5 dicas para remover resíduos de sabão do box

Embora o uso de alguns ingredientes possa ajudar a eliminar os resíduos de sabão do box, é essencial realizar uma limpeza frequente desse espaço para evitar acúmulos de sujeira.
5 dicas para remover resíduos de sabão do box

Última atualização: 04 Fevereiro, 2021

Existem várias maneiras de remover os resíduos de sabão que grudam nos azulejos do banheiro e estragam a aparência desse espaço da casa.

O banheiro é um espaço constantemente exposto à umidade. Além disso, costuma ser um dos ambientes menos ventilados da casa. Portanto, é normal que água e vapor gerem alguns inconvenientes, principalmente relacionados à limpeza.

Um deles é a presença de resíduos de sabão que ficam grudados nas paredes. Como são causados pela combinação letal de umidade e a própria composição desse produto, podem se tornar um problema de difícil solução. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a remover esses resíduos.

5 dicas para remover resíduos de sabão do banheiro

Preparação para remover resíduos de sabão do banheiro

1. Mistura de vinagre e detergente

Essa solução caseira é bastante eficaz para se livrar desse tipo de resíduo. Seu uso é muito simples:

  • Em primeiro lugar, meça partes iguais de ambos os produtos em duas xícaras.
  • Logo em seguida, introduza o recipiente que contém o vinagre de maçã no micro-ondas. Esse ingrediente tem propriedades antimicrobianas que também ajudam a eliminar os germes do banheiro. 
  • Aqueça por cerca de 30 segundos. Ele deve estar quente, mas não fervendo, para misturar com o detergente espesso.
  • Em seguida, prepare a mistura adicionando ambos os produtos em um borrifador. Tampe e agite bem para misturar. Posteriormente, aplique sobre os azulejos e deixe agir por meia hora.
  • Por fim, passe uma esponja nos azulejos para terminar de remover os resíduos de sabão.
  • No final desse passo, lave com água morna.

2. Combinação caseira para remover sabão e calcário

Com essa combinação, você pode obter excelentes resultados na sua intenção de remover resíduos de sabão do box. Para realizar esse procedimento, você precisará de creme dental com sabor de menta, bicarbonato de sódio, detergente para lavar louça e limão.

Ingredientes

  • O suco de ½ limão.
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (18 g).
  • 1 colher de sopa de detergente (15 g).
  • 2 colheres de sopa de creme dental (30 ml).

Procedimento

  • Em primeiro lugar, misture os ingredientes em uma tigela.
  • Posteriormente, com uma esponja, passe essa mistura nos azulejos. Também será muito útil para remover as manchas de calcário das torneiras.
  • Logo após, deixe agir por alguns minutos e enxágue.
  • Se seu banheiro não tiver boa ventilação, você pode secar com toalhas de papel.

3. Bicarbonato de sódio com vinagre

Para criar essa combinação, você deve misturar uma xícara de bicarbonato de sódio com vinagre. Adicione uma quantidade suficiente do vinagre apenas para criar uma pasta grossa.

Assim que a pasta parar de borbulhar, a próxima coisa que você deve fazer é aplicá-la diretamente sobre os azulejos com a ajuda de uma esponja ou um pano. Deixe agir por 20 a 30 minutos.

Por fim, como nos outros processos explicados acima, você terá que remover a pasta com o auxílio de uma esponja macia e enxaguar.

4. Remover resíduos do box: água oxigenada e bicarbonato

Mulher removendo resídous de sabão dos azulejos

Com essa combinação simples, você conseguirá deixar os azulejos do seu banheiro brilhantes e sem uma única mancha de sabão. Prepará-la é bem simples: coloque a água oxigenada o e bicarbonato de sódio em um recipiente e misture até formar uma pasta.

Em seguida, aplique esse produto caseiro nos azulejos e deixe agir por cerca de 15 minutos. Assim que o sabão tiver amolecido, passe uma escova macia para remover os detritos e, por fim, lave com bastante água.

5. Use produtos comerciais

Atualmente, existem no mercado muitos produtos que têm a capacidade de remover esses resíduos. Seu uso é tão prático e simples quanto os que discutimos antes: eles devem ser aplicados, deixados no local por um tempo e depois esfregados e enxaguados.

Limpar bem o banheiro é investir em saúde e bem-estar

Remover resíduos de sabão do banheiro pode ser feito em pouco tempo com esses truques que discutimos. Depois de fazer isso, você pode continuar com o resto da limpeza para deixar tudo impecável.

Lembre-se que não é aconselhável deixar a limpeza passar por mais de cinco dias, pois o banheiro é uma das áreas da casa que acumula mais sujeira em menos tempo e, tendo em vista o seu uso contínuo, requer uma manutenção adequada. Caso contrário, você deixa sua saúde exposta.

It might interest you...
5 formas de manter a cozinha impecável
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 formas de manter a cozinha impecável

Ainda que seja certo que manter a cozinha impecável é algo que requer certo esforço, nem sempre precisamos ocupar tanto tempo quanto pensamos.



  • Ramirez, J. M. (2009). Detergentes orgánicos en la Industria. In Hidrogénesis.
  • Gaspar, P., Kearns, A., Vilar, R., Watkins, K., & Gomes, M. M. M. (2000). A Study of the Effect of Wavelength on Q-Switched Nd:YAG Laser Cleaning of Eighteenth-Century Portuguese Tiles. Studies in Conservation. https://doi.org/10.1179/sic.2000.45.3.189
  • Sci Rep. 2018; 8: 1732. Published online 2018 Jan 29. Antimicrobial activity of apple cider vinegar against Escherichia coli, Staphylococcus aureus and Candida albicans; downregulating cytokine and microbial protein expression. doi: 10.1038/s41598-017-18618-x