Evite os produtos químicos em seu dia a dia

· 8 de outubro de 2014
Ao utilizar produtos naturais, estaremos nos assegurando de que seus componentes não são perigosos para a nossa saúde e, além disso, estaremos ajudando o planeta.

Se prestássemos mais atenção à quantidade de produtos químicos que usamos diariamente, nos surpreenderíamos e nos questionaríamos sobre a possibilidade de encontrar alternativas naturais a fim de evitar prejuízos à nossa saúde.

Neste artigo, daremos as pistas necessárias para que nossos leitores descubram quais são os produtos que podem ser substituídos por alternativas naturais. Assim, contribuiremos para o benefício da saúde de cada um e também do planeta.

Limpeza da casa

Para limpar o chão, lavar pratos ou roupas usamos produtos químicos que podem ser perfeitamente substituídos por alternativas mais básicas, como o limão, o bicarbonato de sódio ou o vinagre, por exemplo.

produtos químicos

Esses produtos eram usados com a finalidade de realizar a limpeza da casa antigamente, e hoje em dia continuam sendo tão efetivos quanto antes.

São especialmente recomendáveis para quem tem crianças pequenas em casa, pois não oferecem riscos como a maioria dos produtos químicos que geralmente utilizamos.

Higiene corporal

Cada dia agredimos o equilíbrio natural de nosso corpo com produtos ruins para nosso pH. Ainda que alguns produtos indiquem um pH neutro (5,5) que corresponda à nossa pele, o fato é que apenas alguns produtos ecológicos são realmente benéficos.

Diariamente usamos todo tipo de produtos que contêm substâncias tóxicas, metais pesados, derivados do petróleo ou do alumínio, etc., que entram em nosso organismo através dos poros e mucosas e injetam toxinas que a longo prazo podem causar múltiplas doenças e que em curto prazo causam problemas de pele, alergias, cistos, etc.

Conheça agora algumas alternativas naturais para todos esses produtos:

Xampus

Os xampus têm cada vez mais, aromas e texturas sofisticadas. Mas tudo isso só é possível por meio do uso de componentes químicos.

Esses componentes podem até deixar nossos cabelos com um bom aspecto, mas isso acontece por meio da ação de substâncias prejudiciais que agem em curto prazo, já que nossos cabelos acabam por sujar e danificar.

Recomendamos o uso de xampus naturais, preparados com ingredientes naturais, tais como as saponinas ou o coco, ou que se aprenda a realizar a lavagem do cabelo sem usar xampu.

Sabonetes

produtos químicos

Nessa categoria também estão incluídos os detergentes e seus ingredientes, que danificam a pele, ressecando-a e envelhecendo-a com mais rapidez.

Podemos optar pelos sabonetes de glicerina, de coco ou por fazer nosso próprio sabonete caseiro.

Leia também: Receita de sabão caseiro ecológico

Pastas de dente

As pastas utilizadas atualmente danificam muito o pH de nossa boca, acidificando-a e alterando seu meio natural.

Por isso, recomendamos que a limpeza dos dentes seja realizada com pastas de dente ecológicas ou caseiras.

Leia também: Dicas para cuidar dos dentes contra infecções

Desodorantes

A maioria dos desodorantes contém alumínio, um metal pesado muito prejudicial a saúde, responsável por causar doenças neurodegenerativas.

É também especialmente perigoso para as mulheres por causa da proximidade da axila com o seio, o que pode causar cistos mamários a longo prazo. Por isso, procure por desodorantes em barra, livres de alumínio ou prepare o seu próprio desodorante caseiro.

Cremes hidratantes

Os cremes hidratantes que umedecem a pele e aparentemente a nutrem, na verdade são preparados com parafinas e outros derivados do petróleo, bem como com compostos prejudiciais conhecidos como parabenos.

É muito mais saudável escolher produtos totalmente naturais, como o óleo de coco, de argan, de amêndoa, de gergelim, de manteiga de carité, etc.

Higiene feminina

produtos químicos

A higiene feminina, que tem avançado muito com ao surgimento de absorventes internos e externos de ultima geração, é na verdade outra forma de utilizar produtos que contêm branqueadores e outras substâncias tóxicas.

No lugar desses produtos, é recomendável utilizar produtos ecológicos ou aqueles ainda mais naturais, alternativos, como é o caso do coletor menstrual e das compressas de tela.

Ambos os produtos são reutilizáveis e, ainda que precisem de limpeza contínua, são mais saudáveis e econômicos.

Cosméticos

Os cosméticos também costumam ser altamente tóxicos devido ao fato de apresentarem compostos muito agressivos, com a finalidade de torná-los mais fortes e duradouros. Contêm metais pesados, derivados do petróleo, etc.

Em vez de optarmos por esses produtos, devemos procurar por outros que usem ingredientes naturais (que podem ser encontrados em lojas de produtos naturais).

Por exemplo, tintas para as sobrancelhas preparadas exclusivamente com tintas vegetais, batons preparados com óleos vegetais e corantes naturais ou delineadores tipo khol ou kahal, que são tintas escuras procedentes da Índia. Essas tintas, além de serem terapêuticas, permitem limpar os olhos de todas as impurezas.

Alguns produtos são muito mais caros do que os convencionais, mas devemos priorizar nossa saúde e, além disso, sua longa duração faz com que sejam mais rentáveis.

Imagens oferecidas por mommyknows Kim Becker, Greencolander e elle_ann.

  • Grandjean, P., & Landrigan, P. (2006). Developmental neurotoxicity of industrial chemicals. Lancet. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(06)69665-7

  • Boden, P. J. (2013). Chemicals. In Corrosion: Third Edition. https://doi.org/10.1016/B978-0-08-052351-4.50026-1