Branqueie as roupas e elimine as manchas acrescentando aspirina à lavadora

· 8 de setembro de 2016
Graças ao ácido salicílico da aspirina podemos eliminar manchas facilmente. Para obter resultados, devemos levar em conta a natureza das manchas para, assim, optarmos por água fria ou quente.

Graças às propriedades da aspirina podemos branquear as roupas de forma natural sem expor os tecidos a compostos agressivos.

Quase todos temos uma ou mais peças brancas em nosso armário; seja porque precisamos dela para o trabalho ou porque gostamos de sua maravilhosa forma de se adaptar facilmente a todos os estilos. 

No entanto, há quem prefira não usá-las com muita frequência para que não fiquem com manchas de suor e encardido que dão a elas um tom amarelado muito desagradável.

Embora a lavagem permita eliminar a sujeira que adquirem do ambiente, é quase impossível evitar que percam seu tom original após usá-las muitas vezes.

A boa notícia é que não é preciso deixar de usá-las ou usar produtos químicos para conservá-las em bom estado.

A seguir, queremos ensinar como utilizar a aspirina durante o ciclo de lavagem.

Não deixe de experimentar!

Por que utilizar aspirina para branquear roupas e remover manchas?

Aspirina

Nos últimos anos foi comprovado que a aspirina tem outras aplicações em nosso lar além de ser um analgésico e anticoagulante por excelência.

Embora todos saibam que é um dos melhores medicamentos contra a dor e o mal-estar geral, alguns não imaginam que ela também pode ser útil para as tarefas de casa.

Suas principais aplicações, incluindo as medicinais, são atribuídas ao seu alto teor de ácido salicílico, uma substância orgânica que tem diversas reações.

Neste caso especial ela penetra em profundidade sobre os tecidos das roupas brancas e manchadas, conseguindo remover o aspecto encardido e dando a elas uma aparência renovada.

A aspirina é recomendada principalmente para camisetas marcadas pela absorção de suor, pois seus ativos eliminam as substâncias acumuladas e o incômodo tom amarelado.

Como utilizar a aspirina para remover manchas e branquear roupas?

Branquear roupas com aspirina

Ainda que durante muito tempo a tenhamos ignorado, a melhor solução de lavagem esteve escondida no armário de remédios do banheiro.

O método de limpeza com aspirina é um remédio muito interessante para recuperar o tom brilhante da roupa branca; ou então remover as manchas escuras das peças coloridas.

Ingredientes

  • 5 aspirinas de 325 mg
  • 2 litros de água

Como fazer?

  • Cada vez que notar que sua roupa está adquirindo um tom amarelado ou acinzentado; dissolva cinco aspirinas de 325 mg em dois litros de água quente e mergulhe as peças.
  • Uma boa opção é triturar os comprimidos antes de adicioná-los à água quente; para que espalhe melhor.
  • Após obter o produto, assegure-se de deixar as peças de molho durante 8 horas ou toda a noite.
  • Assegure-se de que as roupas fiquem bem submergidas na água, caso contrário, acrescente mais uma quantidade de aspirinas dissolvidas em mais água.
  • Outra forma útil de dar a elas esta aplicação é acrescentando as aspirinas à lavadora, mas deixando que elas dissolvam primeiro em água.
  • Passado o tempo de molho recomendado, retire a roupa, enxágue-a no ciclo habitual da lavadora e coloque-a para secar ao sol.

Recomendamos: Sabões ecológicos para lavar roupas

Em caso de manchas de sangue…

Aspirina para dissolver manchas de sangue

Se as roupas tiverem manchas de sangue, cuidado! Dissolva a aspirina em água fria antes de colocá-las de molho.

Não tente utilizar o método de água quente; pois as proteínas do sangue se fixam nos tecidos e, portanto, será mais difícil remover a mancha em sua totalidade.

Assegure-se de umedecer a peça com água fria e, se a mancha estiver seca, esfregue a aspirina de forma direta.

Deixe agir durante algumas horas e prossiga lavando-as como de costume.

Recomendamos: Como recuperar o branco da sua roupa com 5 soluções de origem natural

É muito provável que o aspecto avermelhado ou marrom não seja removido na primeira lavagem; mas pouco a pouco será reduzido até desaparecer por completo.

Evite aplicar vários produtos ao mesmo tempo; pois isso pode enfraquecer o tecido e causar alterações irreversíveis.

Tenha paciência e repita o mesmo método várias vezes; até conseguir os resultados esperados.

Você já usou a aspirina para lavar roupas alguma vez? Agora que conhece este truque maravilhoso para branquear suas peças favoritas; não hesite em aproveitá-lo sempre que precisar.

Siga as recomendações dadas e comprove que esta é uma ótima alternativa quando comparada a outros métodos mais caros e complicados.

Cuellar, L., Sehtman, A., Donatti, L., & Allevato, M. (2008). Acido salicílico. Act Terap Dermatol.