerando assim o processo de desintoxicação, o que ajuda no tratamento.
A retenção de fluidos no sistema respiratório pode ser visto como um problema de saúde bastante irritante, mas o coentro funciona como um poderoso expectorante natural, basta realizar um chá ou uma infusão com as folhas.
Esta preparação resulta benefícios também para mulheres em período de lactação, pois aumenta a produção de leite nas glândulas mamárias e seus nutrientes são absorvidos pelo bebê.
Leia também: Acabe com as cólicas do seu bebê
Outras incríveis propriedades do coentro
- Funciona como agente refrescante, sendo utilizado no combate do mau hálito.
- A necessidade de dormir bem se faz presente? Uma bebida com coentro antes de dormir ajudará em um descanso mais profundo e, graças a isso, o corpo poderá recuperar suas energias.
- As mulheres podem tê-lo na sua lista de alimentos naturais que ajudam no combate às dores menstruais. As propriedades do coentro minimizam esses sintomas, o que melhorará seu dia.
- Seus óleos são muito utilizados pelas indústrias para a preparação de loções corporais, já que esses óleos possuem destacadas notas aromáticas, muito chamativas para a elaboração de essências.
- O coentro possui propriedades relaxantes, as quais podem ser utilizadas em tratamentos antiespasmódicos, inclusive chegando a melhorar o trânsito intestinal.
- As substâncias contidas na planta possuem qualidades antibióticas e antibacterianas, o que faz com que ela possa ser empregada no tratamento de feridas, ajudando na higienização e recuperação.
- O uso do coentro estimula a atividade cerebral, além do sistema nervoso ser influenciado positivamente por esses efeitos. Isso contribui para um melhor rendimento mental, o que ajuda na realização de muitas atividades diárias.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Silva, F., Ferreira, S., Queiroz, J. A., & Domingues, F. C. (2011). Coriander (Coriandrum sativum L.) essential oil: Its antibacterial activity and mode of action evaluated by flow cytometry. Journal of Medical Microbiology. https://doi.org/10.1099/jmm.0.034157-0
- Laribi, B., Kouki, K., M’Hamdi, M., & Bettaieb, T. (2015). Coriander (Coriandrum sativum L.) and its bioactive constituents. Fitoterapia. https://doi.org/10.1016/j.fitote.2015.03.012
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.