Por que sinto pontadas na barriga?

7 de novembro de 2019
As pontadas na barriga são desconfortos abdominais que têm causas e sintomas variados. Saiba por que eles ocorrem e como você pode evitá-los ou tratá-los para melhorar a sua qualidade de vida.

Você já sentiu pontadas na barriga? É um incômodo frequente e tem uma origem variada.

Pontadas na barriga ou doenças na área abdominal podem ser causadas por disfunções orgânicas, digestivas, intestinais, causas inflamatórias ou infecciosas. Elas também podem ocorrer em mulheres como resultado da síndrome pré-menstrual.

Quando esses desconfortos são recorrentes, é importante visitar um especialista que possa examiná-lo para fazer um diagnóstico preciso e fornecer o tratamento adequado. Dessa forma, você pode melhorar a sua qualidade de vida e o seu humor.

Aqui estão algumas diretrizes para você conhecer as possíveis causas da picada na área abdominal e algumas dicas que podem ajudá-lo.

Tipos de dores abdominais

O que geralmente sentimos como pontadas na barriga são uma série de desconfortos que ocorrem na área abdominal. Essas dores podem ser classificadas como:

  • Generalizada. A dor é sentida em mais da metade do abdômen. Pode ser devido a um vírus estomacal, gases ou indigestão.
  • Localizada. As picadas são sentidas apenas em uma parte do abdômen. Possivelmente, é uma dor em um órgão, como a vesícula biliar, o apêndice ou o estômago.
  • Cãibra. Geralmente, essa dor não é grave e geralmente ocorre devido a gases e inchaço. Pode ser acompanhada de diarreia. Se a dor for mais frequente, dura mais de 24 horas e é acompanhada por uma febre que pode ser um pouco mais complexa.
  • Cólica. É uma dor intensa, repentina e intermitente, que vai e vem. Cálculos renais e cálculos biliares são causas comuns deste tipo de dor abdominal.

Veja também: Reduza as cólicas de seu bebê com estes 4 remédios caseiros

Possíveis causas de pontadas na barriga

Intoxicação alimentar

As pontadas na barriga podem ser causadas por alimentos gordurosos

A intoxicação alimentar ocorre quando o alimento tem germes ou uma substância tóxica que ataca diretamente o corpo.

Os sintomas de intoxicação alimentar variam de acordo com a causa da contaminação alimentar. Em geral, existem sintomas como náusea, vômito, diarreia, dor e pontadas na barriga, gases e febre.

Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável afeta o intestino grosso, e pode causar cólicas abdominais, inchaço, gases e mudanças nos hábitos intestinais. Algumas pessoas têm constipação, outras têm diarreia e outras podem ter as duas coisas.

Conforme observado pelo Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais dos Estados Unidos, os médicos podem tratar a síndrome do intestino irritável recomendando mudanças na dieta e no estilo de vida.

Além disso, eles podem indicar medicamentos, probióticos e terapias psicológicas. Geralmente, cada paciente, junto com seu médico, pode encontrar o plano de tratamento mais adequado.

Apendicite

As picadas na barriga podem afetar o dia a dia

A apendicite é uma inflamação do apêndice, um pequeno órgão que se projeta a partir do cólon no lado inferior direito do abdômen. Na maioria das pessoas, a dor começa ao redor do umbigo e depois vai mudando de lugar.

dor é difusa no início, mas pode ir de baixa a intensa, com aumento da temperatura, vômitos, náusea e inchaço abdominal.

Como atualmente o apêndice não parece ter um objetivo específico no corpo humano, e se a dor se intensificar e a inflamação for diagnosticada, o tratamento envolve uma cirurgia para remover o apêndice inflamado.

Recomendamos que você leia: 5 sinais iminentes de uma possível apendicite

Gravidez ectópica

Essa condição ocorre quando o óvulo fertilizado é implantado fora do útero, geralmente nas trompas de Falópio. A gravidez ectópica pode causar os seguintes sintomas:

  • Sangramento vaginal anormal.
  • Ligeira cólica em um dos lados da pelve.
  • Ausência de períodos menstruais.
  • Dor no abdômen inferior.

Há mulheres que experimentam sangramento vaginal e outras não, mas a dor começa repentinamente. Essas pontadas na barriga são, de fato, pontadas agudas e persistentes.

Se a área ao redor da gravidez apresentar ruptura e sangramento, os sintomas podem piorar. É importante ir ao médico porque, se não for tratada a tempo, a gravidez ectópica pode ter consequências fatais para a mãe.

Pancreatite

Moça com sintomas de pontadas na barriga

O pâncreas é uma glândula localizada atrás do estômago, no abdômen superior. Quando o pâncreas fica inflamado, causa sensação de queimação e dor na parte superior ou média do estômago.

pancreatite se manifesta com uma dor significativa, e o sintoma cardinal são múltiplos episódios de vômitos. Por ser um processo agudo, não vai mostrar perda de peso.

O desconforto pode aparecer inesperadamente e desaparecer em dias. Mas também pode se tornar crônico e durar anos. Consulte o seu médico se, além das pontadas na barriga, existirem vários dos seguintes sintomas:

  • Dor ao tocar o abdômen.
  • Dor abdominal que piora depois de comer.
  • Taquicardia.
  • Vômito.
  • Náusea.
  • Febre.
  • Dor abdominal que se estende até as costas.

Diverticulite

Pequenas saliências que se formam no revestimento interno do sistema digestivo, na maioria das vezes na parte inferior do intestino grosso (cólon), são chamadas de divertículos. Em geral, eles não causam problemas. No entanto, às vezes eles podem ficar inflamados ou infectados.

Nesse caso, ocorre a diverticulite, o que é mais comum em pessoas com mais de 50 anos de idade. A diverticulite pode causar dor abdominal intensa, febre, náusea e alterações nos hábitos intestinais. 

Embora a diverticulite leve possa ser tratada com repouso, alterações na dieta e antibióticos, em casos mais graves, pode exigir cirurgia.

Confira esses 5 conselhos para cuidar do pâncreas

Endometriose

Mulher com sintoma de pontadas na barriga

endometriose é uma doença em que endométrio, o tecido que reveste o útero internamente, cresce para fora do mesmo. É uma das doenças ginecológicas mais comuns e seus sintomas incluem dor pélvica e, em alguns casos, infertilidade.

Embora não exista cura para a endometriose, existem tratamentos para aliviar a dor e tratamentos para a infertilidade relacionada à endometriose.

Recomendações sobre as pontadas na barriga

Tanto para evitar as pontadas na barriga quanto para tratá-las, o mais aconselhável é optar por:

  • Mastigar os alimentos lentamente para dar ao trato digestivo a chance de exercer a sua função.
  • Evite dormir quando sente dor no estômago. É melhor sentar e esticar as pernas.
  • Evite alimentos gordurosos ou picantes.
  • Exercite-se, pelo menos, 3 vezes por semana.
  • Reduza o consumo de álcool e cigarros.
  • Consuma 5 porções de comida por dia.
  • Aumente a ingestão de água.

Resumindo…

A pontadas na barriga, ou qualquer tipo de doença na região abdominal, é um sintoma que não deve ser deixado de lado. Embora algumas vezes surja de um problema de indigestão, também pode alertar para condições mais sérias, como a síndrome do intestino irritável e a endometriose.

É essencial consultar um médico para esse tipo de desconforto, pois o profissional é responsável por determinar a sua causa e possíveis tratamentos. Além disso, algumas mudanças no estilo de vida e na dieta podem ser levadas em consideração.