Como reduzir o lixo antes de gerá-lo?

· 9 de maio de 2019
A chamada pegada ecológica é uma medida do impacto da vida humana no meio ambiente. Realmente existem muitas coisas simples que todos nós podemos fazer todos os dias para reduzir o lixo antes de gerá-lo.

A redução da pegada ecológica, uma maneira de quantificar o impacto ecológico de nossa presença na Terra, está em nossas mãos. Uma das principais ações que podemos tomar para contribuir é reduzir o lixo que geramos em casa. Esta é uma das chaves para não poluir e proteger o planeta.

O que significa reduzir o lixo?

Separe o lixo

Certamente todos nós já ouvimos falar da regra dos três Rs: reduzir, reutilizar, reciclar. Existem três pontos fundamentais para proteger o meio ambiente. O primeiro é provavelmente o mais importante.

Quando falamos em reduzir o lixo, estamos falamos sobre o passo anterior, graças ao qual os outros dois não serão necessários. Se deixarmos de produzir resíduos ou, pelo menos, reduzi-los ao mínimo, não será necessário reutilizá-los ou reciclá-los.

Bons hábitos que nos levam a não produzir resíduos são sempre muito melhores do que tomar medidas para reparar os danos. Por estas razões, tomar a medida de reduzir o lixo é realmente o primeiro passo para ajudar a cuidar do planeta.

Uma compra responsável

A primeira coisa que devemos levar em conta ao reduzir o lixo é a importância de ter uma atitude responsável ao comprar. As mercadorias que estão atualmente no mercado são cada vez mais descartáveis; objetos que são usados ​​e jogados fora.

É necessário visar um consumo mais responsável, comprar apenas as coisas da qual precisamos e garantir que sejam de boa qualidade. Dessa forma, adotando um consumo racional e consciente, os produtos que compramos serão mais duráveis ​​e evitarão a produção de resíduos.

Confira ademais: Embalagens de plástico… Como reutilizá-las?

Atenção para as embalagens para reduzir o lixo

Tente evitar embalagens de plástico

Outro elemento importante para reduzir o lixo é olhar para a embalagem do produto que vamos adquirir. Existem produtos que vêm com um excesso de embalagem que também é absolutamente inútil. Se escolhermos os que vêm menos empacotados, estaremos tomando uma decisão responsável.

O ideal é comprar produtos sem embalagem e, claro, sempre levar uma sacola ecológica para evitar sacolas plásticas. Se você não puder ignorar a embalagem, é preferível optar por aquelas feitas de papelão ou papel e recipientes de vidro.

Eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos

Quanto aos aparelhos elétricos, é muito comum que, quando danificados, sejam descartados sem antes tentar repará-los. O ideal é comprar produtos de boa qualidade que tenham uma vida útil mais longa e, se estiverem danificados, procurar todas as opções para que um técnico possa repará-los.

Se o reparo for impossível, então uma boa alternativa é deixá-los onde foram comprados. Em muitas lojas de eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos, eles recebem os aparelhos antigos, pois podem reutilizar algumas peças. Se isso não for possível, outra opção seria levá-los a um dos pontos de reciclagem da sua cidade.

Não deixe de ler: 4 conselhos para separar o lixo

Uma segunda chance

Comece a reutilizar embalagens para reduzir o lixo

Há muitos objetos que não usamos mais, mas que estão em boas condições. Antes de jogá-los fora, é importante considerar que eles podem servir para outra pessoa. Você pode fazer, por exemplo, uma troca de roupas e objetos a nível familiar ou entre amigos e conhecidos.

Há também muitos espaços que promovem essa possibilidade de dar uma segunda chance aos objetos. Na internet existem páginas especializadas que funcionam como mercados de rua tradicionais, mas online. Esses espaços, além disso, dão a possibilidade de comprar coisas a preços geralmente muito baixos.

Como reduzir o desperdício de comida

Uma boa maneira de reduzir o desperdício na comida é consumir produtos frescos e produzidos localmente, uma vez que eles geralmente terão menos embalagens e precisarão de menos transporte.

Quanto à embalagem, é sempre melhor optar por recipientes de vidro em vez de garrafas de plástico. Além disso, é preferível sempre comprar bebidas em grandes recipientes (assim como produtos de limpeza).

A água do filtro também será sempre a melhor opção para evitar o consumo de garrafas plásticas. Para eliminar um possível teor de calcário, atualmente existem filtros que podem ser instalados na própria torneira para ter uma água mais saudável e de melhor qualidade.

  • http://istas.net. Recomendaciones para la reducción de residuos. Extraído de: http://istas.net/risctox/gestion/estructuras/_3228.pdf
  • Comunidad de Madrid. 2010. Guia de buenas prácticas para reducir los residuos urbanos. Extraído de: https://www.madrid.es/UnidadesDescentralizadas/Agenda21/Catalogo/GuiaBuenasPracticasReducirResiduosUrbanos.pdf