Prepare um delicioso e saudável creme de cacau vegano

27 de novembro de 2019
É possível fazer um creme de cacau vegano? Bem, a resposta irá surpreendê-lo. Continue lendo e conheça alguns truques que você não sabia sobre sobremesas veganas.

Em geral, qualquer sobremesa adquirida em lojas ou supermercados contém entre seus ingredientes elementos de origem animal. Entretanto, como existem pessoas que não os consomem, por diferentes razões, aqui neste artigo você descobrirá como fazer creme de cacau vegano.

Descubra conosco como preparar esta receita deliciosa que não tem nada a invejar a outros produtos similares. Continue lendo!

Uma receita vegana, saudável e nutritiva

O que torna este creme interessante é que não contém lactose ou qualquer elemento semelhante de origem animal. Além disso, também é muito saudável e nutritivo. Isto é devido aos ingredientes que você usará para fazer esta sobremesa inovadora.

A verdade é que há muito ceticismo em relação aos preparados veganos e, mais ainda, se for utilizado chocolate. Por outro lado, esta preparação não segue os padrões comuns dos cremosos e untáveis. É por isso que o creme de cacau vegano será tão revolucionário no momento de fazê-lo e muito mais quando você o experimentar.

Um creme de cacau sem produtos lácteos?

A substituição de tantos ingredientes usados ​​em sobremesas tradicionais é o que confere a esta preparação o selo de qualidade e nutrição. Para saber um pouco mais sobre os benefícios que brindarão, preste atenção ao que vamos incluir:

  • Tâmaras: são a base para fazer este creme de cacau vegano e, além disso, não contêm nem um grama de açúcar artificial.
  • Leite de origem vegetal. Para esta receita, você usará amêndoas.
  • O sal faz parte do truque para obter mais sabor e aumentar a intensidade das misturas que são feitas. Nesta ocasião, você usará apenas um pouco.

Como você pode ver, mudar um pouco o creme tradicional de cacau e avelã por um creme vegano de cacau não é uma ideia tão ruim nem um plano tão louco quanto possa parecer. O desafio é saber substituir totalmente o leite de vaca e o açúcar (em quantidades e porções).

Entretanto, pode haver alguma complicação então você deve prestar muita atenção aos detalhes que mostraremos nesta preparação. Isso sim: não se preocupe com o sabor. Se você executar cada etapa corretamente, não poderá diferenciar a receita tradicional da que você vai criar.

Leia também: Leite de amêndoas: receita caseira e fácil

Como fazer um delicioso creme de cacau vegano

Dicas e recomendações prévias

Cacau

Ao alterar uma receita original, você precisa ter certos utensílios e truques à mão para facilitar a preparação. Esses elementos são essenciais para que o resultado desta sobremesa seja perfeito. Então tome nota e comece a trabalhar.

1. O tipo de fruta.

Ao usar tâmaras como frutas para dar um sabor doce ao creme de cacau vegano, a variedade mais recomendada é a «medjoul». Você pode comprá-las em lojas especializadas em produtos veganos ou, dependendo de onde more, em um supermercado.

2. Use um moedor ou liquidificador

Parte do sucesso ou fracasso desta receita está na qualidade do aparelho que você usará para prepará-la. Aliás, como você deve ter percebido, será muito difícil trabalhar bem se você usar aparelhos manuais.

O ideal é usar um liquidificador potente, assim será possível combinar tudo e obter uma mistura muito homogênea.

Receita para fazer creme de cacau vegano

Creme vegano para untar

Ingredientes:

  • 1 ½ xícaras de avelãs sem casca, torradas e sem sal (225 g).
  • 1 xícara de tâmaras com caroço (200 g).
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar (30 g).
  • 1 xícara de leite de amêndoas (250 ml).
  • ½ colher de sopa de sal (8 g).

Mais receitas vaganas? Então leia: Barras de cereais veganas para matar a vontade

Preparação:

  1. Se, por algum motivo, você não encontrar as avelãs torradas, coloque-as no forno por 15 minutos a 180 ºC.
  2. Então, você terá que esmagá-las muito bem. Para isso, você usará um moedor elétrico ou um liquidificador com muita potência. O resultado será um pó ou, uma espécie de creme. Mas não se assuste, é normal.
  3. Logo depois, você deve adicionar as tâmaras, mas primeiro retire os caroços para passá-los novamente pelo moedor.
  4. Agora será a hora de incorporar o cacau em pó sem açúcar, uma pitada de sal e o leite de amêndoas.
  5. Mais uma vez, você passará tudo pelo moedor ou liquidificador energicamente. Lembre-se, esse requisito é importante.
  6. Vá moendo em intervalos de 2 a 4 minutos. Mas lembre-se de que o resultado final não será como os cremes comerciais e industriais.
  7. Quando feito em casa, ficará com algumas imperfeições e grumos. É normal, não se preocupe com isso.
  8. Depois de tudo pronto, guarde a preparação em uma tigela ou copo e leve à geladeira por 2 horas.

Agora sim, você poderá desfrutar dessa delícia, saudável e nutritiva untando o que você preferir.

  • Mallhi, T. H., Qadir, M. I., Ali, M., Ahmad, B., Khan, Y. H., & Atta-Ur-Rehman. (2014). Ajwa date (Phoenix dactylifera): An emerging plant in pharmacological research. Pakistan Journal of Pharmaceutical Sciences.
  • Liu, Z., Lin, X., Huang, G., Zhang, W., Rao, P., & Ni, L. (2014). Prebiotic effects of almonds and almond skins on intestinal microbiota in healthy adult humans. Anaerobe. https://doi.org/10.1016/j.anaerobe.2013.11.007
  • Shahidi, F., Alasalvar, C., & Liyana-Pathirana, C. M. (2007). Antioxidant phytochemicals in hazelnut kernel (Corylus avellana L) and hazelnut byproducts. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf062472o