5 truques para limpar as cortinas do banheiro e mantê-las livres de mofo

Você troca suas cortinas do chuveiro com muita frequência e elas já fazem parte do orçamento mensal? Explicamos como limpá-las com itens que certamente você tem em sua casa para que pareçam novas.
5 truques para limpar as cortinas do banheiro e mantê-las livres de mofo

Última atualização: 16 Março, 2021

Embora alguns acessórios sejam considerados meros enfeites, eles são, na verdade, uma grande fonte de contaminação se não forem devidamente higienizados. Neste artigo compartilharemos alguns truques para limpar as cortinas do banheiro e, assim, evitar a proliferação de fungos e bactérias.

O banheiro é um local privilegiado para o crescimento de micro-organismos que podem ser prejudiciais à saúde, graças à umidade e ao calor que é gerado neste local. Nesse sentido, a cortina é um dos elementos que se suja com mais facilidade, mas ao qual não costumamos prestar atenção.

Truques para limpar as cortinas do banheiro

O melhor dessas opções é que você certamente não precisará sair para comprar nada, pois na maioria delas usaremos ingredientes que muitos de nós temos em casa.

1. Álcool

O álcool é um desinfetante excelente e um elemento que não falta em nenhuma casa. Para usá-lo, vamos umedecer uma esponja ou pano e esfregar na cortina com movimentos circulares.

Daremos ênfase às áreas mais manchadas de mofo. Não precisamos enxaguar, porque o álcool evapora por conta própria.

2. Vinagre

O vinagre pode ser um limpador natural graças à porcentagem de ácido acético que contém em sua fórmula. Embora não desinfete, remove a sujeira e a gordura que se acumulam, produto do contato da cortina com sabonetes, xampus e condicionadores.

Em um recipiente grande, que lhe permita submergir as cortinas, encha 3/4 de água e adicione 2 xícaras de vinagre de maçã. Coloque as cortinas e deixe agir por 20 minutos. Depois, enxágue e está pronto; as cortinas vão ficar como novas.

Você pode se interessar: Como limpar o banheiro com vinagre branco

3. Pasta de dente

Você está prestes a conhecer outro uso da pasta de dente que vai surpreendê-lo. Para limpar as cortinas do chuveiro, umedeça uma esponja e aplique uma quantidade generosa de pasta de dente nela.

Passe sobre as manchas. Por fim, enxágue e suas cortinas ficarão mais limpas do que nunca.

Pasta de dente para lavar as cortinas do banheiro
A pasta de dentes tem propriedades que excedem a limpeza oral. Use-a para fazer as cortinas do banheiro brilharem.

4. Bicarbonato de sódio

Neste caso, mergulhe as cortinas em um recipiente com água e bicarbonato de sódio e deixe por alguns minutos. Você também pode colocar as cortinas na máquina de lavar e adicionar bicarbonato de sódio.

5. Solução à base de óleo de melaleuca

Para preparar esta solução de limpeza, você vai precisar de 1 xícara de água, ¼ de xícara de álcool, 1 colher de chá de óleo de melaleuca e 1 recipiente com spray. Misture tudo e borrife na cortina. Esfregue com uma esponja e enxágue.

Passo a passo para limpar as cortinas do banheiro

Se você preferir lavar as cortinas do banheiro à mão, recomendamos que siga este passo a passo para otimizar ainda mais o processo:

  1. Remova as argolas para não danificar o tecido das cortinas.
  2. Mergulhe a cortina em um recipiente grande com água e sabonete líquido. Você pode substituir o sabão por sal grosso.
  3. Deixe de molho por pelo menos 2 horas.
  4. Com uma escova, remova as manchas de mofo mais difíceis. Se você notar que elas não saem, experimente adicionar um pouco de bicarbonato de sódio à esponja.
  5. Enxágue para remover todo o sabão. Se desejar, você pode adicionar um pouco de vinagre à última lavagem para eliminar os odores.
  6. Deixe secar em um local com boa ventilação.

Caso opte por colocar as cortinas do banheiro na máquina de lavar, você pode seguir estas dicas:

  • Certifique-se de que as cortinas podem ser lavadas na máquina. Certifique-se de que a temperatura não seja superior a 30 graus Celsius.
  • Adicione o bicarbonato de sódio, além do sabão normal.
  • Não se esqueça de colocar toalhas limpas junto com as cortinas para protegê-las e de cancelar a centrifugação.

Dicas para manter as cortinas do banheiro limpas

Assim que suas cortinas ficarem limpas e livres de mofo, sugerimos que você tome algumas medidas para mantê-las impecáveis por mais tempo:

  • Enxágue após cada banho: para que os resíduos de sabão não se impregnem, aplique água limpa no final do banho. Além disso, estique-a bem.
  • Ventile o banheiro ao terminar o banho: abra todas as janelas e promova uma boa circulação de ar.
  • Lave com frequência para facilitar a remoção das manchas.
Bicarbonato de sódio para limpar a cortina do chuveiro
Adicionar bicarbonato de sódio à lavagem à mão ou à máquina melhora o processo de limpeza das cortinas do chuveiro.

Outras maneiras de lavar a cortina do chuveiro

Até agora, revisamos maneiras gerais de lavar as cortinas do banheiro. No entanto, queremos adicionar a opção de lavá-las com outras fórmulas mais específicas, especialmente para manchas particulares:

  • Remover o mofo: se a cortina estiver limpa, mas tiver manchas de mofo que você não consegue remover, experimente esfregá-las com um limão cortado no meio. Outra opção é diluir 3 partes de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e borrifar na mancha. Então, esfregue com uma escova.
  • Branquear as cortinas: mergulhe-as em água com uma solução especial para cortinas de banheiro. Se elas forem brancas, você pode adicionar um pouco de água sanitária.

Dicas finais para limpar as cortinas do banheiro

Para que a limpeza das cortinas do chuveiro não exija muito tempo ou trabalho, o ideal é mantê-las limpas. Se você as enxaguar diariamente, quando chegar a hora de uma limpeza profunda só vai precisar colocá-las na máquina de lavar sem os tratamentos anteriores.

Lembre-se de testar os produtos em uma parte imperceptível da cortina para garantir que eles não vão danificá-la. Por fim, leia os rótulos para não as sujeitar a rotinas de cuidados que podem estragá-las.

Esperamos que você siga algumas dessas dicas e que suas cortinas fiquem como novas e sem mofo, bactérias e fungos.

Pode interessar a você...
Como tirar as manchas de calcário do banheiro
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como tirar as manchas de calcário do banheiro

Podemos utilizar algumas soluções de origem natural para remover as manchas de calcário do banheiro. Veja como é fácil e econômico!



  • Kahrs, R. F. (1995). Principios generales de la desinfección.  sci. tech. Off. int. Epiz14(1), 143-163.
  • Diomedi, Alexis, Chacón, Eiiana, Delpiano, Luis, Hervé, Beatrice, Jemenao, M. Irene, Medel, Myriam, Quintanilla, Marcela, Riedel, Gisela, Tinoco, Javier, & Cifuentes, Marcela. (2017). Antiseptics and disinfectants: aiming at rational use. Recommendations of the Advisory Committee on Healthcare Associated Infections. Sociedad Chilena de Infectología. Revista chilena de infectología34(2), 156-174.
  • Molina Esquivel, E. (2015). Contaminantes biológicos del aire interior de la vivienda: factores contribuyentes, afecciones relacionadas y medidas correctivas. Revista Cubana de Higiene y Epidemiología53(1), 0-0.
  • Graziano, M. U., Graziano, K. U., Pinto, F. M. G., Bruna, C. Q. D. M., Souza, R. Q. D., & Lascala, C. A. (2013). Eficacia de la desinfección con alcohol al 70%(p/v) de superficies contaminadas sin limpieza previa. Revista Latino-Americana de Enfermagem21(2), 618-623.
  • Accame, M. E. C. (2008). El árbol del té. Panorama actual del medicamento32(318), 1217.
  • Torres Cárdenas, P. A. (2020). Articulación de la limpieza y desinfección en baños públicos nacionales.