5 conselhos para cuidar do pâncreas

· 13 de agosto de 2014
Além de afetar a nossa saúde em geral, o tabaco aumenta a probabilidade de desenvolver câncer de pâncreas e nos pulmões.

O pâncreas é aquele órgão que só é lembrado quando surge alguma doença associada a ele. Mas é muito importante saber cuidar do pâncreas!

Dessa forma, é essencial saber um pouco melhor sobre esta glândula imprescindível que está situada atrás do estômago e é encarregada de secretar alguns sucos, que permitem a digestão dos alimentos.

Que tal, então, saber como cuidar do pâncreas? Leia a seguir.

Aprendendo a cuidar do pâncreas

1. Vegetais crucíferos são maravilhosos

Comer brócolis é ideal para cuidar do pâncreas

Você está surpreso? Certamente não. Temos certeza de que você já tenha leu, por exemplo, sobre os grandes benefícios do brócolis na prevenção de muitos tipos de câncer.

Pois bem, estudos indicam que consumir tanto o brócolis, quanto a couve-de-bruxelas, a couve-flor ou o repolho, é incrivelmente benéfico para proteger o pâncreas de um possível tumor.

Sendo assim, não tenha dúvidas! Prepare duas vezes na semana um bom prato de brócolis cozido a vapor e certamente seu pâncreas será melhor protegido.

Mas, atenção! Caso você sofra de algum problema na tireoide, não é muito adequado consumir vegetais crucíferos.

2. Pare de fumar!

Mulher quebrando cigarro ao meio porque é preciso cuidar do pâncreas

Como? Ainda está preso a este hábito? Se este for o seu caso, não tenha dúvidas, comece a deixar o cigarro, pois dia após dia ele está danificando sua saúde.

Sabia que a probabilidade de sofrer um câncer de pâncreas é muito elevada em pessoas fumantes?

Então, lembre-se disso pelo seu bem, assim como o de sua família, que certamente não quer ver você sofrer no futuro.

Leia também: 8 motivos para parar de fumar agora mesmo

3. Dê adeus a comida pouco saudável

Mulher comprando comida no mercado para cuidar do pâncreas

Que tipo de comida é pouco saudável? Sem dúvida você sabe: frituras, alimentos processados, farinhas refinadas, açúcares, comidas industrializadas e refrigerantes, por exemplo.

Admitimos que, às vezes, estes alimentos são mais fáceis de serem preparados, mais rápidos e satisfatórios.

Principalmente quando chegamos em casa cansados, cheios de estresse e ansiedade e com vontade de comer algo fácil. Mas isso é um erro.

Talvez você não se dê conta disso hoje, mas estes alimentos com muita gordura e substâncias nocivas danificam diretamente nosso pâncreas.

As estatísticas dizem que a probabilidade de incidência de câncer de pâncreas está ligada a uma má nutrição com excesso de alimentos pouco saudáveis.

Sendo assim, não tenha dúvidas e comece hoje mesmo a mudar seus hábitos, evitando também o álcool, logicamente.

4. Aprendendo a desintoxicar o pâncreas

Suco de morango para cuidar do pâncreas

Você já tentou desintoxicar o pâncreas alguma vez? Como você já sabe, o pâncreas é encarregado de sintetizar uma série de enzimas essenciais que ajudam no processo de digestão dos alimentos.

Mas, atenção! Quando o pâncreas está afetado ou quando as toxinas de uma alimentação incorreta o saturam, então nosso corpo começará a sofrer alterações e desequilíbrios hormonais, originando, por exemplo, o diabetes.

Desse modo, o pâncreas deve ser desintoxicado para continuar saudável. Mas, como fazer isso?

O processo é muito fácil: durante três dias por mês, tente beber aproximadamente dez copos de líquidos por dia, incluindo também sucos e infusões recomendadas para o pâncreas, que detalharemos a seguir.

Isso porque o líquido vai ajudar a renovar o organismo e a desintoxicar o pâncreas.

Além disso, tome um banho quente todos os dias antes de ir dormir; esfregar a pele com uma esponja esfoliante ajudará também a estimular a circulação e reativará o funcionamento do pâncreas.

É importante também que durante estes três dias você consuma uma dieta rica em antioxidantes, ou seja, abundante em frutas como laranja, kiwi, manga e morango.

Dessa forma, tudo isso vai ajudar a desintoxicar o pâncreas e também a fortalecê-lo.

5. Sucos para fortalecer o pâncreas

Sucos para cuidar do pâncreas

Você gosta de sucos naturais? Então, não tenha dúvida, seu pâncreas agradecerá enormemente se incluir em sua dieta os seguintes sucos.

Estes sucos permitirão manter o pâncreas em bom estado e vai regenerar suas funções.

Indicamos que os sucos de verduras são recomendados para consumo na parte da tarde ou acompanhando as refeições, enquanto os sucos de frutas são ideais para as manhãs, mas lembre-se: os sucos devem ser ingeridos com o estômago vazio e não coma nada durante a meia hora seguinte.

E, atenção, nunca adicione açúcar aos sucos! Pois, isso pode atrapalhar a cuidar do pâncreas!

Suco de couve, cenoura e alface

  • Uma xícara de couve de Bruxelas (já cozida a vapor)
  • Um copo de suco de cenoura
  • Meio copo de água
  • Um raminho de aipo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea, beba o suco devagar e com pequenos goles. Muito fácil!

Suco de Alcachofra e babosa

  • Uma xícara de suco de babosa (a polpa do centro, a parte mais gelatinosa)
  • Um coração de alcachofra macio (já cozida)
  • Meia xícara de água quente

Como sempre, bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura bem homogênea.

O suco deve ser bebido fresco. Apesar de ter uma consistência espessa, é muito bom para o pâncreas.Tome o suco durante o almoço, por exemplo.

Leia também: Melhore sua saúde visual com a babosa

Suco de mamão e linhaça para cuidar do pâncreas

  • Uma fatia grande de mamão
  • Uma colher de linhaça em pó ou em semente
  • Meio copo de água
  • Três amêndoas

Ideal para ser tomado pelas manhãs, é bem simples de ser preparado. Sendo assim, basta bater os ingredientes no liquidificador como os sucos anteriores.

Tome pouco a pouco a cada manhã e obterá não somente os nutrientes adequados para começar o dia, como também um meio perfeito para manter seu pâncreas saudável. Desfrute!