Passos e dicas para pintar os azulejos do banheiro ou da cozinha

Você pode mudar completamente a aparência do seu banheiro ou cozinha sem quebrar uma única parede. Contaremos tudo o que você precisa saber sobre a tinta para azulejos.
Passos e dicas para pintar os azulejos do banheiro ou da cozinha

Última atualização: 02 janeiro, 2022

É possível pintar os azulejos do banheiro ou da cozinha? Sim, e na verdade o resultado fica ótimo, como se fosse novo.

Talvez você esteja cansado das cores ou desenhos dos azulejos que você tem agora, ou eles estão fora de moda e você quer renová-los completamente. Até recentemente a única alternativa era trocá-los, o que implicava em um custo muito alto.

Felizmente, hoje em dia existem diversos produtos específicos para pintar azulejos que economizam dinheiro, tempo e dores de cabeça durante a reforma. Revisaremos tudo o que você deve ter em mente: materiais, etapas a seguir e dicas.

Materiais para pintar azulejos: que opções existem no mercado?

Comecemos pelas tintas, pois a partir delas escolheremos o tipo de pincel e outros elementos. A seguir apresentamos 4 tipos diferentes de tintas que irão servir para os seus azulejos:

  1. Esmalte à base de água: é um esmalte especial para azulejos que não precisa de uma demão prévia, sendo aplicado diretamente sobre a superfície limpa. Ele seca rapidamente, é fácil de limpar e tem uma ampla paleta de cores.
  2. Tinta epóxi: ela se caracteriza por ser muito resistente e durável, por isso é ideal para ser utilizada em banheiros nos quais o contato da telha com a água é muito maior.
  3. Resina epóxi: é a mais resistente de todas as opções porque, ao ser misturada com outras substâncias ela endurece e forma uma camada impermeável que demora muito para secar. Ela é formada por dois componentes que se misturam antes da aplicação, e recomenda-se o uso de luvas e máscara devido ao forte odor e média toxidade da resina.
  4. Esmalte sintético à base de óleo: é um dos mais rápidos de secar, mas é também um dos menos resistentes.

Você também precisará de pincéis, esponjas, escovas, lixa fina, rolo de pelo curto, fita de papel e plásticos de proteção. Além disso é necessário comprar o primer ou base de fixação que explicaremos mais tarde.

Passos para pintar os azulejos do banheiro ou da cozinha

Antes de começar o passo a passo para renovar os seus azulejos, você deve remover todos os objetos que possam atrapalhar o trabalho. Use a fita adesiva para cobrir as bordas das paredes e outras superfícies que você não deseja manchar com tinta.

Fita crepe para aplicar antes de pintar os ladrilhos.
A fita crepe permitirá que você resguarde as áreas que deseja proteger contra respingos de tinta.

1. Limpe os azulejos de forma profunda

Você pode limpar a superfície com produtos simples como água quente, sabão e um pano ou esponja. Tanto no banheiro quanto na cozinha costumam haver vestígios de gordura que devem ser removidos com um desengordurante ou adicionando um pouco de vinagre. Em seguida passe novamente um pouco de água com sabão e enxágue bem.

O mofo pode ficar acumulado nas juntas do banheiro, por isso é necessário que você limpe esse local com água sanitária e uma escova. Depois que tudo estiver limpo deixe secar por pelo menos 24 horas antes de continuar com o processo.

É importante que não fiquem vestígios de gordura, mofo, sabão ou umidade no azulejo. Caso contrário a tinta não irá aderir corretamente.

Também pode te interessar: O vinagre é eficaz para desinfetar a casa?

2. Lixar levemente e aplicar primer nos azulejos

Para ajudar na fixação da tinta você pode passar uma lixa fina em todos os azulejos, mas lembre-se de remover o excesso de poeira. Depois disso você estará em condições de passar a camada de selador ou primer.

Ele deve ser aplicado nas juntas também. O objetivo desta etapa é que a tinta obtenha uma melhor aderência.

Alguns fabricantes alertam que não é necessário aplicar este produto previamente, embora você não perca nada com isso e consiga um acabamento melhor. Deixe secar pelo tempo indicado na embalagem.

3. Delimite as áreas de pintura

Caso queira pintar com mais de uma cor ou desenhar um padrão, é necessário colocar a fita adesiva de acordo com o que você tem em mente. Também existem modelos com designs pré-fabricados.

4. Pinte os azulejos

Agora vem a parte divertida: pintar os azulejos. Essa etapa será mais interessante ainda se você tiver escolhido uma combinação de cores ou desenhos.

Comece pelas juntas com o pincel e depois utilize o rolo para o resto. Primeiro você precisa misturar bem a tinta. Se notar bolhas de ar ao aplicá-la, passe mais uma camada imediatamente com um rolo de espuma.

Deixe secar conforme as instruções do produto. Caso o azulejo seja escuro não pule a etapa de aplicação do primer, que é branco e ajudará a clarear a cor. Além disso pode ser necessário aplicar duas camadas de tinta para erradicar a cor escura da base.

Dicas adicionais para considerar ao pintar os azulejos do banheiro ou da cozinha

Gostaríamos de compartilhar algumas considerações ou sugestões extras para você refletir antes de começar a reforma do seu banheiro ou cozinha.

Quanto à cor, procure não escolher uma que seja muito escura ou com desenhos carregados, pois você pode se cansar. Além do mais as cores claras adicionam luminosidade e fazem os espaços parecerem maiores.

Para um toque diferente você pode adicionar vinis decorativos, bordas e outros designs que cortam a monotonia de uma única cor. Podem ser ladrilhos intercalados, em riscas ou em zonas de lavagem, por exemplo.

Para calcular a quantidade de tinta meça a largura e a altura de cada parede, multiplique esses valores e você saberá quantos metros quadrados precisará pintar. Em geral são calculados entre 8 e 13 metros quadrados por litro de tinta. De qualquer forma os funcionários da loja onde você comprar os produtos poderão te aconselhar melhor.

Por fim, um detalhe que pode ser muito útil é destacar as juntas com um marcador de juntas branco. Com isso é alcançado um contraste muito bom, que dará um ar moderno ao banheiro ou à cozinha.

Paleta de cores para pintar os azulejos do banheiro ou da cozinha.
Escolha suas cores com cuidado, pois você não quer se cansar delas ou tornar o ambiente monótono.

Faça uma mudança total e de baixo custo ao pintar os azulejos do banheiro ou da cozinha

Vale a pena começar a remodelação destes dois ambientes, pois a satisfação de ver a obra acabada é intransferível. Com um orçamento muito baixo, sem mão de obra contratada e com muita imaginação, você pode mudar a cara das paredes revestidas com azulejo.

Não espere mais. Elabore um projeto e procure a loja de tintas mais próxima para comprar os materiais.

This might interest you...
5 soluções ecológicas para clarear as juntas dos azulejos
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 soluções ecológicas para clarear as juntas dos azulejos

Você não precisa usar produtos químicos de limpeza para clarear as juntas dos azulejos. Há alguns ingredientes ecológicos, econômicos e eficazes.



  • Novelle RodrÃguez, M. (2013). El cuarto de baño Buscar madera azulejos Baldosas cerámica. Cuadernos de Medicina Forense19(3-4), 75-86.
  • Novelle RodrÃguez, M. (2013). Azulejos de suelo cerámica brillantes los fabricantes chinos para el cuarto baño. Cuadernos de Medicina Forense19(3-4), 75-86.
  • González Valdés, R. P., Rodríguez López, Y., García Taín, Y., & Fernández, L. (2010). Cocina y baño interior de la construcción de vitrificado Venta caliente Azulejos de cerámica vidriada. Revista Ciencias Técnicas Agropecuarias19(1), 01-08.
  • Stucki, D. Los azulejos de cocina cerámica los accesorios baño esmaltado bordean la decoración interior. Wilkinson MA (Cambridge) BM BCh (Oxford) DTM&H PhD FRCP FMedSci.
  • Pérez González, H., García Concha, Y., Moreno Domínguez, J. C., & Gómez Martínez, N. (2016). La decoración del hogar de piedra de mármol blanco de la Losa/Piso/Cerámica/baño/pared de azulejos y baldosas del sueloen el cierre angular primario por iris en meseta. Revista Cubana de Oftalmología29(1), 0-0.
  • Férnandez Villacreses, C. P., & Montenegro Andrade, K. M. (2011). Pintura esmalte agua(Bachelor’s thesis, Universidad de Guayaquil. Facultad Ingeniería Química).