O vinagre é eficaz para desinfetar a casa?

Você usa vinagre para tudo, até para desinfetar a casa? Tenha cuidado, porque ele não é tão eficaz quanto pensávamos. Vamos conhecer os prós e os contras dessa substância na limpeza doméstica.
O vinagre é eficaz para desinfetar a casa?

Última atualização: 06 Junho, 2021

Muitos de nós provavelmente já ouvimos que, além de ser um ótimo complemento culinário, o vinagre também é eficaz para desinfetar a casa. Ele costuma ser utilizado para limpar a cozinha, a pia e demais superfícies do lar.

O vinagre é muito eficiente para remover odores desagradáveis, remover poeira e sujeira difíceis de eliminar. Muitas vezes é misturado com outras substâncias, como o bicarbonato de sódio, para um resultado mais eficaz.

No entanto, é necessário ter muito cuidado, porque o fato de limpar não significa que ele desinfete as superfícies onde o aplicamos. Vejamos a seguir em que casos podemos usar vinagre e quando é melhor optar por um desinfetante convencional.

Podemos usar o vinagre para desinfetar a casa?

Sim e não. Embora possam parecer sinônimos, há uma diferença entre limpar e desinfetar. Os produtos de limpeza removem sujeira, resíduos e alguns germes de uma superfície.

Os desinfetantes, por outro lado, matam ou neutralizam bactérias, vírus e germes prejudiciais à saúde. Feito este esclarecimento, podemos dizer que o vinagre é um excelente produto de limpeza natural. Contém 5% de ácido acético, que é suficiente para remover sujeira, poeira e resíduos de gordura.

Entretanto, como desinfetante ele tem as suas limitações e o seu uso é restrito a certos tipos de microrganismos nocivos, como E. coli e Salmonella. Apresentamos dois casos que foram estudados e que explicam a capacidade do vinagre de eliminar esses agentes nocivos.

Produtos naturais de limpeza
Os produtos de limpeza naturais são variados, mas devemos selecionar aqueles que tenham eficácia comprovada.

1. Desinfecção de escovas de dente

Este é um dos usos mais comuns do vinagre como desinfetante doméstico. Alguns estudos comparativos confirmam que o vinagre tem melhores resultados na desinfecção de escovas de dente do que o triclosan, um produto usado em enxaguantes bucais. O teste consistia em submergir as escovas de dentes por dois minutos nos dois líquidos separadamente e, em seguida, determinar quais bactérias cada um dos produtos havia conseguido eliminar.

É importante ressaltar que a eficácia do vinagre foi aplicada apenas à bactéria Echerichia coli. No entanto, o vinagre falhou em neutralizar completamente os outros germes presentes nessas escovas.

2. Higiene de vegetais crus

De acordo com pesquisas, imergir as folhas de alface em uma solução de vinagre reduz a presença da bactéria E. coli neste vegetal. Além disso, as folhas não apresentam qualquer alteração na textura ou sabor. Como desinfetante, tem suas reservas e seu uso é bastante limitado. Portanto, não recomendamos a sua utilização dessa forma.

Quais são os melhores desinfetantes?

Em relação aos desinfetantes, é importante observar que eles deveriam matar 99,9% dos germes nocivos em 5 a 10 minutos após a aplicação. Este tipo de produto contém substâncias como etanol (álcool etílico), isopropanol, peróxido de hidrogênio (água oxigenada), compostos fenólicos e alvejante ou hipoclorito.

Estes produtos estão no mercado na forma de sprays, líquidos, pastilhas, géis ou lenços umedecidos. O importante é verificarmos se alguma dessas substâncias consta do rótulo.

O vinagre é útil para desinfetar a casa?

Definitivamente sim. Apesar de ser um desinfetante limitado, é um excelente produto natural e amigo do meio ambiente. Certamente nos ajudará nas tarefas de limpeza doméstica. Podemos limpar janelas, superfícies, pias, canos, cozinha, eletrodomésticos e chuveiros, entre outros.

No entanto, o ácido que ele contém não é recomendado para determinadas superfícies. Pode danificar madeira encerada, granito, mármore, ferro fundido e alumínio.

Estas são algumas das maneiras de usar o vinagre como produto de limpeza:

1. Desentupimento de canos

Com esta dica, você não apenas desentupirá os ralos da casa, mas também removerá mofo e depósitos minerais que estão nas pias ou sumidouros. Despeje 3 xícaras de água fervente no cano e adicione uma xícara de bicarbonato de sódio. Em seguida, adicione uma xícara de vinagre misturado com um pouco de água. Espere 10 minutos e despeje 2 xícaras de água fervente novamente.

2. Remoção de manchas em xícaras e potes

Para tirar manchas dos potes da cozinha, coloque uma colher de bicarbonato de sódio e outra de vinagre dentro deles. Mexa, deixe agir por alguns minutos e, para finalizar, lave o utensílio com uma esponja.

3. Limpeza profunda do micro-ondas

Para higienizar o micro-ondas, não é necessário usar um desengordurante potente, mas sim um copo com um quarto de vinagre e água. Coloque-o dentro na potência máxima por alguns segundos ou até ver vapor. Para terminar, remova os restos de sujeira com um pano úmido.

Limpeza com bicarbonato e vinagre
A combinação de bicarbonato de sódio com vinagre é eficaz para limpar várias superfícies e objetos.

 Atenção: nunca misture vinagre com água sanitária porque essa mistura libera gases perigosos.

Receita de limpador caseiro à base de vinagre

Para preparar seu próprio limpador caseiro à base de vinagre, você precisará do seguinte:

  • Meia xícara de vinagre branco destilado.
  • 2 xícaras de água destilada ou filtrada.
  • Um borrifador.

Basta misturar tudo e borrifar nas superfícies. Em seguida, seque com um pano limpo.

O vinagre é muito útil para desinfetar a casa, mas tenha cuidado!

Como já vimos ao longo do artigo, o vinagre não é um desinfetante confiável para todo tipo de microrganismo. No entanto, como produto de limpeza, é muito eficaz para usar em casa. Deixamos algumas recomendações para limpar e desinfetar seus espaços ao mesmo tempo:

  • Primeiramente, ventile bem os cômodos antes de usar produtos para desinfetar.
  • Lembre-se de esterilizar os objetos que mais tocamos e às vezes esquecemos de limpar, como maçanetas, interruptores de luz, controles remotos e telefones. Para isso, você pode usar álcool a 70%.
  • Leia os rótulos dos produtos de limpeza antes de usá-los e sempre siga as recomendações do fabricante.
Pode interessar a você...
Os produtos químicos de limpeza são prejudiciais para a saúde?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Os produtos químicos de limpeza são prejudiciais para a saúde?

A ciência indica que os produtos químicos de limpeza que usamos em casa podem trazer riscos para nossa saúde. Saiba mais detalhes neste artigo.



  • Uzárraga, J. L. (2017). Desinfectante Y Gel Anti-Bacterial, Teniendo Como Base A La Flor De Jamaica(Doctoral dissertation, Instituto Tecnológico De Durango).
  • Rodríguez-Angeles, G. (2002). Principales características y diagnóstico de los grupos patógenos de Escherichia coli. salud pública de méxico44(5), 464-475.
  • Gaona Tapia, M. E. (2014). Estudio comparativo entre el vinagre y el triclosán como sustancias alternativas para la desinfección de cepillos dentales (Bachelor’s thesis, Quito: Universidad de las Américas, 2014.).
  • Kahrs, R. F. (1995). Principios generales de la desinfección.  sci. tech. Off. int. Epiz14(1), 143-163.
  • Souza, Giovanna C, Spinosa, Wilma A, & Oliveira, Tereza CRM. (2018). Sanitizing action of triple-strength vinegar against Escherichia coli on lettuce. Horticultura Brasileira36(3), 414-418.
  • Diomedi, Alexis, Chacón, Eiiana, Delpiano, Luis, Hervé, Beatrice, Jemenao, M. Irene, Medel, Myriam, Quintanilla, Marcela, Riedel, Gisela, Tinoco, Javier, & Cifuentes, Marcela. (2017). Antiseptics and disinfectants: aiming at rational use. Recommendations of the Advisory Committee on Healthcare Associated Infections. Sociedad Chilena de Infectología. Revista chilena de infectología34(2), 156-174.