Como fazer pêssego em calda caseiro?

Acompanhe as suas sobremesas, carnes e biscoitos com um delicioso pêssego em calda. A seguir, descubra o passo a passo para prepará-lo em casa.
Como fazer pêssego em calda caseiro?

Última atualização: 24 Agosto, 2021

O pêssego em calda caseiro é uma receita simples e deliciosa que você pode preparar para conservar essa fruta. Embora o pêssego possa ser consumido em sua forma natural, esse método permitirá que você o tenha à mão durante todo o ano.

Você pode aproveitar o frescor e o sabor desta fruta para fazer sobremesas e drinques, entre outras receitas. Você pode até consumi-la no café da manhã ou no lanche da tarde. A seguir, compartilhamos com você o passo a passo da receita.

O que é importante destacar antes de começar?

Para fazer receitas em calda ou que envolvam qualquer outra técnica de conservação, é fundamental levar em consideração as medidas básicas de higiene não só no preparo, mas também no armazenamento. Na verdade, diversos artigos indicam os riscos que existem se as preparações feitas em casa não forem esterilizadas corretamente.

Deve ficar claro que, devido ao seu elevado teor de açúcar, esta receita é contraindicada para pessoas que possuem algumas doenças, como a diabetes, e para pessoas com resistência à insulina.

Além disso, se você estiver fazendo uma dieta com restrição calórica, não é aconselhável consumir esta sobremesa com muita frequência. Segundo dados do livro da Fundação Espanhola de Nutrição, as conservas em calda industrializadas fornecem 22 gramas de carboidratos em cada 100 gramas do produto, enquanto a fruta contém apenas 9 gramas de açúcares.

Propriedades do pêssego
Lembre-se de que o pêssego em calda caseiro contém mais calorias do que a fruta em seu estado natural. Portanto, seu consumo deve ser moderado.

Pêssego em calda caseiro

Assim como acontece com as geleias, as receitas em calda são feitas desde a antiguidade porque permitem conservar as frutas da época e evitar o desperdício. Além disso, essa forma de aproveitamento dos alimentos não inclui o uso de compostos químicos que costumam ser encontrados nos produtos industrializados.

Além exposto, assim como a fruta in natura, o pêssego em calda fornece pequenas quantidades de vitamina A e C e minerais como o potássio. Também contém carotenos, que dão a esta fruta a sua cor alaranjada.

Para esta receita você vai precisar de 2 panelas; uma delas tem que ser funda porque será usada para cozinhar. Você também vai usar uma colher de pau, potes de vidro e, é claro, o pêssego e outros ingredientes.

Ingredientes

  • 1 quilo e meio de pêssego maduro em bom estado (são aproximadamente 8 frutos pequenos).
  • 250 g de açúcar refinado.
  • Suco de um limão.
  • 1 pitada de sal.

Passo a passo

  • Primeiro, pegue uma panela, encha de água fria e reserve. Depois disso, lave os pêssegos, corte-os ao meio e retire o caroço. Encha a outra panela com água (apenas o suficiente para cobrir a fruta) e coloque as metades dentro. Acenda o fogo e deixe ferver por 3 minutos.
  • Após este tempo, retire com a colher de pau e coloque as frutas na panela com água fria. Espere até que esfriem um pouco; em seguida, retire a casca dos pêssegos com uma faca. Você pode cortá-los em fatias ou deixá-los apenas cortados ao meio.
  • Em seguida, coloque o açúcar na água quente, acrescente o suco de limão e uma pitada de sal. Mexa por 3 minutos e coloque a fruta na panela para cozinhar novamente.
  • Cozinhe, mexendo com cuidado, até que o açúcar se dissolva completamente. Após 5 minutos, desligue o fogo. Deixe esta preparação descansar até esfriar.
  • Em seguida, transfira o conteúdo para uma jarra de vidro e coloque a mistura na geladeira durante a noite.
  • No dia seguinte, coloque tudo de volta na panela e leve para ferver. Conforme a espuma aparecer na superfície, remova com uma escumadeira e mexa de vez em quando para evitar que grude. Cozinhe por 10 minutos.
  • Para guardar esse pêssego em calda caseiro é necessário que os potes de vidro estejam limpos e esterilizados.
  • Para isso, coloque-os junto com as suas tampas em uma panela com água (que os cubra completamente) e ferva por 20 minutos. Após este tempo, retire com uma pinça e coloque sobre um guardanapo de pano.
  • Agora, guarde a sobremesa que você fez. Simplesmente despeje a mistura nos frascos de modo a manter uma polegada de borda sobrando. Tampe e coloque de cabeça para baixo. Deixe esfriar e guarde na geladeira. Sob refrigeração, dura entre 2 e 3 semanas.
  • É recomendável que você escreva a data de produção para saber ao certo quando armazenou o produto.
Pêssego em calda caseiro
O pêssego em calda é ideal para acompanhar sobremesas, carnes, bolos e muitas outras receitas.

Como você pode consumir o pêssego em calda caseiro?

O resultado desta receita é espetacular porque permite obter uma fruta doce e suave. Além disso, é ideal para ser consumido como sobremesa, sozinho ou combinado, por exemplo, com chantilly ou sorvete. Outras idéias para aproveitá-lo são as seguintes:

  • Para decorar bolos de frutas.
  • Para acompanhar um iogurte.
  • Como recheio de pão de ló.
  • Combinado com queijo ou ricota.

Experimente fazer esta receita em casa

Com esta técnica, você poderá manter o pêssego por mais tempo do que ele duraria em seu estado natural. Além disso, o resultado é uma boa opção para comer sozinho ou adicionar a sobremesas. Claro, certifique-se de ter cuidado durante a sua preparação para evitar que o produto final seja contaminado.

Pode interessar a você...
O pêssego, a fruta da eterna juventude
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
O pêssego, a fruta da eterna juventude

Conheça os segredos do pêssego, a fruta da eterna juventude, no seguinte artigo. Este delicioso fruto é mais benéfico do que você possa acreditar.



  • Agencia de Extensión Rural. Juan José Castelli. MANUAL DE CONSERVAS. Recetas Caseras para Elaborar. 2018
  • Fundación Española de Nutrición. LIBRO: LA ALIMENTACIÓN ESPAÑOLA. Melocotón.
  • Administración Nacional de Medicamentos, Alimentos y Tecnología Médica. ADVERTENCIAS SOBRE EL RIESGO DE CONSUMIR CONSERVAS CASERAS DURANTE EL VERANO.