Geleia de kiwi: receita passo a passo

Você já experimentou a geleia de kiwi? Vamos te ensinar a prepará-la de forma simples e rápida, para que você aproveite todos os benefícios dessa fruta.
Geleia de kiwi: receita passo a passo

Última atualização: 21 Julho, 2021

A geleia de kiwi não é a mais comum. É raro encontrá-la em supermercados e lojas. No entanto, essa fruta tem propriedades positivas para a saúde. Também é uma receita fácil de fazer em casa se você tiver bons ingredientes.

Vamos ensinar tudo que você precisa saber para preparar rapidamente uma fantástica geleia de kiwi. Lembre-se de que a chave para ter uma boa saúde é garantir variedade na dieta. Quanto mais amplo for o espectro de frutas incluídas na alimentação, melhor.

Geleia de kiwi

Antes de nos aprofundarmos no processo de preparo, vamos falar sobre as propriedades do kiwi. Esse é um alimento frequentemente utilizado no combate à prisão de ventre por causa do seu alto teor de fibra. Porém, além da fibra insolúvel, ele também possui uma porção solúvel dessa substância.

Esse elemento é capaz de funcionar como um probiótico, melhorando a saúde da microbiota. Isso é evidenciado por um estudo publicado no Central European Journal of Public Health, no qual a ingestão regular de fibras está relacionada ao crescimento de bactérias que habitam o tubo digestivo.

Além disso, essa é uma fruta com alta concentração de vitamina C. Graças a essa propriedade, ela pode ser benéfica na prevenção do câncer, já que essa vitamina reduz os danos ao DNA celular, segundo uma pesquisa publicada na revista Nutrition and Cancer.

Por outro lado, a própria vitamina C é capaz de atuar de forma benéfica no sistema imunológico, melhorando suas funções. Um estudo publicado na Frontiers of Immunology confirma que o consumo regular dessa substância reduz o risco de desenvolvimento de doenças respiratórias infecciosas.

Kiwis
Esse alimento traz muitos benefícios nutricionais.

Agora, vamos mostrar como fazer uma geleia deliciosa de kiwi.

Ingredientes

  • 1 quilo de kiwis bem maduros.
  • 500 gramas de açúcar.
  • Suco de um limão.
  • Uma colher de chá de ágar-ágar.

Passo a passo

A primeira coisa a fazer é descascar e picar os kiwis. Não é necessário demorar muito nesta etapa; os pedaços podem ser grandes. O próximo passo é introduzi-los em uma panela e espremer o suco de limão por cima.

Em seguida, adicione o açúcar, mexendo todos os ingredientes. É importante que a mistura descanse por pelo menos duas horas, mas também pode ser deixada durante toda a noite para obter um sabor melhor.

Decorrido o tempo de descanso, a panela deve ser levada ao fogo até que seja atingido o ponto de ebulição. Depois de levantar fervura, deixe-a cozinhar em fogo baixo. É importante mexer sempre para evitar que a fruta queime. Se for observado que muita espuma está se formando, você pode retirá-la com uma colher.

Durante o cozimento da geleia, é imprescindível preparar os potes nos quais ela será armazenada posteriormente. Esses potes devem ser de vidro, sendo conveniente que não apresentem saliências ou deformações. Eles devem ser colocados no forno a 180 graus para secar após uma limpeza intensiva, enquanto as tampas devem ser fervidas para evitar riscos microbiológicos.

Quando a geleia estiver cozida e atingir a textura desejada, deve ser retirada do fogo. Essa tarefa pode facilmente levar cerca de 45 minutos, já que a fruta terá que se dissolver totalmente.

Neste ponto, pode-se adicionar um pouco de ágar-ágar para obter uma textura mais parecida à da geleia tradicional. Também é possível bater a geleia no liquidificador.

Geleia de kiwi

A última etapa consiste em distribuir a geleia em cada um dos recipientes e envasar, fervendo-os depois em banho-maria para gerar vácuo. A geleia pode ser guardada na despensa, em local seco e onde não receba luz solar.

Você pode se interessar: Como fazer uma geleia de banana diferente?

Prepare a geleia de kiwi

Preparar geleia de kiwi é muito simples. A chave para tornar essa receita perfeita é a qualidade da fruta. Tente obter kiwis orgânicos e da estação para obter as melhores características organolépticas.

Por outro lado, lembre-se de que essa é uma receita com açúcar; por isso, deve ser consumida com moderação. É importante alternar com a ingestão de frutas frescas, pois assim é possível aproveitar toda a fibra do produto, gerando um maior benefício para a saúde.

Recomendamos que você prepare algumas panquecas de aveia para comer com a geleia. Desta forma, você terá um excelente café da manhã para dias especiais. Essa geleia também cai muito bem com torradas integrais.

Pode interessar a você...
Como preparar geleia de frutas cítricas com pouco açúcar
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como preparar geleia de frutas cítricas com pouco açúcar

Podemos obter uma geleia de frutas cítricas saborosa e saudável se, em vez de açúcar adicionarmos o mel ou outro adoçante.



  • Lippi G, Mattiuzzi C. Kiwifruit and Cancer: An Overview of Biological Evidence. Nutr Cancer. 2020;72(4):547-553. doi: 10.1080/01635581.2019.1650190. Epub 2019 Aug 7. PMID: 31387399.
  • Hijová E, Bertková I, Štofilová J. Dietary fibre as prebiotics in nutrition. Cent Eur J Public Health. 2019 Sep;27(3):251-255. doi: 10.21101/cejph.a5313. PMID: 31580563.
  • Cerullo G, Negro M, Parimbelli M, Pecoraro M, Perna S, Liguori G, Rondanelli M, Cena H, D’Antona G. The Long History of Vitamin C: From Prevention of the Common Cold to Potential Aid in the Treatment of COVID-19. Front Immunol. 2020 Oct 28;11:574029. doi: 10.3389/fimmu.2020.574029. PMID: 33193359; PMCID: PMC7655735.