Como preparar um detergente caseiro e natural?

7 de dezembro de 2018
A vantagem dos produtos caseiros é que nos asseguramos de que os seus ingredientes são totalmente naturais, e podemos acrescentar a fragrância que quisermos.

Já sabemos preparar xampus, máscaras faciais e muitas outras coisas de maneira caseira e natural. Pensando nisso, hoje falaremos sobre como preparar um detergente caseiro e natural.

Cada vez mais buscamos maneiras de recuperar os truques que nossas avós usavam e que funcionavam igual ou melhor do que os que temos hoje em dia. Além disso, eles são mais econômicos e ecológicos.

Neste artigo explicaremos como podemos preparar em casa nosso próprio detergente caseiro e  natural para a lavadora de roupas e, além disso, compartilharemos alguns truques para elaborar também um amaciante com nosso aroma preferido e também um tira-manchas.

Vantagens do detergente caseiro

Preparar nosso próprio detergente caseiro tem algumas vantagens que queremos destacar:

  • Econômico: os detergentes comerciais não são baratos; esta receita é preparada com ingredientes muito econômicos.
  • Simples: não exige conhecimentos específicos, já que a receita é simples e os ingredientes são encontrados facilmente.
  • Ecológico: é importante não abusar de produtos que prejudiquem o meio ambiente e utilizar apenas os imprescindíveis.
  • Antialérgico: este detergente não contém substâncias agressivas, o que é uma vantagem, sobretudo àquelas pessoas com a pele sensível e para os bebês.

ropa-tendida-chatirygirl

Ingredientes naturais

Para preparar este detergente caseiro, usaremos produtos naturais que já temos em casa. Desde a primeira lavagem notaremos sua efetividade.

O bicarbonato de sódio é um produto natural que atua como desodorante e desinfetante, neutraliza o pH quando este está muito ácido ou muito alcalino e proporciona suavidade aos tecidos.

Por outro lado, o sabão no qual nos basearemos é um sabão normal, como o que antigamente se usava para lavar a roupa na mão. Pode ser um sabão elaborado com gorduras naturais, sabão de coco, sabão de glicerina, sabão de marselha, etc.

Leia também: 10 usos do sabão que você não conhecia

jabon-Jess

Materiais necessários

  • Uma ou duas pedras de sabão
  • 2 xícaras de bórax
  • 2 xícaras de bicarbonato de sódio
  • Opcional: óleo essencial de limão ou lavanda
  • Água

Utensílios

  • Um balde
  • Uma panela média
  • Uma colher de pau

Como preparar?

  1. Rale a pedra de sabão. Precisaremos de aproximadamente duas xícaras.
  2. Coloque para ferver em uma panela com um litro de água e adicione as duas xícaras de sabão. Deixe ferver em fogo baixo enquanto mexe com uma colher de pau.
  3. Em outro recipiente, coloque o bórax e o bicarbonato de sódio. Adicione a água que foi fervida com o sabão já derretido e misture bastante os ingredientes com a ajuda da colher de pau, até que esteja tudo bem dissolvido.
  4. Em seguida, adicione 7,5 litros de água e volte a mexer com a colher.
  5. Este é o momento para adicionar, se quiser, algum tipo de óleo essencial que aromatize nosso detergente caseiro. Coloque 15 ml e misture novamente.
  6. Cubra o balde.
  7. Você pode conservar em garrafas de água ou de detergente vazias, com etiquetas que indiquem o conteúdo por segurança. Antes de cada uso, agite a garrafa para misturar os ingredientes.

E o amaciante?

A maneira mais natural, econômica e efetiva de substituir o amaciante comercial é usando vinagre. Ele nos ajuda a limpar também a roupa, a proporcionar macieza aos tecidos e ajuda a evitar as felpas e a eletricidade estática.

Além disso, o vinagre serve para abrandar águas muito carregadas e com muita cal. Finalmente, o vinagre tem outra vantagem: nos ajuda a limpar os tubos e mangueiras da lavadoura dos resíduos de sujeira, sabão, cal, mofo, etc.

Para conseguir um aroma específico, podemos usar também um óleo essencial:

  • Cítricos (limão, laranja, tangerina): nos ajuda a limpar com profundidade, a eliminar restos de gordura e a dar um aroma delicioso às roupas.
  • Lavanda: o aroma por excelência de muitos produtos de limpeza, já que ajuda a desinfetar e, além disso, tem propriedades relaxantes e suavizantes.
  • Malaleuca: excelente essência para eliminar fungos.
  • Eucalipto: este óleo proporciona um aroma muito refrescante e também nos ajuda a eliminar os germes.

Se não tivermos os óleos essenciais, podemos adicionar o suco de meio limão junto com o vinagre.  

Descubra: Como fazer um amaciante de roupas livre de substâncias tóxicas?

Para o tira-manchas:

Antes de lavar a roupa com a mancha, aplique um pouco de bicarbonato de sódio e vinagre e esfregue bastante a mancha com a ajuda de uma escova.