Conheça 20 dicas para controlar a dieta nas festas

· 16 de dezembro de 2013
Você está se cuidando e fica nervosa porque surge um convite para festa ou jantar. O que fazer? Acalme-se! Seguir um regime à risca não é tarefa fácil, mas existem maneiras de controlar a dieta.

Nesses momentos é inevitável surgir dúvidas sobre como não desviar o foco do emagrecimento comendo fora de casa. Confira dicas de como controlar a dieta, evitando aquelas clássicas “escorregadas” nessas situações desafiadoras!

Hora da festa: fique atento para controlar a dieta

1. Faça um lanchinho antes de sair de casa. Isso evita que você seja atraída por alimentos que não são saudáveis para a dieta.

2. Leve um prato saudável para que todos possam experimentar. Assim você será uma convidada solidária e ainda vai camuflar as tentações.

3. Se você for a anfitriã, procure acrescentar pratos leves ao cardápio. Vá de frango assado ao invés de frito. Use homus ao invés de patês pesados para seus palitinhos de legumes. Peça pizza vegetariana de massa fina com queijo light ao invés de massa grossa com muita coisa em cima.

4. Use pratos pequenos e se sirva com porções menores

Isso ajuda a comer de tudo, mas ingerir poucas calorias. Dessa forma é possível participar integralmente da festa.

5. Beba qualquer tipo de bebida em taças de vinho para se sentir mais parte do evento. Aproveite para experimentar água com gás com um pouquinho de suco de cramberry.

6. Se quiser beber, lembre-se de “emagrecer” os drinks: alterne cada coquetel com um copo de água. Assim, você vai “segurar” o álcool e também a fome.

Misturar o álcool com água para controlar a dieta

Sobreviva em restaurantes para controlar a dieta

7. Deixe todos os molhos e patês de lado para que você possa controlar a quantidade de calorias que ingere. Porque, uma colher de sopa de molhos de salada e condimentos podem acrescentar 100 ou mais calorias ao prato.

8.Guarnições podem ser fatais para controlar a dieta

Um cheeseburger possui 500 calorias, entretanto, pode se transformar em uma refeição de 1500 calorias quando acompanhado de batatas e bebida. Até aquele filé de peixe, que parece magro, quando servido com batatas assadas pode resultar em até 700 calorias ingeridas. Portanto, procure sempre trocar amidos por verduras. Escolha então, Saladinhas (com molho à parte, é claro) e legumes no vapor.

Coma uma salada para controlar a dieta

9. Encontre restaurantes que você goste muito, e torne-os seus lugares para “bater cartão”. Procure sempre pelos que sirvam comidas saudáveis e que, se possível, listem as calorias do cardápio.

10. Se você gosta de sopa, certifique-se de escolher sopas à base de água como, por exemplo,  minestrone e canja, ao invés de sopas à base de creme de leite ou cremes.

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11. Sempre pergunte ao garçom se é possível preparar a comida sem manteiga ou óleo.

12. Em restaurantes com porções generosas, peça que o garçom traga metade do prato e embrulhe a outra metade para viagem. Dessa forma, você irá poupar calorias e não vai passar vontade com a comida no prato.

13. Outra opção para administrar o problema da porção grande é dividir o prato com o seu parceiro de mesa.

14. Quem foi que disse que você tem que pedir uma entrada, um prato principal e uma sobremesa? Vá direto à segunda opção, assim, você pode controlar a dieta e salvar a sua boa forma. Agora, se for uma tradição, prefira salada sem acompanhamentos. Ou então peça duas entradas leves como prato principal.

15.  Evite especificamente comidas que estejam descritas com palavras perigosas

Elas representam uma quantidade absurda de calorias, por exemplo: coberto, recheado, macio, frito e cremoso.

16. Já comeu uma omelete ou pizza que estejam pingando de óleo? Entretanto, é fácil retirar o excesso colocando sobre a fatia guardanapos absorventes. Fazendo isso você economiza em torno de 100 a 200 calorias.

17. Em restaurantes mexicanos, escolha tacos grelhados em tortilhas de milho ou, melhor ainda, peça uma tigela de taco ou burrito (com salada em vez de arroz). Experimente carne assada e tostadas. Como acompanhamento, prefira feijão-preto, desde que não seja preparado com bacon.

18. Nos restaurantes árabes, peça souvlaki, kebabs, salada grega, tabule, homus, coalhada ou pão sírio.

19. Já nos orientais, experimente sashimi, salada de algas, satay de frango e arroz integral. Dê preferência a alimentos preparados no vapor.

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20. Agora, quando a cozinha for italiana, coma frango grelhado ou frutos do mar, macarrão sem creme de leite ou minestrone.

As dicas foram úteis pra você? Então, lembre-se delas quando for ao restaurante e não deixe o regime de lado. Vale a pena tentar!

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  • Bleich, S. N., Wolfson, J. A., & Jarlenski, M. P. (2015). Calorie changes in chain restaurant menu items: Implications for obesity and evaluations of menu labeling. American Journal of Preventive Medicine. https://doi.org/10.1016/j.amepre.2014.08.026
  • Drewnowski, A., & Fulgoni, V. L. (2014). Nutrient density: Principles and evaluation tools. American Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.3945/ajcn.113.073395