5 doenças comuns em bebês

· 19 de dezembro de 2018
Os bebês costumam ser muito mais delicados do que as crianças e os adultos. A higiene e pouca exposição às infecções é a chave para preservar sua saúde. Saiba quais as doenças comuns em bebês

Como pais gostaríamos que nosso filho nunca adoecesse. No entanto, isso é inevitável. Assim, a melhor maneira para estar preparado para qualquer contratempo, é conhecer as doenças comuns nos bebês.

Abaixo compartilhamos uma lista com as doenças mais frequentes.

1. Doenças comuns em bebês: diarreia

Doenças comuns em bebês: diarreia

A diarreia é uma das doenças comuns em bebês. É definida como a saída aquosas de fezes, com mais frequência do que três ou mais vezes por dia. Geralmente é o sintoma de uma infecção bacteriana, por vírus ou parasitas. É transmitida através de alimentos ou água contaminados, ou por uma higiene deficiente.

Entre os sintomas mais comuns se encontram:

  • Dor no abdome
  • Inchaço
  • Febre
  • Constante necessidade de ir ao banheiro
  • Desidratação

É importante notar que a diarreia é uma condição que geralmente tem curta duração. No entanto, uma infecção grave pode agravar o quadro clínico. Se você perceber que o seu pequenino tem vômitos frequentes, molha mais de seis fraldas por dia, tem febre alta e sangue nas fezes , deve ir com urgência aos serviços médicos. Enquanto isso, você deve continuar amamentando o seu bebê para repor os líquidos que perdeu.

Pode lhe interessar: 8 coisas que você nunca deve fazer com um bebê recém-nascido

2. Influenza

A influenza ou gripe, é uma infecção do trato respiratório superior (nariz, brônquios, pulmões) que é muito contagiosa, pois o vírus é transmitido através da tosse e do espirro. Também pode-se sofrer o contágio pelo manuseio de objetos infectados, e contato subsequente com os olhos, nariz, ou boca.

Embora cada criança possa sofrer os sintomas de diferentes maneiras, geralmente apresentam:

  • Febre de 39,4 a 40,5 ºC (103 a 105 ºF)
  • Mal estar e dor no corpo
  • Nariz entupido, ou nariz escorrendo
  • Dor de garganta e dor de cabeça
  • Tosse
  • Além disso, há casos em que ocorrem náuseas, vômitos, e diarreia.

Se seu pequeno está nesta situação, você deve levá-lo ao médico, pois este indicará o melhor tratamento, dependendo da sua condição, e histórico médico. No entanto, recomenda-se o repouso e beber muitos líquidos, a fim de reduzir os sintomas.

3. Resfriado comum

Doenças comuns em bebês: resfriado comum

Não são o mesmo, o resfriado e a gripe? Não, são doenças diferentes. A diferença entre essas duas condições é que os resfriados são inofensivos. Na verdade, o corpo geralmente pode se recuperar sozinho. Em contraste, a gripe geralmente tem complicações sérias, como a pneumonia.

No entanto, os sintomas são muito semelhantes, com a exceção de não ter febre alta. Pode haver dor leve e desconforto, sem apresentar fadiga extrema ou exaustão. Por outro lado, o resfriado comum geralmente dura uma semana. Para o seu tratamento não são necessários antibióticos, uma vez que não ajudam a combatê-lo.

É essencial conhecer as diferenças entre o resfriado e a gripe, já que os resfriados são uma das doenças mais comuns nos bebês.Na verdade, eles serão uma constante entre os dois primeiros anos de vida da criança.

4. Conjuntivite

Também conhecida como “olho rosa”, é uma doença que causa vermelhidão na parte branca do olho. Pode ocorrer devido à alguma infecção bacteriana ou viral, e até mesmo por reações alérgicas ou químicas. No caso de bebês, pode se dever à administração de gotas ópticas, ou por uma infecção bacteriana que passou pelo canal de parto de uma mãe infectada, entre outras fontes.

Entre os sintomas mais comuns estão:

  • Ardor e irritação nos olhos, coceira
  • Secreções dependendo da causa (verde e espessa, transparente e fluida, fibrosa, etc…)
  • Olhos grudados pela manhã
  • Cor vermelha ou rosa nos olhos

É importante visitar o médico para identificar a origem da conjuntivite, pois o tratamento específico dependerá disso. Enquanto isso, você deve manter uma boa higiene, que inclui lavar bem as mãos, evitar tocar nos olhos, trocar fronhas, entre outras medidas.

Continue lendo: Doenças durante a gravidez que toda mulher deveria conhecer

5. Bronquiolite

Doenças comuns em bebês: Bronquiolite

A bronquiolite é uma doença que afeta crianças menores de dois anos de idade. É uma infecção nos bronquíolos, ramificações pequenas dos brônquios. Esses pequenos tubos fazem parte das vias aéreas, e são responsáveis ​​pela troca de oxigênio por dióxido de carbono no sangue.

Esta infecção geralmente começa com um vírus, o que resulta em inflamação do trato respiratório. É assim que ocorre a insuficiência respiratória, obstruindo o fluxo de ar dos pulmões da criança.

Entre os sintomas da bronquiolite se encontram:

  • Chiado
  • Congestão no peito
  • Febre
  • Tosse
  • Dificuldade para respirar
  • Vômito
  • Pouco apetite

É normal que esses sintomas venham a ser confundidos com os de outras doenças. Por este motivo é importante consultar o especialista, para obter um diagnóstico mais preciso.

Você quer saber mais?

Como você viu, estas são apenas algumas das doenças comuns em bebês. Gostaria que compartilhássemos mais informações sobre isso? Você pode deixar seus comentários em nossa página.

Lembre-se, é importante evitar a propagação de micróbios para proteger a saúde das crianças, principalmente, saber o que deve ser feito em caso de qualquer indicação de doença para evitar complicações.