10 dicas para eliminar o mau cheiro do banheiro

O mau cheiro do banheiro pode ser causado por ventilação insuficiente, um sifão obstruído ou água estagnada. Como eliminá-lo? Aqui estão algumas dicas.
10 dicas para eliminar o mau cheiro do banheiro

Última atualização: 19 Agosto, 2021

O seu banheiro está com um odor desagradável? Se você não sabe como eliminar o mau cheiro do banheiro, essa situação pode incomodá-lo. Afinal, quase ninguém está disposto a entrar em um banheiro com um cheiro ruim.

Felizmente, este é um problema mais comum do que você pensa e cujas soluções são variadas. De qualquer forma, é preciso estabelecer as causas do mau cheiro e intensificar um pouco a tarefa de limpeza. Aqui estão 10 recomendações.

Quais são as causas do mau cheiro no banheiro?

Uma má distribuição dos encanamentos do banheiro e a falta de uma boa ventilação são causas que exigem uma intervenção mais invasiva do local. No entanto, existem outras origens com as quais você pode lidar sem a ajuda de um especialista.

1. Poros, fissuras ou aberturas

Rachaduras na estrutura do banheiro podem ser a fonte de odores desagradáveis. Portanto, você precisa fazer uma inspeção no local. Geralmente, trata-se de uma fenda ou abertura danificada muito próxima à rede de esgoto geral.

2. Sifões obstruídos ou danificados

Os sifões são mecanismos que, em condições ideais, retêm água no seu interior para evitar a formação de maus odores. Assim, se você tiver problemas com o abastecimento de água em sua casa, o ar circula livremente pelo sifão. É provável que o fedor venha das juntas, poros e ralos conectados ao mecanismo.

3. Ventilação insuficiente

Quando o ar não circula no banheiro, os odores desagradáveis são inevitáveis. Se no seu caso isso acontece porque este espaço não tem janelas, verifique o sistema de ventilação e certifique-se de que não esteja obstruído. É comum encontrar poeira, entre outros agentes, que limitam a passagem do ar pela churrasqueira.

4. Má vedação dos canos

Existe a chance de que as conexões dos canos não tenham sido vedadas corretamente ou com o material certo, o que desencadeia o vazamento de gases da rede de esgoto.

5. Os canos não são substituídos há muito tempo

Mesmo que os canos antigos não estejam falhando em sua função principal, eles podem ser a causa do mau cheiro em seu banheiro. Isso ocorre porque o acúmulo de resíduos cria um ambiente perfeito para bactérias e leveduras.

6. Canos nos quais a água fica estagnada

Às vezes, a fonte do mau cheiro é água estagnada em uma das partes do cano. Esses odores desagradáveis costumam ser causados por bactérias e fungos que se formam onde a água não flui como deveria.

10 dicas para eliminar o mau cheiro do banheiro

Agora você já sabe quais são algumas das causas do fedor, e só precisa começar a trabalhar para erradicá-lo completamente. Aqui estão 10 dicas úteis para facilitar essa tarefa.

1. Limpe a lixeira com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é muito popular pela sua versatilidade. Não serve apenas para amolecer a gordura, mas para acabar com os maus cheiros no banheiro.

  • Para fazer isso, faça uma pasta lisa de bicarbonato de sódio e água para limpar a lixeira. Em seguida, enxágue com água e vinagre.
  • Espere a lixeira secar e polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio antes de colocar o saco de lixo. Dessa forma, o bicarbonato de sódio absorverá os maus odores e reduzirá o risco de eles se espalharem pelo banheiro.
  • Certifique-se de repetir este processo a cada 15 dias no mínimo, para que a ação desodorante seja mais eficaz.
Bicarbonato de sódio na limpeza
O bicarbonato de sódio é ideal para desodorizar superfícies, como a lixeira do banheiro.

2. Neutralize os odores ruins dos canos com bicarbonato de sódio

Se o mau cheiro vier do sifão, uma combinação de bicarbonato de sódio com vinagre e água morna pode funcionar. Se preferir, você pode substituir o vinagre por algumas gotas de um óleo essencial de cheiro forte e agradável. Nesse ponto, agite a mistura e despeje na pia, no chuveiro e nos ralos da banheira. O bicarbonato de sódio neutraliza os odores ruins, enquanto o vinagre desinfeta.

3. Despeje um pouco de sabão em pó no tanque de água do vaso sanitário

Embora seja verdade que há uma variedade de pastilhas para o vaso sanitário, uma opção para eliminar os maus odores é colocar um pouco de sabão em pó no tanque de água do vaso sanitário. É comum que ele se acomode ao fundo, então, ao dar a descarga, parte do perfume será liberado.

4. Use vinagre para limpar superfícies, ralos e muito mais

O vinagre é perfeito para matar bactérias, fungos e mofo. Dependendo do local, você pode usá-lo de diferentes maneiras:

  • Superfícies afetadas. Neste caso, misture o vinagre com água em um borrifador. Em seguida, borrife a superfície e limpe com um pano úmido.
  • Ralos. Para matar microrganismos prejudiciais que estão concentrados em seus canos, despeje um copo cheio de vinagre no ralo e deixe agir.
  • Purificador de ar. Se quiser perfumar o banheiro, misture duas xícaras de água, uma colher de chá de bicarbonato de sódio, uma colher de chá de vinagre e algumas gotas de seu óleo essencial favorito em um borrifador.

5. Elimine os odores desagradáveis com a ajuda do limão

Conhecido por seu aroma cítrico perfumado, o limão não é bom apenas para dar sabor a sobremesas. Esta fruta pode neutralizar odores desagradáveis, desde que o banheiro esteja limpo. Basta cortar várias fatias do cítrico e colocá-las em um local estratégico. Também há quem corte o limão ao meio.

6. Acender fósforos ou velas perfumadas

Riscar um fósforo durante a descarga é muito útil, pois o cheiro de queimado geralmente é mais forte do que o do banheiro. No entanto, deve-se considerar que essa solução não dura muito, por isso o cheiro vai voltar. Nesse caso, as velas perfumadas são mais recomendadas, pois seu perfume pode durar mais.

7. Reparar canos e conexões defeituosas

Se, após a inspeção, você notar que há rachaduras ou vazamentos no sifão, tente fazer os reparos necessários. Preste uma atenção especial ao contorno do vaso sanitário. No caso de encontrar falhas, tome as medidas corretivas necessárias. Lembre-se de que, como o ar dos canos circula livremente, o fedor permanecerá no local.

8. Ventile o banheiro todos os dias para eliminar o mau cheiro

Para manter os odores afastados, areje o banheiro por pelo menos 10 minutos por dia. Se houver janelas, você pode aproveitar a ventilação cruzada com a porta aberta.

No entanto, se a ventilação for fornecida por um sistema, certifique-se de limpá-lo e remova quaisquer obstruções que impeçam a circulação de ar.

Finalmente, se você não tiver nenhuma dessas opções, considere consultar um especialista para saber qual pode ser a melhor maneira de ventilar o banheiro.

Ventile o banheiro
A ventilação adequada do banheiro ajuda a evitar que os maus odores se acumulem no ambiente. Certifique-se de fazer isso todos os dias.

9. Certifique-se de secar as toalhas muito bem

As toalhas costumam exalar um cheiro de mofo que se espalha pelo banheiro e é considerado desagradável. Por este motivo, seque muito bem as toalhas e não se esqueça de trocá-las de vez em quando.

10. Crie seu próprio purificador de ar

Eles são muito eficazes, baratos e fáceis de fazer. Com eles, você pode garantir um suprimento permanente para perfumar a sua casa. Para começar, pegue um borrifador e coloque água dentro dele com cerca de 10 gotas de um óleo essencial de laranja ou o aroma de sua escolha. Agite o frasco e borrife no local sempre que quiser.

Sim, é possível eliminar o mau cheiro do banheiro

O primeiro passo para eliminar o mau cheiro do banheiro é identificar a origem do cheiro. Depois de fazer isso, prossiga com a solução mais adequada. Você também pode tomar medidas que se tornam hábitos, como limpar com bicarbonato de sódio, vinagre e limão e manter a ventilação diária.

Pode interessar a você...
5 soluções para problemas na limpeza do banheiro
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 soluções para problemas na limpeza do banheiro

A limpeza do banheiro pode ser um pouco complicada quando não utilizamos os produtos corretos. Conheça a seguir algumas dicas para limpá-lo correta...