Como acalmar um bebê que chora sem parar

· 13 de novembro de 2018
O mais importante quando se trata de acalmar um bebê que chora é que nós mesmos estejamos relaxados. Caso contrário, poderíamos transmitir à criança o nosso estresse ou outras emoções negativas.

As lágrimas de uma criança podem ter vários significados. Na maioria das vezes, não entendemos seu motivo. No entanto, como pais devemos conhecer a importância, as razões, ações e as consequências do choro de nosso filho. Assim, saberemos como acalmar o bebê que chora.

É difícil entender o que um bebê quer, se tudo o que ele sabe fazer é chorar para expressar o que sente. No entanto, como pais devemos saber as razões pelas quais nosso filho pode derramar algumas lágrimas.

O choro de um recém-nascido é tão irritante que pode causar estresse. Se você quiser acalmar um bebê, primeiro você deverá estar relaxado. Caso contrário, pode piorar a situação e o desconforto do bebê.

Ver seu filho chorando não é o melhor momento para um pai. Por isso recomendamos que você viva momentos felizes com o seu bebê, como assistir a um filme ou ir ao parque juntos.

Por que é importante saber como acalmar um bebê que chora?

A saúde de uma pessoa pode ser afetada por suas emoções. No caso de um bebê, ele só pode expressar algum desconforto ou tristeza através do choro. O fato de não ser atendido, pode trazer diferentes problemas mentais e emocionais a curto e longo prazo.

Sabendo como acalmar um bebê, você pode ter um melhor relacionamento com ele. Assim, irá atendê-lo de forma mais precisa e eficiente, criando um vínculo de confiança com o seu pequeno. Além disso, evitará os momentos de estresse ou vergonha, que suas lágrimas podem causar em um espaço público.

Não há nada que nos faça mais felizes como pais, do que ver o sorriso de nosso filho. Se você aprender a acalmar um bebê que chora, a felicidade sempre será refletida em seu pequeno. Brinquem, conversem, comam, e faça mais atividades diárias juntos. Isso os ajudará a ter um laço de mãe e filho inquebrável.

Descubra: 8 coisas que você nunca deve fazer com um bebê recém-nascido

Razões pelas quais um bebê chora sem parar

Por que é importante saber como acalmar um bebê que chora

Na era das cavernas, o uso de roupas e acessórios em pessoas era incomum, mas hoje em dia é diferente. Seu bebê pode ter alergias e outros desconfortos com o uso de certos materiais, como o algodão, as lantejoulas, entre outros. Se você perceber que o bebê está chorando acompanhado de sintomas alérgicos, é melhor levá-lo a um médico.

Apesar do pouco tempo que um bebê pode ter, pode desenvolver grandes laços emocionais com as pessoas. Ou seja, há momentos em que seu filho não gosta de ser carregado por pessoas desconhecidas. E a maneira mais eficaz de expressar isso será com um choro. Nesses casos, a melhor coisa que você precisa fazer e carregá-lo, fazer com que entenda que a outra pessoa não tem más intenções.

Fome e sede

Alimentar-se e hidratar-se são ações primordiais do ser humano. Um bebê, já que não pode fazer isso por conta própria, vai chorar. Assim, enquanto seus pais não entendam que ele quer comer ou beber, não se acalmará.

Leia este artigo: Por que alguns bebês só dormem quando estão perto da mãe?

Sono

O ruído e a luz são elementos que interrompem o bom sono. Se você deixar seu bebê descansar em um espaço desconfortável, não poderá parar de chorar até dormir em seu berço.

  • Nessas ocasiões, recomendamos que você mantenha seu filho aninhado em seus braços, até que ele possa descansar em uma cama segura.

Dor ou cólicas

Nos piores casos, o choro pode ser o resultado de uma dor. Os bebês são propensos a cólicas, infecções, e outros desconfortos desde pequenos. Por isso é melhor que tenham um checape de saúde periodicamente.

Se o choro é devido a algum tipo de enfermidade, verifique o que acontece, e avalie se a solução está em sua casa ou em um centro médico.

O que fazer para acalmar um bebê que chora sem parar?

Um pouco de afeto acalma qualquer um. Por isso, a melhor resposta para entender como acalmar um bebê que chora, é com gestos de amor e carinho. Alguns exemplos são os tapinhas nas costas quando o seu filho tem cólica. Além disso, acaricie o seu cabelo ou lhe faça cócegas, para que você veja mais sorrisos e menos lágrimas no rosto do seu bebê.

Você pode não ter uma voz bonita, mas todo bebê gosta de cantem para ele. Toda vez que você perceber lágrimas nas bochechas do seu filho, pode cantar suas músicas favoritas para dormir. Desta forma, este se sentirá mais seguro e amado pela pessoa que o acompanha.

Consequências de deixar um bebê chorar

O que fazer para acalmar um bebê que chora sem parar?

Não cuidar de um bebê que chora pode ter consequências a curto e longo prazo. Uma delas é a insegurança de mostrar seus sentimentos ao longo do tempo, já que suas chamadas não eram atendidas quando era pequeno. Isso pode afetar principalmente suas relações pessoais e de trabalho, já que não terá a facilidade de se expressar livremente com as pessoas.

O choro de um bebê pode causar estresse. Ao fazer isso, pode criar ações inesperadas por parte de seus representantes, pois por impulso podem cometer atos violentos contra a criança. Além do arrependimento que é criado depois, o filho provavelmente sofrerá um trauma físico ou psicológico.

Conclusões

Como acalmar um bebê que chora pode parecer difícil para um pai de primeira viagem, mas você pode perceber que isso faz parte da experiência. Com paciência e amor você saberá como criar mais sorrisos e menos lágrimas em seu pequeno.

Essas dicas ajudam qualquer pessoa que esteja passando pela maternidade ou paternidade. Diga aos conhecidos a importância de entender seu bebê e fazê-lo feliz, para que compartilhem momentos melhores juntos sem mais uma lágrima.