Prevenir a artrite nas mãos: 5 dicas que ajudam

· 31 de maio de 2019
A artrite é uma doença que se dá com dores e desconfortos nas articulações, especialmente nas mãos. Para evitar o seu desenvolvimento, algumas dicas podem ser muito eficazes.     

Prevenir a artrite nas mãos não é uma missão impossível. Os estudos diagnósticos precoces podem alertar a pessoa sobre o risco de sofrer desta doença com antecedência. Uma vez diagnosticada, o tratamento médico apropriado será aplicado o mais cedo possível.

Estes sinais pré-clínicos dão a oportunidade de seguir alguns conselhos práticos e eficazes. Portanto, neste artigo revisamos quais são as diretrizes que devemos seguir para evitar a artrite nas mãos.

A artrite

A artrite é uma doença caracterizada pela inflamação aguda ou crônica das articulações. Os sintomas geralmente incluem dor, rigidez, e deformidade articular. Assim, esta doença compreende uma ampla variedade de patologias e condições reumáticas. As mais frequentes são:

  • Osteoartrite: leva à deterioração da cartilagem e crescimento excessivo dos ossos.
  • Artrose: doença degenerativa.
  • Artrite reumatoide ou espondilite anquilosante: Doenças autoimunes.
  • Gota: Pela acumulação de ácido úrico.
  • Artrite séptica: Como resultado de uma infecção.
  • Artrite idiopática juvenil: De causa desconhecida.

Leia ademais: 6 alimentos para o café da manhã que ajudam a melhorar a artrite reumatoide

Artrite nas mãos

A artrite nas mãos pode afetar as articulações que temos entre os 29 ossos das mãos e os punhos. A dor nessa parte do corpo geralmente impede o desempenho de muitas atividades rotineiras.

As formas mais comuns neste caso são a osteoartrite, a artrite pós-traumática, e a artrite reumatoide. Aqui estão algumas dicas para ajudar a prevenir a osteoartrite, e também para fornecer algum alívio, se já a sofremos.

Dicas para ajudar a prevenir a artrite nas mãos

1. Bromelina, um anti-inflamatório natural

O abacaxi é ótimo para prevenir artrite

A bromelina é uma enzima com ação proteolítica, que é extraída do fruto ou do caule do abacaxi. Destaca-se por suas propriedades anti-inflamatórias, circulatórias, e imunomoduladoras.

Por este motivo, a bromelina é eficaz na prevenção e no alívio da artrite reumatoide. Pesquisas mostram que ela pode ajudar a reduzir significativamente a inflamação.

Portanto, podemos tomar um suplemento de bromelina para prevenir a artrite nas mãos e também para aliviar o desconforto, se já sofremos com a dor e a inflamação. Desta forma, evitaremos o risco de sofrer os efeitos colaterais dos anti-inflamatórios.

2. Suplemento de alho

O alho é um alimento medicinal ancestral que é conhecido, acima de tudo, por suas virtudes cardiovasculares. No entanto, seus compostos de enxofre mostraram ter propriedades anti-inflamatórias muito eficazes.

Para se beneficiar desses compostos, devemos consumir alho cru, mastigado ou triturado. Por exemplo, incluindo-o em vinagres ou sucos de vegetais, como o gaspacho. No entanto, também podemos comprar cápsulas de óleo de alho.

Recomendamos ler também: Gengibre, alho e mel: o melhor remédio para o colesterol alto

3. Aplicação de calor

Panos quentes ajudam a aliviar desconfortos

Quando sofremos uma inflamação aguda, por exemplo devido a um trauma, podemos aplicar o frio para aliviá-la e reduzir o hematoma. No entanto, quando a inflamação é crônica, o calor é muito mais apropriado. No entanto, a pessoa pode tentar verificar se ajuda mais o frio ou calor.

De que maneira podemos aplicar o calor?

  • Por uma massagem com um óleo vegetal (azeite, amêndoa, gergelim).
  • Com uma almofada elétrica
  • Com um saco de água quente.
  • Colocando luvas térmicas.
  • Submergindo as mãos em água quente por, pelo menos, 10 minutos.

4. Exercícios para prevenir a artrite nas mãos

A artrite nas mãos é caracterizada por dor, inflamação, e rigidez. Em muitos casos, um dos fatores que influencia é o uso excessivo do computador e do mouse. Portanto, devemos evitar isso a tempo.

Sem dúvida alguma, se trabalharmos o tempo todo com o teclado, devemos nos acostumar a fazer pausas à cada meia hora. Podemos usar esse tempo para movimentar nossas mãos, dedos e punhos, bem como nos massagearmos um pouco. Também podemos fazer isso de manhã, e antes de dormir.

5. Cuidado com as gorduras e mais fibras

Alimentos para prevenir a artrite

A melhor maneira de prevenir a artrite é com a alimentação. E, nesse sentido, estudos mostraram a importância de aumentar o consumo dos seguintes alimentos:

  • Vegetais crus ou levemente cozidos.
  • Legumes
  • Açafrão e gengibre.
  • Frutas sazonais
  • Iogurte probiótico
  • Suplementos de vitamina D, óleo de fígado de bacalhau e multivitaminas. Mas sempre sob a supervisão de um profissional de saúde.

Em conclusão, com essas dicas podemos ajudar a prevenir a artrite nas mãos se sofrermos predisposição a esta doença. Ou se estivermos em um estágio inicial.

  • Deane, K. D. (2013). Can rheumatoid arthritis be prevented? Best Practice and Research: Clinical Rheumatology. https://doi.org/10.1016/j.berh.2013.09.002
  • Rathnavelu, V., Alitheen, N., Sohila, S., Kanagesan, S., & Ramesh, R. (2016). Potential role of bromelain in clinical and therapeutic applications (Review). Biomedical Reports. https://doi.org/10.3892/br.2016.720
  • Jeon, R., Lee, H. J., Lim, H. J., Lee, D. Y., Li, H., & Ryu, J.-H. (2012). Anti-Inflammatory Activity of Sulfur-Containing Compounds from Garlic. Journal of Medicinal Food. https://doi.org/10.1089/jmf.2012.2275
  • Khanna, S., Jaiswal, K. S., & Gupta, B. (2017). Managing Rheumatoid Arthritis with Dietary Interventions. Frontiers in Nutrition. https://doi.org/10.3389/fnut.2017.00052