9 sucos depurativos para limpar o organismo
Os sucos depurativos são uma excelente opção para cuidar da saúde. Podem te ajudar a eliminar as toxinas do seu corpo, que são resultado de uma má alimentação, do abuso de álcool, do tabaco ou do estresse, entre outras razões.
Além disso, graças ao fato de que são preparados de frutas e verduras, são uma importante fonte de vitaminas e minerais. E nós já sabemos que nosso corpo precisa desses nutrientes para ser capaz de ter um ótimo desempenho. Além disso, como se isso não bastasse, os sucos depurativos para limpar o organismo são deliciosos e muito simples de preparar.
Podemos consumi-los pelas manhãs, mesmo com o estômago vazio, escolhendo o que melhor atende às nossas necessidades. Os carboidratos que eles contêm nos ajudarão a nos manter com energia por todo o dia.
É claro que esses sucos depurativos não são tudo. Devem ser combinados com exercícios e ser acompanhadas de uma dieta mais saudável e ampla. Da mesma forma, é aconselhável beber de 1,5 a 2 litros de água por dia. A seguir, apresentamos 9 deliciosos sucos depurativos que te ajudarão a eliminar as toxinas do seu corpo.
Sucos depurativos para limpar o organismo
1. Suco de cítricos
É desintoxicante, diurético e depurativo. Além disso, por conter baixos níveis de sódio, é um bom aliado para combater a retenção de líquidos e reduzir as medidas da cintura e do abdômen.
Também fornece vitaminas A, B e C, assim como minerais essenciais, como potássio, ferro, cálcio e magnésio. Se você quiser testar seus efeitos a longo prazo, tente tomá-lo diariamente por um mês.
Os ingredientes e a preparação deste suco são muito simples. Você precisa de:
- Suco de uma toranja.
- Duas folhas de espinafre.
- Suco de 3 laranjas.
- Uma xícara de mamão picado em cubos.
- Uma fatia ou rodela de abacaxi.
Finalmente, todos os ingredientes são batidos juntos no liquidificador. O suco se logo que pronto.
2. Suco contra a celulite
Não se trata de uma combinação milagrosa de frutas que elimina a celulite, mas de um suco perfeito para nos ajudar na sua prevenção. Os ingredientes com os quais é composto contribuem para eliminar a retenção de líquidos e as toxinas que se encontram no interior do organismo. Pode também, juntamente com exercício adequados, ajudar a desmobilizar a gordura localizada e acumulada nas coxas.
Além disso, por conter muitas vitaminas e minerais, pode ser tomado todos os dias durante um mês. De preferência, pelas manhãs. Os ingredientes são os seguintes:
- Suco de duas toranjas.
- Uma xícara de pêssegos picados.
- 6 morangos.
- 1 pepino descascado.
- Uma xícara de água.
- Uma xícara de suco de abacaxi.
Todos os ingredientes são batidos no liquidificador e c oados. Toma-se o suco na hora.
3. Suco verde
É muito bom para desintoxicar e purificar, assim como para atuar como um diurético. Contém vitaminas A, B (B1, B2, B6, B9), C e E. Também possui grandes quantidades de fibras, por isso é ideal para manter um funcionamento correto do sistema digestivo.
Assim como os sucos depurativos anteriores, geralmente é tomado diariamente por um mês, pelas manhãs. Para prepará-lo, você precisa dos seguintes ingredientes:
- Uma xícara de abacaxi picado.
- 1 pepino.
- 2 talos de aipo.
- Uma colher de sopa de mel.
Bata todas as frutas e legumes em liquidificador até obter o suco. Posteriormente, adicione mel. Você deve garantir que os ingredientes estejam bem misturados. Coe e sirva instantaneamente.
Não deixe de ler: 5 sucos verdes para incluir na dieta regularmente
4. Suco vermelho
Este tipo de suco depurativo contém muitos antioxidantes, os quais contribuem para retardar o processo de envelhecimento. Também possui taninos, potássio, magnésio, sódio e cálcio. De fato, de acordo com este estudo recente, os frutos vermelhos podem prevenir a depressão e são essenciais na luta contra determinadas doenças neurodegenerativas, como a demência senil.
Este suco deve ser tomado diariamente pelas manhã. Os ingredientes necessários são:
- Suco de 2 limões.
- Uma colher de sopa de mel.
- 6 morangos.
- Duas fatias ou rodelas de abacaxi.
- Uma xícara de uvas picadas.
Bata as fruta em um liquidificador. Os ingredientes devem ser bem misturados. Em seguida, misture com o suco de limão e, finalmente, adicione a colher de mel.
5. Suco para a digestão
Este suco é muito bom para depurar o trato digestivo e eliminar uma boa quantidade de toxinas. Contém fibra, que promove a digestão e facilita as evacuações. O melhor é tomá-lo pelas manhãs, depois do café da manhã. Você precisará do seguinte:
- 1 talo de aipo.
- Suco de 1 limão.
- Duas fatias de abacaxi.
- Duas cenouras descascadas e cortadas ao meio.
- Uma maçã verde.
Bata tudo no liquidificador e, em seguida, misture com suco de limão.
6. Suco dietético
É muito útil diminuir a retenção de líquidos, porque tem um efeito diurético importante. Portanto, é muito bom reduzir a celulite, depurar os órgãos internos e eliminar toxinas.
Você deve beber todas as manhãs, em jejum. Para preparar o suco dietético, você precisa do seguinte:
- 1 copo de suco de laranja.
- 1 talo de aipo.
- 4 raminhos de salsa.
- Uma colher de sopa de cacto picado.
- ¼ de rodela de abacaxi.
Todos os ingredientes devem ser batidos no liquidificador até ficarem bem misturados, sem grumos. Beba imediatamente. Se você quiser, pode coá-lo antes.
7. Suco de ervas
É um dos melhores aliados para eliminar toxinas do corpo, além de fornecer muitas vitaminas e minerais. Da mesma forma, é perfeito para uma boa digestão e uma função gástrica adequada.
O tomate é um tipo de carotenoide, precursor da vitamina A, que age como antioxidante celular. Além disso, ajuda a eliminar radicais livres encontrados no sangue. Além disso, as especiarias como o coentro, a salsa ou o alecrim são ricas em substâncias anticancerígenas, antioxidantes, além de serem revitalizantes.
Você deve beber pela manhã, em jejum. Os ingredientes são:
- 2 tomates grandes.
- 1 pepino.
- Duas colheres de sopa de coentro.
- Duas colheres de sopa de salsa.
- Uma colher de sopa de alecrim.
- Uma colher de sopa de manjericão.
- 3 dentes de alho.
- ¼ de colher de chá de pimenta caiena.
Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar um suco uniforme. Depois, polvilhe a pimenta caiena.
8. Suco de mirtilo
O suco de mirtilo é um diurético natural muito eficaz . Além disso, contém muitos antioxidantes que ajudam a retardar o processo de envelhecimento. Numerosos estudos destacam sua utilidade para as mulheres, graças ao fato de prevenir infecções nas vias urinárias.
O melhor é tomá-lo pela manhãs. Os ingredientes necessários são:
- Duas maçãs vermelhas grandes.
- Uma pera grande verde.
- Meia xícara de mirtilos.
- 1 talo de aipo.
- 1 pepino grande.
Bata todos os ingredientes no liquidificador. É recomendável não coá-lo. Beba imediatamente.
Leia também: Benefícios dos mirtilos para a sua saúde
9. Suco de ameixas
Assim como o mirtilo, a ameixa é um antioxidante poderoso, que previne defeitos de nascença e retarda o processo de envelhecimento. Além disso, este suco é um excelente diurético.
Recomenda-se tomar de manhã, em jejum. Os ingredientes para preparar o suco de ameixas são:
- ¾ de xícara de ameixas picadas.
- Duas peras verdes grandes.
- Uma toranja grande.
- ¼ de limão pequeno.
- 1 talo de aipo grande.
Bata todos os ingredientes no liquidificador até estejam bem misturados. Sirva imediatamente.
O consumo de alimentos frescos, neste caso frutas e verduras, é um dos melhores aliados para manter nossa saúde. Não só porque nos proporcionam nutrientes essenciais, mas também porque ajudam a melhorar inúmeros processos orgânicos. No entanto, esses sucos depurativos não devem ser considerados como substitutos da dieta habitual, mas sim suplementos adicionais.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ahmed, T., Sadia, H., Khalid, A., Batool, S., & Janjua, A. (2010). Report: prunes and liver function: a clinical trial. Pakistan journal of pharmaceutical sciences, 23(4), 463–466. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20884464/
- Askarpour, M., Ghalandari, H., Setayesh, L., & Ghaedi, E. (2023). Plum supplementation and lipid profile: a systematic review and meta-analysis of randomised controlled trials. Journal of nutritional science, 12, e6. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9869099/
- Apples. (2018). The Nutrition Source. Consultado el 23 de abril de 2024. https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/food-features/apples/
- Ashkar, F., Bhullar, K. S., & Wu, J. (2022). The Effect of Polyphenols on Kidney Disease: Targeting Mitochondria. Nutrients, 14(15), 3115. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9370485/
- Basu, A., Nguyen, A., Betts, N. M., & Lyons, T. J. (2014). Strawberry as a functional food: an evidence-based review. Critical reviews in food science and nutrition, 54(6), 790–806. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24345049/
- Blumberg, J. B., Camesano, T. A., Cassidy, A., Kris-Etherton, P., Howell, A., Manach, C., Ostertag, L. M., Sies, H., Skulas-Ray, A., & Vita, J. A. (2013). Cranberries and their bioactive constituents in human health. Advances in nutrition (Bethesda, Md.), 4(6), 618–632. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3823508/
- Chen, L., Zhu, Y., Hu, Z., Wu, S., & Jin, C. (2021). Beetroot as a functional food with huge health benefits: Antioxidant, antitumor, physical function, and chronic metabolomics activity. Food science & nutrition, 9(11), 6406–6420. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8565237/
- Clifford, T., Howatson, G., West, D. J., & Stevenson, E. J. (2015). The potential benefits of red beetroot supplementation in health and disease. Nutrients, 7(4), 2801–2822. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4425174/
- National Center for Complementary and Integrative Health.(2019).“Detoxes” and “cleanses” What you need to know. Consultado el 23 de abril de 2024. https://www.nccih.nih.gov/health/detoxes-and-cleanses-what-you-need-to-know
- Edwards, A. J., Wiley, E. R., Brown, E. D., Clevidence, B. A., Vinyard, B. T., Collins, J. K., Perkins-Veazie, P., & Baker, R. A. (2003). Consumption of watermelon juice increases plasma concentrations of lycopene and β-carotene in humans. The Journal of Nutrition, 133(4), 1043–1050. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022316622157226
- El-Mostafa, K., El Kharrassi, Y., Badreddine, A., Andreoletti, P., Vamecq, J., El Kebbaj, M. S., Latruffe, N., Lizard, G., Nasser, B., & Cherkaoui-Malki, M. (2014). Nopal cactus (Opuntia ficus-indica) as a source of bioactive compounds for nutrition, health and disease. Molecules (Basel, Switzerland), 19(9), 14879–14901. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6270776/
- Farhan, M. (2024). The promising role of polyphenols in skin disorders. Molecules (Basel, Switzerland), 29(4), 865. https://www.mdpi.com/1420-3049/29/4/865
- Hodges, R. E., & Minich, D. M. (2015). Modulation of Metabolic Detoxification Pathways Using Foods and Food-Derived Components: A Scientific Review with Clinical Application. Journal of nutrition and metabolism, 2015, 760689. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4488002/
- Igwe, E. O., & Charlton, K. E. (2016). A Systematic Review on the Health Effects of Plums (Prunus domestica and Prunus salicina). Phytotherapy Research: PTR, 30(5), 701–731. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ptr.5581
- Koyama, T., Nagata, N., Nishiura, K., Miura, N., Kawai, T., & Yamamoto, H. (2022). Prune Juice Containing Sorbitol, Pectin, and Polyphenol Ameliorates Subjective Complaints and Hard Feces While Normalizing Stool in Chronic Constipation: A Randomized Placebo-Controlled Trial. The American journal of gastroenterology, 117(10), 1714–1717. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9531972/
- Liu, S., Lou, Y., Li, Y., Zhang, J., Li, P., Yang, B., & Gu, Q. (2022). Review of phytochemical and nutritional characteristics and food applications of Citrus L. fruits. Frontiers in nutrition, 9, 968604. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9339955/
- Mandrich, L., Esposito, A. V., Costa, S., & Caputo, E. (2023). Chemical composition, functional and anticancer properties of carrot. Molecules (Basel, Switzerland), 28(20), 7161. https://www.mdpi.com/1420-3049/28/20/7161
- Mokhtari, E., Farhadnejad, H., Salehi-Sahlabadi, A., Najibi, N., Azadi, M., Teymoori, F., & Mirmiran, P. (2021). Spinach consumption and nonalcoholic fatty liver disease among adults: a case-control study. BMC gastroenterology, 21(1), 196. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8088717/
- Mukherjee, P. K., Nema, N. K., Maity, N., & Sarkar, B. K. (2013). Phytochemical and therapeutic potential of cucumber. Fitoterapia, 84, 227–236. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23098877/
- Pavan, R., Jain, S., Shraddha, & Kumar, A. (2012). Properties and therapeutic application of bromelain: a review. Biotechnology research international, 2012, 976203. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3529416/
- Roberts, J. L., & Moreau, R. (2016). Functional properties of spinach (Spinacia oleracea L.) phytochemicals and bioactives. Food & function, 7(8), 3337–3353. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27353735/
- Santana, L. F., Inada, A. C., Espirito Santo, B. L. S. D., Filiú, W. F. O., Pott, A., Alves, F. M., Guimarães, R. C. A., Freitas, K. C., & Hiane, P. A. (2019). Nutraceutical Potential of Carica papaya in Metabolic Syndrome. Nutrients, 11(7), 1608. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31315213/