Acabe com as cólicas do bebê

· 13 de março de 2019
Com dicas muito simples é possível acabar com as cólicas do bebê, proporcionando alívio para a mãe e para a criança. Não perca!

As mamães de primeira viagem passam por muitas provas com a chegada de seu bebê, principalmente porque, independentemente do motivo, tudo é razão para chorar, seja fome, frio, calor, enjoos… Veja como acabar com as cólicas do bebê.

O que é muito comum é colocar a culpa na cólica quando a fralda foi trocada há pouco tempo e a criança acabou de mamar. E esta culpa não é sem fundamento.

Nos primeiros meses de vida, o sistema digestivo dos bebês não está totalmente pronto. Além do mais, há a formação de gases, que surgem quando o bebê acaba engolindo ar durante a mamada.

Os seis primeiros meses de vida de uma criança são importantíssimos, pois nessa fase ocorre o amadurecimento do sistema digestivo. Com isso é comum a criança apresentar cólicas mais fortes.

Para acalmá-lo, é imprescindível que você alimente seu filho apenas com o aleitamento materno. Esta não é a solução para acabar com as cólicas de seu bebê, sendo necessário encontrar algumas alternativas.

Por isso, temos algumas dicas alternativas para evitar esse problema.

Conheça: 5 doenças comuns em bebês

Aleitamento materno

Esta é uma das maneiras mais eficazes de evitar as cólicas nos bebês. O encaixe da boca da criança no seio da mãe é muito melhor do que no bico da mamadeira.

Com isso, a criança acaba por engolir muito menos ar durante a mamada, reduzindo a formação de gases. Sem contar que o leite materno fermenta bem menos o sistema digestivo dos bebês.

infant baby girl is suckling
O aleitamento materno é fundamental por inúmeros motivos, um deles é evitar as cólicas frequentes nos bebês.

Banho relaxante para acabar com as cólicas do bebê

Um banho morno, mais para quente, acalma o seu bebê. Esta temperatura relaxa todo o corpo, inclusive o sistema digestivo, que sofre bem menos com os movimentos peristálticos irregulares.

Leia também: Como acalmar um bebê que chora sem parar

Seu bebê precisa arrotar

Quando seu filho arrota, os gases, que muitas vezes são os causadores das cólicas, saem do estômago e são eliminados. Esta prática ajuda a amenizar a dor.

Aqueça o bebê

Algumas práticas como usar bolsas de água quente e cobertores ajudam a aliviar a cólica, porque uma vez aquecido, seu bebê relaxa todo o corpo e elimina a tensão existente no tubo digestivo.

cute newborn baby sleeps in a hat with ears
Uma vez aquecido, o bebê relaxa todo o corpo, o que elimina a tensão no sistema digestivo.

Faça massagens para acabar com as cólicas do bebê

Massagens na região do abdômen aquecem e aliviam a dor, favorecendo a movimentação intestinal, eliminando gases e fezes. Uma excelente dica é realizar movimentos circulares ao redor do umbigo.

Segure seu filho de bruços

mother and baby vector symbol

Quando você segura seu bebê de bruços, apoiando seu braço embaixo da barriguinha dele, provoca uma sensação de conforto no bebê, aquecendo sua barriga e amenizando a dor.

Tenha o cuidado apenas de deixar o rosto do bebê livre para a respiração.

Atenção à alimentação das mamães

Mães que tem bebês com cólicas frequentes devem prestar atenção a sua própria alimentação, evitando alimentos com temperos muito fortes.

Algumas substâncias presentes nos alimentos acabam passando para o leite materno e chegam assim ao sistema digestivo do seu filho, gerando cada vez mais cólicas.