Peitos de frango com espinafre ao estilo Cordon Bleu
O Cordon Bleu é uma famosa escola de cozinha internacional que forma os melhores chefs do mundo. Esta escola deu o nome a muitas receitas, como os peitos de frango com espinafre.
Estes peitos de frango com espinafre ao estilo Cordon Bleu consistem em finos bifes de carne recheados com presunto e queijo. Seu exterior é crocante por ser empanado e frito em óleo quente. Aqui vamos ver uma receita de peito ao estilo Cordon Bleu com espinafre e ricota, para o deleite de quem pode experimentar este prato.
Assim a preparação original era frita, à base de carne vermelha guisada e com o recheio mencionado. Esta versão do Cordon Bleu é mais saudável, pois é preparada com frango assado e seu recheio é leve. Sugere-se também um molho de mostarda para banhar a preparação no final, e obter um excelente contraste.
Antes de mais nada, é útil conhecer um pouco da história deste icônico prato. E também analisamos os benefícios e propriedades de seu principal recheio, o espinafre
História do Cordon Bleu
Na França, no século XVI, a monarquia entregava um cordão azul para distinguir com a Ordem do Cavaleiro do Espírito Santo a personalidades importantes. Nas cozinhas reais, abundantes e deliciosas iguarias eram preparadas para as grandes ocasiões e festas, onde se destacavam os melhores cozinheiros.
Posteriormente, essa decoração foi extrapolada para os arquitetos da cozinha real. Não se sabe quem criou este tipo de pratos; eles começaram a ser chamados com esse nome em referência à sua qualidade e excelente acabamento.
Leia também: Vitamina de espinafre, cenoura, maçã e aneto para aumentar a energia
Propriedades e benefícios do espinafre
O espinafre é um vegetal de folha verde cujo consumo traz enormes benefícios à saúde; é reconhecido como um dos vegetais mais saudáveis. Seus numerosos componentes melhoram o metabolismo, contribuem para o fortalecimento muscular e protegem a pele e os olhos.
Quando consumimos espinafre, comemos uma boa quantidade de antioxidantes, como potássio, magnésio e folatos. Esses nutrientes preservam o sistema neurológico, começando pelo cérebro, e o sistema cardiovascular. Além disso, protegem contra o câncer em suas diferentes manifestações.
Sem dúvida é um poderoso anti-inflamatório e protege o trato gastrointestinal com um revestimento protetor, evitando irritações e úlceras. Sua vitamina K tem um impacto positivo no sistema ósseo, pela preservação do cálcio necessário.
Receita de peitos de frango com espinafre ao estilo Cordon Bleu com espinafre
Certamente, o toque especial desta preparação está no fato de que o Cordon Bleu é assado, mas fica tão crocante como quanto é frito, mas muito mais saudável. Não há gordura adicionada.
Ingredientes
- 4 bifes de peito de frango (150 g)
- 1 xícara de queijo ricota desfiado (200 g)
- 1 xícara de espinafre cozido e picado (180 g)
- 2 ovos
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo (45 g)
- 1 xícara de pão ralado (200 g)
- Óleo
Preparação
- Primeiramente, pré-aqueça o forno a 180 ° C.
- Logo, coloque plástico transparente sobre os bifes e passe-lhes um rolo ou uma garrafa para torná-los maiores e mais finos, o quanto possível.
- Também, tempere os bifes e reserve.
- Por outro lado, bata os ovos em um prato fundo.
- Posteriormente, prossiga a rechear cada bife, distribuindo a ricota por cima, e depois, em menor proporção, o espinafre. Deixe cerca de dois centímetros livres dos lados.
- Então, enrole os bifes sobre si mesmo. Para fechá-los bem, a ajuda de palitos pode ser necessária.
- Logo depois, passe os rolinhos pela farinha, depois o ovo, e finalmente passe no pão ralado. O empanado deve ser bem uniforme e cobrir todo o bife.
- Posteriormente, pincele os peitos de frango com espinafre ao Cordon Bleu com o óleo de cozinha, e coloque-os em uma assadeira coberta com papel manteiga.
- Finalmente, asse por cerca de 45 minutos ou até dourar. Se você quiser fritá-los em vez de assá-los, use óleo de milho ou girassol, bem quente. Ao retirar, coloque em papel absorvente.
Veja também: Receita para preparar filé de frango gratinado com cogumelos
Molho de mostarda
Este molho é suave, e oferece um bom contraste para acompanhar o Cordon Bleu ou San Jacobo. Como fazer?
Ingredientes
- 1 xícara de leite desnatado (200 ml)
- 2 colheres de sopa de mostarda doce (30 g)
- ½ cebola picadinha (20 g)
- 1 colher de sopa de margarina ou manteiga (20 g)
- 1 colher de sopa de farinha de trigo (15 g)
- Sal e pimenta a gosto
Preparação
- Em primeiro lugar, derreta a manteiga e refogue a cebola. Imediatamente polvilhe a farinha por cima e mexa.
- Assim que começar a engrossar, adicione o creme lentamente, mexendo ao mesmo tempo.
- Além disso, adicione a mostarda se desejar adicione sal e pimenta do reino.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.