3 receitas de sobremesas saudáveis com gelatina

Você já preparou alguma sobremesa saudável com gelatina? Conheça algumas receitas para introduzir este ingrediente na sua alimentação regular.
3 receitas de sobremesas saudáveis com gelatina

Última atualização: 12 Agosto, 2021

É possível preparar sobremesas saudáveis com gelatina. Este ingrediente consegue melhorar as características organolépticas de muitas preparações, otimizando a textura e tornando-as mais apetitosas. Geralmente ela é utilizada no contexto industrial, mas também é possível tirar proveito dela em casa.

A seguir, vamos ensinar a preparar uma série de sobremesas saudáveis. No entanto, saiba que a sua densidade nutricional não é comparável à dos pratos principais. O melhor é garantir que os nutrientes essenciais sejam atendidos durante a refeição, para depois finalizar com a sobremesa e deixar um sabor agradável na boca.

Sobremesas saudáveis com gelatina

Selecionamos as melhores receitas de sobremesas gelatinosas saudáveis e fáceis de fazer. Você pode incorporá-las à sua dieta regular sem medo.

1. Gelatina de iogurte

Comece hidratando 2 folhas de gelatina em uma tigela com água. Para agilizar o processo, coloque o recipiente no microondas em intervalos de 10 segundos, até que a gelatina se dissolva completamente.

Em seguida, coloque a mistura no copo do liquidificador junto com 3 xícaras de iogurte natural sem açúcar, 1/2 xícara de estévia em pó e 1/2 xícara de framboesas. Bata tudo até obter um resultado homogêneo.

Despeje em um recipiente adequado e deixe descansar por 3 horas na geladeira. Passado este tempo, é só retirar da forma e estará pronto para o consumo.

Gelatina vermelha
A gelatina não é usada apenas na indústria alimentícia, mas também tem aplicações práticas para cozinhar em casa.

2. Gelatina de manga

Para preparar a gelatina de manga, comece abrindo e cortando a fruta em pedaços. 1/2 unidade será suficiente. Despeje a polpa no copo do liquidificador junto com 100 mililitros de água e o suco de 1/4 de um limão. Bata tudo até que uma textura homogênea seja alcançada.

Nesse momento, coloque o purê de frutas em uma panela e aqueça em fogo médio, incluindo 2 folhas de gelatina previamente hidratadas em água. É importante mexer bem para evitar que se formem grumos que prejudiquem o resultado final.

Quando a gelatina estiver dissolvida, distribua a mistura em recipientes e resfrie na geladeira. Depois de pelo menos 2 horas, ele estará pronto.

3. Panna cotta de chocolate

É muito fácil fazer uma deliciosa panna cotta. Coloque 2 xícaras de bebida vegetal, 1/2 colher de chá de estévia em pó e 2 ou 3 colheres de sopa de cacau sem adição de açúcar em uma panela.

Aqueça em fogo médio até que comece a ferver. Ao atingir o ponto de ebulição, interrompa o cozimento e introduza 5 folhas de gelatina previamente hidratadas em água. Deixe descansar até que este último ingrediente se dissolva.

Distribua a mistura em recipientes individuais. Leve-os à geladeira por algumas horas, até que fique bem firme. Uma vez com textura consistente, está pronto para o consumo.

Benefícios da gelatina

Agora que você já sabe como preparar sobremesas saudáveis com gelatina, vamos conversar sobre os principais benefícios para a saúde derivados do consumo desse ingrediente.

Aumenta a saciedade

A gelatina é, fundamentalmente, uma proteína. Esse nutriente é capaz de gerar uma sensação de saciedade superior às demais substâncias, segundo um estudo publicado no Journal of Obesity & Metabolic Syndrome. Desta forma, a abordagem de uma dieta hipocalórica torna-se mais fácil.

Melhora a saúde da pele

Deve-se notar que a gelatina é caracterizada pelo seu teor de colágeno. Além disso, favorece a síntese endógena dessa proteína, a mais abundante nos tecidos do corpo humano.

Conforme evidenciado por pesquisas publicadas no The American Journal of Clinical Nutrition, o seu efeito contribui para melhorar a reparação da pele. Isso é observado na cicatrização de feridas.

Previne problemas ósseos

A gelatina não contém apenas proteínas. Também pode fornecer uma certa quantidade de cálcio. Esse mineral tem mostrado ser essencial para prevenir problemas associados à perda óssea, principalmente a osteoporose.

Molécula de colágeno
O colágeno é uma proteína importante no corpo humano. Está presente em músculos, pele e ossos.

Prepare sobremesas saudáveis com gelatina

Preparar sobremesas saudáveis com gelatina é muito simples. Além disso, o resultado é excelente, já que preparações muito saborosas são alcançadas com uma textura que agradará a quase todos. Elas podem ser introduzidas na dieta alimentar com o objetivo de aumentar a sensação de saciedade.

Em atletas, o consumo de gelatina pode ser ainda mais indicado. Nesses casos, a ingestão extra de proteína é útil para maximizar a síntese de colágeno endógeno e melhorar os processos de recuperação após o exercício.

Pode interessar a você...
Gelatina light de maçã verde com chia
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Gelatina light de maçã verde com chia

A gelatina light de maçã verde com chia é uma sobremesa leve e saudável trará vários benefícios. Aprenda a fazer esta receita deliciosa.



  • Moon J, Koh G. Clinical Evidence and Mechanisms of High-Protein Diet-Induced Weight Loss. J Obes Metab Syndr. 2020 Sep 30;29(3):166-173. doi: 10.7570/jomes20028. PMID: 32699189; PMCID: PMC7539343.
  • Shaw G, Lee-Barthel A, Ross ML, Wang B, Baar K. Vitamin C-enriched gelatin supplementation before intermittent activity augments collagen synthesis. Am J Clin Nutr. 2017 Jan;105(1):136-143. doi: 10.3945/ajcn.116.138594. Epub 2016 Nov 16. PMID: 27852613; PMCID: PMC5183725.
  • Vannucci L, Fossi C, Quattrini S, Guasti L, Pampaloni B, Gronchi G, Giusti F, Romagnoli C, Cianferotti L, Marcucci G, Brandi ML. Calcium Intake in Bone Health: A Focus on Calcium-Rich Mineral Waters. Nutrients. 2018 Dec 5;10(12):1930. doi: 10.3390/nu10121930. PMID: 30563174; PMCID: PMC6316542.