Mejor con Salud
 

Como eliminar o cheiro de mofo das toalhas?

As toalhas de banho geralmente adquirem um odor desagradável após vários usos. Felizmente, existem algumas dicas e produtos naturais que ajudam a eliminar o cheiro de mofo. Descubra-os!

Como eliminar o cheiro de mofo das toalhas?

Última atualização 14 Dezembro, 2020

As toalhas de banho são um item de uso constante que tende a se sujar facilmente. Devido ao contato com a pele e a umidade, geralmente são um foco para o desenvolvimento de fungos e bactérias. Você sabe como remover o cheiro de mofo das toalhas?

Para qualquer pessoa, é desconfortável ter que usar uma toalha com mau cheiro. Por isso, além de lavá-las regularmente, é preciso saber como neutralizar esse aroma desagradável. A seguir, compartilhamos algumas recomendações.

Dicas para remover o cheiro de mofo das suas toalhas

A melhor maneira de evitar o cheiro de mofo das toalhas é secá-las ao ar livre logo depois que forem usadas. Além disso, o ideal é trocá-las constantemente, pois o acúmulo de umidade e micro-organismos favorece esse problema.

Agora, se o problema já existir, existem algumas medidas que podem ajudar a corrigi-lo. Conheça os melhores truques que você pode aplicar na sua casa.

Bicarbonato para lavar as toalhas

Você pode se interessar: 5 métodos para clarear as toalhas sem usar produtos químicos agressivos

Evite deixá-las no cesto de roupa suja

Não cometa este erro! Se chegou a hora de lavar as toalhas, faça-o imediatamente. Jogá-las no cesto de roupa suja e esperar vários dias pela lavagem pode piorar o problema do odor.

Embora pareça que estão secos, os tecidos sujos já possuem germes que contribuem para o problema. Deixá-las sujas por um longo tempo faz com que as toalhas adquiram um tom amarelado ou desbotado. 

Use uma quantidade moderada de sabão

A primeira recomendação para remover o cheiro de mofo das toalhas é usar uma quantidade moderada de sabão. Embora esses produtos facilitem a limpeza e a desinfecção, seu excesso pode deteriorar os tecidos.

Além disso, quando os resíduos de sabão permanecem no tecido da toalha, esta fica suscetível a adquirir um cheiro ruim quando usada. De fato, o acúmulo de sabão é a razão pela qual a toalha perde a sua capacidade de absorção.

Bicarbonato de sódio contra o mau cheiro das toalhas

Você sabia que pode usar bicarbonato de sódio para substituir o sabão ao lavar toalhas? Esta é uma ótima opção, principalmente quando as toalhas adquirem um cheiro ruim. Graças às suas propriedades, remove o mofo, elimina as bactérias e deixa os tecidos livres de sujeira.

De fato, o bicarbonato de sódio é um dos produtos incluídos nesta publicação do Instituto de Ciências Agrárias e Alimentos da Universidade da Flórida, devido à sua eficácia na desinfecção e eliminação de maus odores durante a limpeza

Instruções de uso:

  • Primeiro, despeje uma xícara de bicarbonato de sódio em um balde de água quente.
  • Em seguida, deixe a toalha de molho por 20 minutos.
  • Após esse período, enxágue como de costume e deixe secar ao ar livre.
  • Se a toalha apresentar manchas difíceis, aplique o bicarbonato direto na mancha e esfregue-a.
  • Além disso, se preferir, adicione o produto ao ciclo normal da máquina de lavar.

Toalhas macias e cheirosas

Não perca este artigo: Um truque eficaz que deixará suas toalhas velhas como novas

Vinagre branco

Outro produto natural que é útil para remover o cheiro de mofo das suas toalhas é o vinagre branco. Este ingrediente tem a capacidade de neutralizar o mau cheiro. Além disso, como destaca este estudo publicado no Journal of Food Science, é útil para combater fungos e bactérias.

Por outro lado, suas propriedades ajudam a manter os tecidos em boas condições e a liberar os resíduos que causam manchas e a cor amarelada. Também é ideal para substituir os amaciantes convencionais.

Instruções de uso:

  • A primeira opção que você tem para tirar vantagem desse ingrediente natural é adicioná-lo ao ciclo de lavagem da sua lavadora.
  • No entanto, se você preferir usá-lo na lavagem à mão, recomendamos que o dilua em água quente. Logo em seguida, deixe as toalhas de molho por 15 a 20 minutos.
  • Em caso de manchas difíceis, esfregue o produto diretamente na toalha.

Armazene as toalhas corretamente

Depois de eliminar o mau cheiro das toalhas, é hora de mantê-las limpas e evitar a recorrência do problema. Para isso, como já mencionamos, certifique-se de armazená-las secas. 

Se você as secar ao ar livre ou na secadora, precisará verificar se estão bem secas antes de dobrá-las e guardá-las. Além disso, o ideal é verificar os locais de armazenamento, pois estes costumam ser o foco da umidade (como acontece com alguns armários).

Se houver umidade nos armários, faça sacos com sal, café ou arroz e coloque-os dentro dos mesmos. Este truque simples ajuda a absorver a umidade e, por sua vez, a evitar o mau cheiro.

Você nota um cheiro de mofo desagradável nas toalhas? As percebe sujas e encardidas? Então, anote estes conselhos e leve-os em conta a partir de agora.

Amaciante caseiro para as toalhas: faça o seu!

Amaciante caseiro para as toalhas: faça o seu!

Além de evitar que as toalhas fiquem ásperas, ao usar este amaciante caseiro também poderemos esquecer os maus odores. Conheça mais.



  • Griffin, A. Cantrell, R. (July, 2014.). Homemade Household Cleaners. Institute of Food and Agricultural Sciences, University of Florida. Available in http://edis.ifas.ufl.edu/pdffiles/FY/FY144900.pdf
  • Budak, N. H., Aykin, E., Seydim, A. C., Greene, A. K., & Guzel-Seydim, Z. B. (2014). Functional Properties of Vinegar. Journal of Food Science79(5). https://doi.org/10.1111/1750-3841.12434