Porta talheres feito à mão com panos de prato

22 de novembro de 2019
Com poucos materiais que, provavelmente, você já tem em casa e mesmo se os trabalhos manuais não forem seu forte, com certeza você poderá fazer esse original porta talheres com panos de prato.

Nesta ocasião, vamos apresentar uma ideia simples e original para pôr em ordem e, ao mesmo tempo, organizar sua cozinha. De fato, ela vai ganhar um ar rústico muito bonito e singular. Trata-se de um porta talheres feito à mão com panos de prato. Com poucos materiais e sem muitas complicações, você vai conseguir organizar os talheres. Não perca!

Porta talheres feito à mão com panos de prato

Os materiais que você vai precisar para ter esse porta talheres são poucos e fáceis de encontrar. De fato, com certeza você já tem a maioria deles. Em todo caso, mesmo se os trabalhos manuais não forem sua especialidade, fazer esses porta talheres não será muito difícil. 

Você também vai gostar de ler: Os melhores artesanatos com talheres velhos

Materiais

  • Tábua de madeira de cozinha
  • Um grampeador grande
  • Tesouras
  • Panos de prato
  • Cola
  • Tiras de pano de cores que combinem com o pano de prato
Use garfos para decorar

Procedimento para fazer esse porta talheres

  • Primeiro, abra um dos panos de prato e coloque em cima da tábua de madeira. O que vamos fazer é cortar os panos conforme o tamanho das tábuas. No entanto, você não deve cortar apenas o contorno da tábua. É preciso deixar um pouco mais de pano (uns dois dedos) na parte direita, esquerda e inferior para, depois, poder fazer uma bainha. Na parte superior, corte por debaixo do buraco do cabo da tábua.
  • Em seguida, faça uma bainha com o tecido que sobressai da tábua e coloque o pano de prato sobre a tábua de forma que a cubra. O que você deve fazer é criar uma espécie de bolso grampeando os três extremos do pano com bainha. Para isso, grampeie essas partes sobre a madeira, com exceção da parte de cima, claro.
  • Dependendo do peso dos talheres, você terá que colocar mais ou menos grampos. Afinal de contas, são eles que vão sustentar o pano quando os talheres forem colocados no interior do bolso. Por isso, tenha certeza de que vão aguentar o peso.
  • Depois, uma vez que o pano esteja bem fixado na tábua e o bolso tenha ficado pronto, você pode começar a decorar. O objetivo é, principalmente, não deixar os grampos à vista. Para isso, pegue uma das tiras do tecido que você escolheu e cole-as ao longo das bainhas das bordas direita, esquerda e inferior. Você vai obter um toque de cores combinando com o pano e vai evitar que os grampos fiquem à mostra.
  • Por fim, espere a cola secar bem e coloque os talheres dentro.

Também recomendamos ler: Utensílios de limpeza pequenos para lugares difíceis

Notas adicionais

Porta talheres para garfo

Naturalmente, o ideal agora é fazer um bonito suporte de parede para a cozinha para poder pendurar as tábuas pelo cabo, de forma que os talheres fiquem sempre à mão em um lugar visível. Por outro lado, também recomendamos as seguintes orientações para que você fique ainda mais apaixonado pelos seus porta talheres:

  • Não coloque os porta talheres perto de onde houver gordura ou sujeira que possa estragá-los. De fato, se você deixar em um local próximo de onde vai haver gordura, não apenas os talheres vão ficar sujo, mas também os panos podem estragar.
  • Faça um porta talheres para cada tipo de talher que você tiver. Assim, o ideal é fazer um para as colheres, outro para os garfos, outro para os talheres de sobremesa, etc. No entanto, isso depende de você, talvez você prefira colocar outro tipo de utensílios originais nos bolsos.
  • Escolha sempre panos que combinem com as outras cores da sua cozinha.
  • Além disso, o ideal é encontrar tábuas de cozinha cuja madeira combine com os outros móveis e elementos do espaço.
  • Se você tiver um jogo de panos de prato com a mesma estampa mas de cores diferentes, faça vários porta talheres de panos de prato com essas diferentes cores para dar ainda mais originalidade e cor. Por que não?

Em resumo, com ideias simples, originais e econômicas, você pode conseguir objetos básicos para qualquer cozinha. Por um lado, você terá uma cozinha mais organizada e ordenada. Por outro, vai poder exibir o estilo que mais gosta com um trabalho manual original feito por você.