Você sabe quais são as vantagens e desvantagens das fraldas de pano?

18 de junho de 2019
Fraldas descartáveis ou fraldas de pano? A grande vantagem das fraldas de pano pode ser a economia para o nosso bolso. Entretanto, você deve conhecer também suas desvantagens antes de escolher esta opção.

Há alguns anos muitas mães decidiram optar por fraldas de pano por ser uma solução mais econômica e amigável com o meio ambiente. De fato, esta opção possui algumas vantagens, mas também desvantagens que você deveria ter em conta na hora de escolher a melhor fralda para o seu bebê. Veja aqui conosco quais são elas!

Fraldas de pano

Antes das fraldas descartáveis de celulose, eram usadas as fraldas de pano. Agora, depois de muitos anos, inúmeras mulheres estão optando por recuperar o uso deste tipo de fraldas por dois motivos principais: ao serem reutilizáveis e não de um único uso, são mais amigáveis com o meio ambiente e, além disso, muito mais econômicas.

Apesar de que ao princípio temos que realizar um gasto importante para adquiri-las, o fato de que sejam laváveis e reutilizáveis nos brinda uma poupança a longo prazo.

Por outro lado, as fradas “ecológicas”, ou seja, as de pano são também perfeitamente ajustáveis e hipoalergênicas. Estão feitas com fibras naturais, de modo que não são comparáveis com as fraldas de antes: são relativamente fáceis de lavar e não trazem nenhum problema de higiene.

Agora veja bem, além de vantagens, apresentam também alguns inconvenientes. Por isso, para que você veja as duas caras do seu uso, aqui mostramos as vantagens e desvantagens das fraldas de pano.

Vantagens das fraldas de pano

Troca das fraldas de pano

As fraldas de pano apresentam a vantagem de serem mais econômicas a longo prazo e gerarem um menor impacto ambiental.

Saudáveis para o bebê

A outra grande vantagem das fraldas de pano é que são saudáveis para o bebê. De fato, estão fabricadas com produtos 100% naturais como o algodão ou o bambu, de maneira que o risco de que sua delicada pele sofra problemas de irritação é mínimo. Neste sentido, os bebês que utilizam fraldas de pano apresentam menos problemas de dermatite.

Mais comodidade

Pelo fato de que estejam fabricadas com tecidos naturais e respiráveis, seu uso em épocas de calor permite que a pele do bebê “respire”, evitando assim a transpiração e o calor excessivo. Por outro lado, não se esqueça da comodidade: o contato mais suave com a pele não é comparável com o das fraldas descartáveis.

Ecologicamente corretas

Quando utilizamos fraldas de pano, preservamos o meio ambiente. Aliás, todos somos conscientes de que a quantidade de desperdícios e lixo que produzimos está transbordando nosso planeta. Além disso, as fraldas descartáveis, mesmo que sejam biodegradáveis, demoram 7 anos para sua decomposição. Pense então, no grãozinho de areia que você está acrescentando ao meio ambiente.

Poupança

Como já mencionamos anteriormente, as fraldas de pano são muito mais econômicas a longo prazo.  De fato, mesmo que ao princípio seja bem mais caro comprar as fraldas de pano que comprar um pacote de fraldas descartáveis, o fato de serem reutilizáveis nos fará economizar por não termos que voltar a comprá-las. Então, faça as contas!

Por outro lado, pode ser que você “herde” as fraldas de alguém que teve seu bebê e já deixou de usá-las. Desta maneira, você nem sequer terá que fazer o investimento inicial.

Podemos enfeitar e personalizar as fraldas de pano

Não são de uso único e são de tecido. Portanto, você pode bordar, estampar, colocar as iniciais do bebê etc.

Aliás, as que estão no comércio geralmente possuem lindos desenhos, originais e muito divertidos. Você pode, inclusive, combinar com as roupinhas que puser no bebê.

Preocupado com o meio ambiente? Então leia também: Como reduzir o lixo antes de gerá-lo?

Desvantagens das fraldas de pano

Desvantagens das fraldas de pano

Apesar de seus benefícios, as fraldas de pano podem ser um problema em determinadas situações. Principalmente, se estivermos fora de casa.

Dão muito mais trabalho

Como são reutilizáveis, teremos que lavar, secar, dobrar e guardar antes de voltar a usar. Logicamente, isso não é tão cômodo como usar e jogar fora. Além disso, você terá que prestar atenção em quando lavar para não ficar sem fraldas limpas.

Por outro lado, é necessário prestar um cuidado especial no momento de lavá-las. Assim, eliminaremos o cheiro e o excesso de sabão que poderia trazer consequência à delicada pele do bebê. Aliás, o recomendável é utilizar sabão neutro e evitar o uso de alvejantes ou outro tipo de desinfetantes que também poderiam irritar a pele do bebê.

Trocar as fraldas de pano estando fora de casa

Trocar o bebê estando fora de casa significa que deveríamos guardar as fraldas sujas para depois lavá-las em casa. Em compensação, as fraldas descartáveis, como o próprio nome diz, são descartadas após o uso em qualquer caçamba ou lixeira disponível.

Se você sair por pouco tempo, o fato de guardar as fraldas de pano sujas não seria problema. Entretanto, se estiver fora por muitas horas, ou durante uma viagem, guardar essas fraldas de pano seria um problema bastante desagradável.

Não deixe de ler também: 4 dicas para evitar a dermatite de fralda

Em algumas creches não aceitam as fraldas de pano

Em algumas creches e jardins de infância não aceitam as fraldas de pano para não lidar com elas. É claro que não queiram lavar e guardar fraldas sujas até que as crianças sejam retiradas do lugar.

Por isso, não aceitam essas fraldas e obrigam os pais a deixar o bebê com fraldas descartáveis como condição de admissão à instituição.

Como você pôde ver, existem muitas vantagens realmente interessantes ao adotar as fraldas de pano. Entretanto, as desvantagens também são grandes e você deve ter tudo isso em conta no momento de escolher. Agora, a decisão, sem dúvida, é sua!

  • Shanon A, Feldman W, James W, Dulberg C. Diapers: what do parents choose and why?. Can Fam Physician. 1990;36:1705–1708.
  • Shanmugasundaram, O. L., & Gowda, R. V. M. (2011). Study of Bamboo and Cotton Blended Baby Diapers. Research Journal of Textile and Apparel. https://doi.org/10.1108/RJTA-15-04-2011-B005
  • Zimmerer, R. E., Lawson, K. D., & Calvert, C. J. (1986). The Effects of Wearing Diapers on Skin. Pediatric Dermatology. https://doi.org/10.1111/j.1525-1470.1986.tb00497.x